Após a implantação do lockdown durante a pandemia, muitos empreendedores tiveram que se adaptar a esse estilo a fim de continuarem trabalhando e conseguindo ter seu rendimento todo final do mês.
Apesar das redes sociais já serem usadas para divulgar diversos produtos dos lojistas, elas também começaram a apresentar algumas funcionalidades que permitiam a venda pela plataforma, em especial Facebook e Instagram com seus marketplaces.
Embora essa não seja uma prática tão nova assim, ainda é muito comum vermos vendedores virtuais com dificuldades ao utilizarem essa ferramenta, por isso, se liguem nessas dicas importantes que vão te ajudar a sua loja subir ainda mais.
Atalhos do conteúdo
Você sabe o que é e como funciona o Social e-commerce?
O Social e-commerce ou o e-commerce foram práticas de vendas voltadas apenas para rede social, ou seja, a comercialização de produtos e serviços apenas dentro das redes, como Facebook, WhatsApp, Instagram e etc.
Como dito anteriormente, esta prática começou a ingressar no mercado por conta do lockdown, o que acabou auxiliando em diversas empresas varejistas no mercado.
Como as redes sociais influenciam nas vendas?
Após a implantação das estratégias de Marketing Digital, as redes sociais acabam se tornando uma das maiores formas de influenciar os compradores atualmente, seguido das propagandas nas TVs, que ainda são eficazes no mundo da comunicação.
Os conteúdos e as informações disponíveis nas páginas que são formadas para representar a empresa dentro das mídias ajudam a determinar o nível de influência que aquela marca possui, já que estes mesmos conteúdos têm o poder de engajar diversas pessoas, fazendo com que a haja uma curiosidade maior entre esses usuários.
A partir de uma média mundial das mídias sociais, as redes conseguem auxiliar 77% dos brasileiros nas decisões de compra.
O quanto o gerenciamento de redes consegue auxiliar no crescimento financeiro da minha marca?
Gerenciar suas redes sociais atualmente é uma forma estratégica de auxiliar o crescimento gradativo de vendas, já que as publicações devem ser publicadas e pensadas para facilitar os passos do consumidor até a loja.
Se você possui dúvidas quanto à gestão de mídias sociais, saiba que é a melhor forma para te ajudar a organizar melhor as questões internas, como identidade visual e branding, e administrativas, já que terá mais tempo para se importar com outras questões. Além disso, o profissional contratado sempre irá te trazer novas ideias e que podem ser incorporadas ao branding da sua marca, auxiliando ainda mais no resultado dos engajamentos.
Lembrando que, para obter estes resultados, é importante que o profissional contratado tenha uma experiência sobre isso, principalmente com tráfegos pagos, que ajudam ainda mais no alcance da publicação.
Quais são os benefícios da rede social para a minha loja?
Resultados mensuráveis
Com os novos recursos Business do Facebook e Instagram, é possível mensurar os resultados das publicações, vendas e principalmente, os usuários que clicaram no seu site para realizar a compra.
Fortalecimento da sua marca
Se você já ouviu falar que uma marca/loja nas mídias sociais dão muito mais do que falar do que aquelas que não estão, é verdade! Nas mídias sociais, você consegue controlar as estratégias que poderão te ajudar a dar um hiper engajamento nas suas redes, auxiliando em mais cliques e mais projeções de venda.
Aumento de fluxo no seu site
Com as estratégias de tráfego pago, é possível aumentar consideravelmente o alcance da sua publicação, enviando links como o da sua loja e outros produtos.
Melhor posicionamento em relação aos concorrentes
Hoje em dia, a maior parte dos seus concorrentes estão nas mídias sociais, por isso, está lá também te coloca a par da situação do mercado.
Pelas mídias, é possível relacionar trends (ações famosas nas mídias), que podem te ajudar a chamar atenção para um determinado contexto, além de também dar uma pequena alfinetadinha no concorrente.
Credibilidade e confiança
Nas mídias é possível criar uma conexão maior com seu público, auxiliando assim em comunicações mais claras e mais eficazes que levarão futuramente para um fechamento de compras ou até mesmo, fidelização do cliente.
Quais os pontos principais para o social e-commerce funcionar corretamente?
Comece ativando as ferramentas de Compra e Venda
Antes de começar é importante ativar a opção “Shopping” na sua conta, para indicar que o seu perfil do Instagram é na verdade uma empresa.
O Instagram é uma ótima rede social para trabalhar a compra e venda de produtos, pois como é perceptível a Meta, grupo no qual o Facebook e Instagram fazem parte, vem cada vez mais adotando funcionalidades importantes com o objetivo de aumentar o volume de venda dos lojistas.
A sacolinha com os preços, a aba “loja”, as coleções e os insights com informações de engajamento e envolvimento da publicação, são alguns exemplos.
É importante você aproveitar e utilizar todos os recursos disponíveis nas redes sociais para atrair a atenção dos seus seguidores e potenciais clientes.
Aposte em bons conteúdos para as redes sociais
Não basta criar uma conta no instagram e uma página no Facebook se você não alimentá-las com conteúdo de valor e feito especialmente para o seu cliente.
Para criar conteúdos que gerem engajamento e envolvimento com o seu público da maneira ideal, é importante desenvolver publicações informativas, que transmitam conhecimento. Isso não tem a ver com a divulgação dos seus produtos, ok?
Além de divulgar os seus produtos, o ideal é que você desenvolva conteúdos sobre o universo da sua loja. Por exemplo: Se você vende semijoias, crie conteúdos ensinando sua audiência a como preservá-las da maneira correta, qual o significado de cada pedra, como combinar mais de um colar, etc…
Não se esqueça de ter a sua buyer persona bem definida antes de criar qualquer estratégia de conteúdo, caso contrário, suas publicações não surtirão efeito, pois não irão atingir o seu público correto e não irão converter em possíveis novos clientes.
Atendimento ao clientes através das redes sociais
Responder o seu cliente assim que ele entra em contato com a sua loja, independente do meio, é algo muito importante e que deve ser tratado com seriedade. É comum observar empresas que abandonam as suas redes sociais ou que deixam vários comentários sem nenhuma resposta. Ou ainda, que respondem seus potenciais clientes de forma robótica, como uma resposta previamente preparada, onde apenas foi feito o famoso copia e cola.
Esse comportamento prejudica o relacionamento com os clientes atuais, que ficaram sem resposta e também como os possíveis futuros compradores, que se deparam com inúmeras mensagens não respondidas.
Dedique uma horinha do seu dia e faça uma vistoria no whatsapp, redes sociais, caixa de e-mail e verifique se todas as perguntas e dúvidas foram respondidas.
Email Marketing
O e-mail marketing é uma prática de comunicação que conecta de forma direta empresas e seu público através de um canal de comunicação usado por 53% da população mundial.
Usar de forma correta o e-mail marketing é uma ferramenta muito eficiente para manter um relacionamento com as pessoas, sejam elas clientes atuais ou apenas potenciais e transformar esse contato em conversão de venda.
Outro fator positivo, é que sua empresa ainda economiza tempo, entregando mensagens mais rápidas para a audiência.
Remarketing
Literalmente remarketing é fazer marketing novamente para a mesma pessoa. A intenção é gerar impacto mais de uma vez, sobre alguém que já demonstrou interesse no produto.
Essa estratégia é usada através de campanhas de email responsáveis por reativar os seus leads, incentivando-os a tomarem alguma ação.
O Remarketing pode ser usado em diferentes situações, desde um email para relembrar sobre os itens que foram colocados (e esquecidos) no carrinho de compra até um aviso de alguma promoção no site que possa interessar essa pessoa em especial.