O SEBRAE significa Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e tem como objetivo ajudar o desenvolvimento e capacitação de pequenos negócios pelo Brasil.
Entre várias atividades realizadas para ajudar, uma delas é disponibilizando conteúdos de apoio na internet.
Realizamos uma lista das melhoras dicas relacionadas a itens que o SEBRAE indicou nos seus artigos sobre a criação de lojas virtuais.
Atalhos do conteúdo
Análise do seu mercado e concorrentes
Estude tudo sobre o seu mercado vendo quais são as tendências, quem são e como se posicionam as lojas virtuais dos seus concorrentes, quais podem ser seus forncedores.
E faça uma análise de quais podem ser suas oportunidades e ameaças atuais e futuras para sua loja online.
- Quem compra no seu tipo de loja? São pessoas ou empresas?
- O que seu cliente busca comprar? São produtos, serviços, benefícios, informações?
- Por que o seu cliente compra? Por interesse, moda, status, conveniência?
- Quem decide pela compra? Quem executa o ato de comprar?
- Quando seu cliente compra? Quais são as ocasiões e épocas?
Definição do seu público alvo
Este é um dos primeiros pontos para observar ao pensar em montar a sua loja virtual, saiba quais são as necessidades e formas de atender o seu público-alvo.
Tenha um público muito bem definido para evitar concorrer diretamente com as grandes lojas.
Informações geralmente usadas para a definição do público alvo
- Idade
- Sexo
- Formação educacional
- Poder aquisitivo
- Classe social
- Localização
- Hábitos de consumo
- Estilo de vida
- Interesses
Quanto menor a concorrência, maiores são as chances de alcançar seu cliente com um investimento em mídia paga menor.
Registro de um domínio próprio
Depois de escolher o nome do seu negócio o próximo passo é registrar o domínio da sua loja (nomedasualojanainternet.com.br).
Utilize o site https://registro.br/ para pesquisar e registrar o seu domínio, o custo atual é de apenas R$ 40,00 por ano.
Algumas dicas para a definição do nome de domínio
- Curto e claro
- Evite letras iguais ao juntar palavras
- Fácil de soletrar
- Evite caracteres especiais
- Não dê margem a erros
Um site com domínio próprio passa mais profissionalismo e confiança.
Escolha da plataforma certa
Sua loja precisa de uma plataforma que atenda a todas as suas necessidades para não atrapalhar, atrasar ou até impedir o processo de venda.
Um site que carregue rápido, seja adaptado para celulares e tenha certificado SSL (https) é fundamental hoje em dia.
A plataforma da sua loja precisa estar pronta para o seu crescimento, não bloqueando acessos acima de uma quantidade.
Caso seja cobrado por taxas em cada venda também pode fazer uma diferença no seu lucro com um volume maior vendas.
Ofereça o máximo de formas de pagamento para facilitar a venda como cartões de crédito e débito, boleto bancário, transferência online, depósito e pagamento na entrega.
Controle do estoque
A gestão do estoque precisa ser rígida para não ter casos de vender o que não tem ou não vender achando que não tem.
Para isso todas as entradas e saídas precisam ser registradas, na teoria pode parecer simples mas na prática, como toda a agitação do dia a dia, tudo fica mais complicado.
Dê preferência utilize uma plataforma de loja online que possui controle de estoque integrado e possibilite o cadastro de produtos com suas variações.
Confira nosso post de como fazer o controle do estoque da sua loja para ver mais dicas.
Atendimento ao cliente
Fidelizar o seu cliente é um dos principais objetivos que precisa ter, hoje em dia uma das formas mais fáceis de oferecer um bom atendimento é através de chat online via Whatsapp.
Tire todas as dúvidas que seu cliente tem e fique a disposição para ajuda-lo no momento da compra.
Principais formas de atendimento
- Telefônico
- No ponto de venda
- Via chat
- Instagram Direct
- Facebook Messenger
Após a venda, também é importante ajuda-lo a utilizar o produto comprado e pergunta-lo o que achou da compra e do produto.
Lembre-se que é mais fácil vender para um cliente atual do que para um novo cliente.
Divulgação da sua loja
Uma loja física bem localizada possui pessoas passando na frente mesmo sem divulgação.
Uma loja online não é assim, precisa divulga-la para ter pessoas entrando. Um dos locais mais baratos ou gratuitos para isso é a própria internet.
Utilize gratuitamente as todas redes sociais possíveis para postar e compartilhar sua loja e seus produtos para atrair cliques.
Outra alternativa bastante importante é o investimento em mídia paga como por exemplo o Google Ads e o Facebook Ads.
Comece fazendo investimentos pequenos e medindo os resultados, assim pode ir otimizando os anúncios para ter certeza que está sendo eficiente.