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Vale a pena montar uma loja virtual?

Se você é empreendedor e atua pelo Instagram e pelo WhatsApp, já pensou em profissionalizar seus produtos e serviços?

O setor de vendas é muito atrativo para quem deseja aumentar o faturamento de forma gradativa. Entretanto, você reconhece que os principais canais de informações que usamos atualmente servem para apenas algumas coisas?

Tirando o fator do crescimento constante de consumidores online, ter uma loja virtual garante diversas vantagens que, pensadas estrategicamente, podem levar a loja para o sucesso em pouquíssimo tempo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas? Venha com a gente! 👊🏻

O início do e-commerce

Antes mesmo da ordem de lockdown a pandemia em 2020, muitos empreendedores que possuíam negócios fixos acabaram adaptando suas lojas de forma online, já que os custos para mantê-las são bem menores. Diante deste cenário, grandes empresas como Amazon, AliExpress, Shopee e entre outras empresas especializadas em vendas, tiveram um aumento de aproximadamente 200% de compras, o que facilitou ainda mais a cultura e-commerce.

Segundo a 37.° edição da pesquisa Webshoppers realizada em 2018 pela Ebit em parceria com a Elo, em 2017 foram quase 112 milhões de pedidos registrados no comércio eletrônico brasileiro, ampliando o ticket médio para R$ 429,00.

Com a adesão de novas tecnologias, a comunicação entre os lojistas e clientes tiveram uma maior efetividade nas plataformas de comunicação que já estamos acostumados, como Instagram e WhatsApp. Por conta disso, o uso de smartphones aumentou, já que os consumidores entenderam que nas plataformas de vendas, o conforto e a praticidade estariam sempre ao seu favor.

Por que abrir uma loja online?

Quando você pensa em venda online, sendo consumidor, qual a primeira palavra que vem à sua cabeça?

Se a sua resposta for confortabilidade, você está correto. 👍🏻

Os consumidores atuais são muito mais aptos a comprarem na internet pelo simples fato de ser algo fácil, rápido e que passam sensação de confortabilidade, ou seja, eles não vão precisar se locomover para procurar algo que realmente querem. No caso da loja online, a intenção é levar o produto até o cliente, e para isso acontecer, existem diferentes estratégias compactuadas ao Marketing e Gestão comercial básica que relacionadas à gestão do negócio, irão trazer vantagens enormes.

O que devo fazer antes de criar uma loja online?

Antes de ingressar no mercado, independentemente do seu nicho, é importante entender o seu potencial para se comunicar e vender de maneira online. Se prepare para isso, já que a comunicação nas mídias são completamente diferentes da comunicação física. Nas redes, os consumidores tendem a ser mais visuais, portanto, é importante entender que fotos bem elaboradas e descrições bem formuladas (denominadas Copywriting) serão seus melhores aliados para começar a aumentar o seu faturamento em vendas.

Mas calma, não desanime por isso! Nada disso é impossível ou custa muito para aprender, é só você procurar no local certo – tipo no nosso Instagram, onde damos várias dicas para o seu empreendimento toda semana – que temos certeza que você vai aprender em alguns minutos!

Quais os principais benefícios de abrir uma loja online?

Agora que você já sabe tudo o que pode fazer antes de ingressar no meio do comércio eletrônico, é hora de aprender um pouco mais sobre as vantagens de abrir uma loja online e garantir um faturamento que você nunca teve antes!

Agora leia com bastante atenção:

O custo para manter uma loja online não irá nem fazer cócegas em seu bolso

A loja virtual requer um investimento muito menor do que uma loja física, o que favorece quem pretende contratar funcionários para ajudar no dia a dia do negócio.

Isso porque em uma loja física, você tem gastos com aluguel, alvará de funcionamento, energia, água e muito mais.

A base dos seus clientes tendem a aumentar rapidamente

De forma online, é possível que, por conta do tráfego pago, você consiga compartilhar ainda mais os seus conteúdos, o que consequentemente acaba expandindo a sua cartela de compradores. Isso acontece porque, no digital, não nos limitamos somente a uma região, você pode ser reconhecido até mesmo mundialmente.

Mesmo sabendo que há uma possibilidade disto acontecer, é necessário entender que esses resultados chegam de maneira gradual e com muito esforço, da parte do gestor e da equipe responsável pelo Marketing.

Aproxima seus clientes de você, podendo criar uma relação de amizade

Para finalizar a compra em um site, o mesmo oferece um cadastramento para que ele te conheça o suficiente para enviar o produto que foi adquirido. Para isso, informações como telefone, e-mail, nome completo, endereço e entre outros são pedidos para completar a compra da forma correta.

Como essas informações ficam contidas no site, acaba oferecendo um turbilhão de oportunidades para manter o cliente fidelizado e preparado para a compra seguinte, num futuro próximo. Estratégias como e-mail marketing com pesquisas de satisfação ou até mesmo com informações sobre algo que ele já procurou no site anteriormente, podem estar contidas na mensagem do e-mail para persuadi-lo a entrar novamente no site e acessar as novidades.

Outra forma de elaborar um bom relacionamento com o cliente é utilizando o WhatsApp, onde você pode humanizar todas essas sugestões de e-mail marketing e conversar com ele de maneira mais natural, dando a entender que você quer conhecê-lo melhor e se ele se sente mais confortável recebendo mensagens da loja.

A sua loja estará sempre aberta

Pela internet, é impossível fechar a sua loja, a não ser que você desative o seu site, ou seja, as vendas podem ser realizadas a qualquer hora do dia.

Agora, imagine: um consumidor que trabalha o dia inteiro quer comprar seus produtos, ele poderá fazê-lo de madrugada, por exemplo. Ele conseguiria fazer isso de maneira natural e simples.

Pense bem 😉

As informações sobre o produto costumam ser muito mais claras

É claro que pessoalmente conseguimos apalpar melhor o produto, verificando seus detalhes e já visualizando o seu uso, mas pela internet, como que conseguimos passar essa mesma sensação para o cliente? Via imagens detalhadas, com boas resoluções e descrições com ainda mais detalhes!

Quando você seleciona um produto para incluir na “vitrine” da sua loja online, você tem a opção de anexar uma descrição detalhada de cada produto. Lá, é possível descrever os tamanhos, os materiais, dicas de uso e muito mais.

A descrição do produto é algo de extrema importância em uma loja online, já que, em conjunto com as imagens, oferece algo a mais para fechar a compra.

Insights mais claros com o cliente

Quando você começa a ter uma relação mais próxima com o seu cliente, é possível visualizar e compreender as suas necessidades, gostos e problemas. Consequentemente, é possível que você consiga resolver as dores dos seus consumidores, tornando-os ainda mais fiéis ao seu negócio de maneira orgânica.

Como montar uma loja virtual do zero?

Agora que você já sabe todas as possibilidades que o e-commerce te oferece, vamos finalizar aprendendo como podemos abrir a sua loja inicialmente online e expandindo-a aos poucos?

A Meloja oferece várias oportunidades e funcionalidades que deixam a sua loja mais profissional e a cara da sua empresa. Confira agora alguns dos elementos que você irá encontrar por aqui!

Domínio registrado

Em muitos sites por aí, não é possível criar a sua loja com um domínio próprio, ou seja, com o endereço URL customizado com o nome da sua loja, ou é necessário que você pague um valor para atribuir um subdomínio diferente, porém, na Meloja é diferente.

No plano gratuito, já é possível você personalizar a URL do subdomínio da sua loja da maneira que quiser, podendo também ser alterada futuramente. E pode inserir seu próprio domínio em qualquer um dos planos pagos.

Personalização gratuita

Se você possui um empreendimento, então ele tem uma identidade visual que o difere das outras marcas. Sabendo disso, por que não personalizar a sua loja com as cores da sua marca e deixá-la ainda mais profissional?

Na Meloja, você poderá personalizá-la com as cores que quiser, alterar tamanho e estilo de fonte como você achar melhor.

Não é necessário ter um CNPJ para abrir a sua loja online

Os planos de empreendimentos oferecidos pelo governo oferecem CNPJs para quem deseja formalizar a sua loja e deixá-la mais segura de cópias e entre outros problemas. Entretanto, para abrir uma loja online não é necessário que possua um CNPJ, você poderá usar o seu CPF.

Como não existe nenhum registro CNPJ, a lei exige que o seu CPF seja exibido no rodapé da sua loja.

As tecnologias de segurança

Alguns clientes ficam muito desconfiados de fornecer dados importantes como informações bancárias e pessoais, porém, aqui na Meloja, temos um certificado que impede que problemas com estes dados aconteçam, o certificado SSL.

O SSL é um certificado que protege os dados fornecidos pelo usuário no cadastro e no pagamento, impedindo que um possível invasor intercepte tais informações. Ele é identificado na página de sua loja pela imagem de um pequeno cadeado no canto inferior da tela, mostrando ao cliente que o endereço é seguro.

Você pode excluir a sua loja da plataforma a hora que quiser

Aqui na Meloja não possuímos fidelidade, por isso, você poderá se despedir da plataforma a qualquer momento.

Como temos certeza que a plataforma não irá te decepcionar por conta das suas funcionalidades que irão te ajudar no seu dia a dia, sabemos que não vamos nos despedir de você. ❤️

Diferença entre os planos gratuitos e pagos

Ao acessar nossa plataforma, é possível realizar dois tipos de cadastros, o gratuito e o pago.

O gratuito possui algumas especificações que limitam desde produtos até algumas funcionalidades de personalização e recursos. Porém, ainda sabendo disso, é possível usá-la tranquilamente.

No plano pago, todas essas limitações são desbloqueadas, além de aumentar o limite de produtos para disponibilizar.

O nosso suporte é o melhor

Se você costumava a ter problemas com suporte, então os seus problemas acabaram!

A plataforma garante um suporte tecnológico para que quaisquer falhas sejam corrigidas rapidamente e não impacte em seu dia a dia de trabalho.

A venda é toda sua!

Aqui na Meloja, as suas vendas são todas suas, a plataforma não ficará com nada!

Não cobramos nenhuma comissão sobre as suas vendas, portanto, mãos à obra, empreendedor! 😉

Você pode definir diversas formas de pagamento

Atualmente, os meios de pagamento mais usados pelos consumidores online são: boleto bancário, cartão de débito e cartão de crédito. Só nos cartões de débito e crédito são dezenas de opções que podem ser de interesse dos consumidores.

Aqui, é possível escolher todas as formas de pagamento que você e seus clientes preferirem! É muita praticidade para uma plataforma e-commerce só.

Qualidade e praticidade nos envios

Após a integração com a plataforma Melhor Envio, é possível cotar simultaneamente com diversas transportadoras e gerar etiqueta de envios com rastreio automático em uma plataforma gratuita.

Resumo do que foi lido

Se você pensa em abrir a sua loja online, mas não sabe por onde começar, estamos aqui para te dar à luz que você precisa!

Muitas pessoas acreditam que trabalhar só com Instagram ajuda as vendas a aumentarem, porém, quando a venda é feita somente por uma rede, o empreendedor costuma ter muito mais trabalho, já que não irá conseguir manter um controle de estoque de maneira mais organizada e principalmente, organizar o seu dia para responder todas as solicitações de produtos e envios.

A partir do crescimento excessivo do uso dos smartphones, a confortabilidade de somente clicar e comprar acabou globalizando, fazendo com que o e-commerce crescesse ainda mais. Atualmente, são mais de 70 mil lojas virtuais ativas no Brasil, contando com as que já conhecemos, como Amazon, Shopee, AliExpress e entre outras grandes marcas. Sem contar que outras de renomes e líderes de compras físicas, acabaram atribuindo ao e-commerce, como a Ponto Frio, Casas Bahia, Magalu, etc.

Se você quer abrir uma loja virtual para o seu negócio e não sabe por onde começar, aqui é o melhor lugar para encontrar respostas para as suas perguntas!