Pular para o conteúdo
mindset-crescimento-fixo

O Mindset de Crescimento no Empreendedorismo

    Antes de nos aprofundarmos, vamos entender primeiro o que é e o que significa a palavra mindset.
    Em literal tradução, mindset significa mentalidade.

    De acordo com Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas em psicologia do desenvolvimento, o sucesso, independente da área da vida, não está exclusivamente relacionado a um talento ou dom especial.

    Mindset é a configuração dos seus pensamentos. Logo, é a partir dele que enfrentamos as mais diversas situações do dia a dia e que nos tornamos capazes de tomar decisões.

    O conjunto de ideias e valores que uma pessoa tem é responsável pelo seu mindset, que também pode ser entendido como modelo mental predominante. Esse modelo é responsável pela forma como uma pessoa enxerga e julga os acontecimentos na sua vida, motivando as suas decisões e atitudes.

    É a percepção que cada um tem da realidade em que está inserido. Nesse sentido, podemos dizer que há dois tipos de mindset: o mindset fixo e o mindset de crescimento.

    O mindset fixo

    Quem tem um mindset fixo acredita que as coisas acontecem por motivos já pré estabelecidos, seja por um dom, uma habilidade ou características que facilitaram a pessoa de conseguir tal feito. Para essas pessoas, existe gente  capaz e incapaz, inteligente e burra, quem nasceu para vencer e quem já nasceu em condições que não as permitem crescer.

    Logo, quem tem mindset fixo tende a fazer coisas com as quais têm maior facilidade. Evita desafios, áreas desconhecidas e
    sempre procura desviar dos obstáculos. Quando os desafios aparecem, eles desistem de persistir.

    O mindset de crescimento

    Bem diferente do mindset fixo, pessoas com mindset de crescimento acreditam que obstáculos e dificuldades sempre abrem uma oportunidade para o aprendizado.
    Esse perfil é composto por pessoas que gostam de desafios. O esforço é fundamental, até porque também existe a crença e a valorização do “work hard”, ou seja, trabalho duro e do mérito.

    Logo, é por meio das dificuldades e desafios que nos tornamos mais inteligentes e resistentes para encarar os problemas do dia a dia. Prática e treino são as palavras-chave para as pessoas com os perfis de mindsets de crescimento.  São perfis de pessoas que acreditam que podem mudar e melhorar continuamente.

    Como o mindset pode nos ajudar a transformar uma dificuldade em oportunidade?

    Como já conversamos, quando o mindset é dominado por crenças limitantes, como no caso do mindset fixo, os resultados não são tão favoráveis. Ao contrário, quando a mentalidade é de crescimento, as chances de sucesso são mais altas.

    O grande segredo de quem “chega lá” é continuar tentando, mesmo com as inúmeras quedas e tropeços. Uma boa oportunidade não aparece muitas vezes e muito menos, avisa o momento em que vai chegar.

    Estar preparado para enfrentar os desafios quando surgirem é fundamental para o amadurecimento e para estar pronto quando uma grande oportunidade bater na porta. É esse ponto que define quem são os campeões e quem fica pelo caminho.

    Para ajudar você nessa mudança de pensamento, separamos algumas dicas que vão te ajudar.

    Busque inspirações

    Encontre exemplos de pessoas que você admira, que nunca desistiram de seguir em frente e conquistaram tudo aquilo que desejavam. Se inspire na história delas. Você encontra boas séries e documentários na NetFlix, como: O Arremesso Final, Madam C. J. Walker, Walt antes do Mickey, entre outros.

    Acredite em você

    Mesmo que você pense que algo não é pra você ou até mesmo, alguém te fale isso, siga em frente. E sempre que você achar que não tem mais forças para continuar, resgate a energia através de filmes, livros e qualquer tipo de ajuda de maneira geral.

    Agarre as oportunidades

    Existe uma famosa frase que diz: todas às vezes que a sorte me encontrou, eu estava trabalhando. É assim que uma boa oportunidade vai encontrar você. Não desista!

    A importância da mudança de mindset para o empreendedor

    Ao identificar que existem características que impedem o sucesso, o empresário pode desenvolver estratégias para mudar seu mindset buscando se tornar mais assertivo em suas atitudes. Gestores bem-sucedidos são aqueles que têm o mindset direcionado para potencializar e transformaras suas próprias habilidades.

    Para quem está passando por um momento de mudança de mindset o ideal é saber como realizar esse processo com foco na reprogramação das suas atitudes e pensamentos de empresário. Ter uma nova atitude diante da vida e dos problemas depende de conseguir olhar para si mesmo com mais desprendimento.

    Mas vamos ao que interessa. Como podemos fazer para transformar o mindset fixo em mindset empreendedor?
    Veja algumas dicas valiosas que auxiliarão a desenvolver um novo grupo de atitudes.

    Defina aonde quer chegar

    Pode parecer óbvio, mas muitos empreendedores não sabem responder com clareza aonde desejam chegar com seus negócios.

    Ao abrir uma empresa é essencial saber o que se deseja conquistar com ela nos seus primeiros meses e anos no mercado. Quando isso está bem claro para o empresário, fica mais simples definir os objetivos e traçar o caminho para realizá-los.

    Capacidade de organização

    Faz parte do mindset empreendedor ser organizado principalmente no planejamento dos próximos passos da empresa. Pessoas que não conseguem desenvolver alguns sistemas de processos, pelo menos para as questões mais simples, dificilmente conseguirão administrar uma empresa com assertividade.
    Essa atitude positiva requer disciplina, algo que é essencial para estar a frente de um negócio.

    Buscar conhecimento

    Pessoas com um mindset empreendedor também buscam conhecimento de forma constante, não somente sobre a empresa mas também sobre o segmento em que ela está inserida. Quando a empresa possui dados com informações relevantes fica mais fácil tomar decisões assertivas sobre os próximos passos do seu empreendimento. 

    O planejamento de uma empresa deve ser baseado em observações para tomar decisões sobre eventuais alterações de curso.

    Calcule os riscos

    Correr riscos faz parte do dia a dia de um empreendedor sim, porém, é necessário ressaltar que devem ser riscos calculados. Fazer um investimento que não é  seguro, mas que pode trazer ótimo retorno deve ser algo decidido após saber se há uma rede de segurança.

    Esse é um exemplo sobre como um mindset empreendedor também é sobre agir com responsabilidade. Infelizmente não é possível ficar parado esperando as condições do mercado mudarem, mas também não pode correr o risco de colocar tudo a perder em uma situação que não oferece nenhuma segurança.

    Não desista!

    Ao abrir um negócio próprio é importante saber que precisará de muita persistência para alcançar o sucesso, pois todos os dias enfrentará algum tipo de negativa ou momento de dúvida sobre o caminho que decidiu seguir.

    É importante ser persistente e ter confiança para não desistir do que se está buscando. Já falamos aqui que esse é o segredo para fazer com que seu negócio resista e cresça.

    Saiba avaliar você mesmo

    Saber enxergar os próprios defeitos e falhas é importante quando se trata de construir um mindset empreendedor. Faça uma avaliação das suas atitudes ao longo do seu caminho como empresário e identifique os pontos que podem ser mudados para se tornar mais assertivo e melhor.

    Saber reconhecer que não se tem todas as respostas é importante para ser um empreendedor com mais potencial. Além disso, saber pedir ajuda sempre que necessário é importante para o aprendizado e crescimento.

    O mindset e as mudanças comportamentais

    Da mesma forma que o mindset pode ser construído, ele também pode ser alterado. O que isso quer dizer? Quer dizer que você pode desenvolver uma nova realidade da qual gostaria de fazer parte e começar a viver a partir disso. Para mudar de fato qualquer hábito ou comportamento, é preciso mudar primeiramente  a sua maneira de enxergar o mundo.

    Quando não há verdadeiramente uma mudança de mentalidade, é muito provável que atitudes sabotadoras e crenças limitantes acabem impedindo a mudança no comportamento ou que as mesmas atitudes de sempre acabem retornando e impedindo que as novas ações apareçam.

    Quando você realiza uma mudança efetiva no seu pensamento, o seu comportamento também se altera, passando a ser a sua nova realidade.

    Dentro das empresas, sejam elas grandes ou pequenas, essa realidade também acontece, sendo até mesmo um dos grandes desafios enfrentados pelas diversas organizações que existem no mercado. Mudar a mentalidade dos seus colaboradores também não é tarefa fácil. Isso acontece porque é preciso incentivá-los e mostrá-los como “pensar fora da caixa”, pensar de maneira diferente, exigindo treinamento e motivação.

    A boa notícia é que é possível criar uma mentalidade diferente daquela a que as em que muitas pessoas estão acostumadas e foi moldada pela realidade e história de vida de cada um. Muitas vezes, a própria família e amigos ensina e educa de que as coisas são como são e nada pode mudá-las.

    Mudar, pensar diferente, alterar o mindset nos auxilia a alcançar resultados diferentes daqueles já conquistados, com um desempenho ainda melhor.

    É o velho ditado: se você deseja obter resultados diferentes, precisa tomar atitudes diferentes. E tudo isso tem origem no mindset!

    5 dicas para manter o seu mindset elevado

    Não adianta querer mudar o seu padrão de pensamento e não conseguir sustentá-lo. É importante, mesmo durante as adversidades do dia, você manter o seu mindset empreendedor elevado. Mas como fazer isso? Descubra:

    Trabalhe o seu autoconhecimento

    Desenvolver o seu autoconhecimento é o primeiro e talvez o principal passo, para uma mudança positiva de pensamentos e comportamento. Autoconhecimento signfica entender nossos processos de tomada de consciência, ou seja, quem verdadeiramente somos.

    Quando damos início a esse processo, nós passamos a compreender melhor as razões que nos levam a pensar e a agir de uma forma, e não de outra.
    Assim, temos a oportunidade de realizar as mudanças necessárias para desenvolvermos o mindset de crescimento na nossa vida.

    Tenha planos

    Trace planos para um empreendimento melhor do que a atual, sempre desejando o crescimento. Fazer isso vai ajudar você a se manter focado nos seus objetivos, prestando a atenção nos seus comportamentos, pensamentos e ações que precisam estar de acordo para que você consiga alcançar os objetivos que deseja na sua jornada empreendedora.

    Estude mais

    O estudo e a busca por informações são coisas que têm o poder de agir sobre o nosso inconsciente, nos ajudam a modificar pensamentos, comportamentos e atitudes que podem ser prejudiciais ao nosso crescimento e evolução, tanto como profissionais e indivíduos.

    É importante que criemos o hábito de ler cada vez mais, principalmente livros e materiais que possam ampliar e expandir os nossos conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Dessa forma, aumentamos o nosso repertório para conversar com pessoas, falar sobre ideias, melhorarmos como indivíduos e também estaremos contribuindo para uma mudança positiva de mindset na nossa vida.

    Aproxime-se de pessoas de sucesso

    Não estamos falando isso com a ideia de sermos beneficiados materialmente ou até mesmo de tirar proveito de algo.

    Aqui, a ideia é que você esteja próximo de pessoas que costumam obter grandes resultados nas suas trajetórias, para que você tenha a oportunidade de perceber e observar como essas pessoas se comportam quando os seus projetos dão certo e o que elas fazem quando os planos dão errado. Saber o que elas fazem, a sua rotina, o que leem, assistem, seu comportamento e rotina de maneira geral.

    Elas podem se tornar grandes exemplos e fontes de inspiração para que você possa se sentir ainda mais motivado a fazer as mudanças necessárias na sua vida pessoal e empresarial. Assim, você será capaz de desenvolver cada vez mais o seu mindset de crescimento e empreendedor.

    O objetivo é que você analise como é a mentalidade das pessoas nas quais você se espelha e, a partir daí, construa o seu próprio mindset.

    Foque sempre nos aspectos positivos

    Geralmente, quando algo de ruim nos acontece, é comum focarmos apenas nos aspectos negativos da situação, deixando de observar o que a experiência nos trouxe de positivo.

    Sempre há algum aprendizado para tirarmos da situação. Por exemplo, agir com mais calma na próxima vez, fazer um orçamento mais assertivo, contratar com mais calma, sempre há algum aprendizado para qualquer situação negativa.

    Por mais que você não enxergue de forma positiva quando os problemas acontecem, quando a poeira abaixar, perceba que são nas adversidades e desafios que enfrentamos diariamente que vem o poder de nos transformar, fortalecer as nossas emoções e, principalmente, de nos ensinar e evitar que cometamos os mesmo erros novamente.

    Isso permite que tenhamos cada vez menos falhas na nossa caminhada pela vida e na trajetória empreendedora, desde que estejamos atentos a esses aprendizados quando as adversidades surgirem.