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Intraempreendedorismo: o que é e quais são os benefícios

Intraempreendedorismo é o ato de aperfeiçoar, inovar e implementar novos negócios numa organização. Está em alta por ser uma ótima estratégia para as empresas conseguirem se adaptar às rápidas mudanças do mercado.

Afinal, essa prática incentiva a buscar soluções inovadoras e criativas, elevando o aproveitamento dos funcionários e melhorando os resultados da organização. O intraempreendedor é o colaborador que atua com a mentalidade de dono, buscando melhorias e inovações para a empresa na qual trabalha.

Não importa se você tem um negócio tradicional ou digital, já se deu conta de que a criatividade e a determinação dos seus colaboradores podem tornar a sua empresa bem melhor?

O gestor gosta de profissionais engajados, que buscam melhorar a sua performance e os resultados da área em que atua, porém, parece que esse tipo de colaborador é um tipo raro no mercado.

Assim como ocorre com o empreendedorismo, muitas pessoas tendem a enxergar o intraempreendedorismo como um comportamento natural, da natureza de certas pessoas.

A realidade é que essas qualidades precisam ser estimuladas e existem indivíduos mais inclinados para saírem da caixa, e é responsabilidade dos gestores desenvolverem e estimularem essa habilidade.

O que significa intraempreendedorismo? Vale realmente a pena investir?

O intraempreendedorismo se refere à capacidade de encontrar oportunidades e soluções inovadoras nos limites da empresa; apesar de estar bem difundido, é necessário lembrar que sua criação não é recente. Seu conceito foi criado em 1978 como uma abreviatura da expressão em inglês de “intracorporate entrepreneuring” ou empreendedorismo intracorporativo.

Na época, as organizações ainda usavam uma estrutura, que não oferecia autonomia e liberdade para os funcionários adotarem essa postura empreendedora.

Atualmente, mais de 40 anos após a criação desse conceito, as empresas, alinhadas ao processo de inovação e crescimento, já entenderam que precisam incentivar o intraempreendedorismo para aproveitar os benefícios resultantes desse sistema. Por isso, devem estimular o colaborador a adotar aquela postura de “trabalhar com senso de dono”, tornar-se um profissional proativo e não depender apenas das recomendações de gestores para fazer o seu trabalho.

Além disso, por ter uma visão empreendedora, o intraempreendedor busca soluções inovadoras, identifica pontos que exigem melhorias e assume responsabilidades que o colocam como protagonista. Na prática, é aquele funcionário participativo que está sempre encontrando novas formas de tornar o seu trabalho mais eficiente ou sugerindo melhorias nos processos do negócio.

Dessa forma, beneficia a própria carreira e contribui para o desenvolvimento da empresa e ajuda a acelerar os resultados da organização. Portanto, um colaborador que está de olho nos resultados e não apenas nas tarefas que executa. E todo mundo sai ganhando com isso, tanto o profissional, quanto a empresa.

Qual a diferença entre empreendedor e intraempreendedor?

O empreendedor é visto como aquele que cria negócios, mas quando investigamos as origens do termo, percebemos que ele está muito mais ligado à iniciativa do indivíduo do que ao desenvolvimento de organizações.

Isso significa que ninguém precisa montar uma empresa para empreender. O empreendedorismo é uma forma de pensar, somada com habilidades que tornam uma pessoa mais competente em identificar soluções para os problemas à sua volta.

A partir desse entendimento que surge o intraempreendedorismo, um conceito que busca descrever as atitudes empreendedoras que acontecem nas organizações. O mais curioso é que muitos empreendedores chegam a criar novos negócios nas empresas em que trabalham, o que aproxima ainda mais os dois termos.

Quais os tipos de intraempreendedorismo?

De maneira geral, podemos dividi-lo em dois tipos: o de valor agregado e o de spin-off.

Intraempreendedorismo de valor agregado

Considerando que “valor agregado” é tudo o que gera valor ao seu produto ou serviço, este tipo de intraempreendedor é aquele que sempre busca maneiras de aprimorar os processos da empresa, tanto na sua operação, quanto em suas ações ou mercadorias.

Esse colaborador é essencial para identificar obstáculos que, muitas vezes, fogem aos olhos dos gestores. Por vivenciar e conviver com outros profissionais na área que atua, tem competência para identificar problemas e sugerir maneiras eficientes de desenvolver seu trabalho com mais eficiência.

Intraempreendedorismo de spin-off

O intraempreendedor de spin-off é aquele que vê além daquilo que a empresa já faz, muitas vezes propondo ou até criando soluções que podem vir a se tornar novos produtos, ou serviços.

Esse comportamento é o que mais se aproxima do empreendedorismo de fato. Os colaboradores com este perfil são, geralmente, os mais criativos e interessados em inovação.

Vale ressaltar, que existem profissionais que apresentam características empreendedoras dos dois tipos, embora os perfis geralmente variem.

Quais são as principais características de um intraempreendedor?

O intraempreendedorismo e o empreendedorismo estão diretamente ligados à iniciativa do indivíduo e seu modo de pensar; quando essas habilidades são bem desenvolvidas, algumas características começam a se destacar no comportamento do colaborador.

Proatividade

Proatividade é prover soluções de maneira natural, sem necessitar de uma ordem ou estímulo, é aquela pessoa que, muito antes de você solicitar, já se antecipou e fez tudo o que precisava ser feito.

Isso é uma característica muito importante do intraempreendedorismo, por demonstrar que o indivíduo tem um perfil de liderança e sabe se autogerenciar. Esse colaborador não só apresenta melhores resultados, como também dispensa a necessidade de monitoramento constante.

Pensamento “fora da caixinha”

Este traço é mais visível entre os intraempreendedores de spin-off, mas é parte essencial de todos eles. Uma das principais vantagens é justamente a habilidade dos colaboradores de identificar problemas e possibilidades de melhoria.

Para isso, é importante enxergar o trabalho sob outra perspectiva e não, ser alguém que apenas executa tarefas, mas que também as avalia de maneira crítica.

Coragem de assumir riscos

Muitos colaboradores tendem a criar zonas de conforto dentro de suas atuações, especialmente em empresas mais estáveis; o problema é que o apego à segurança, frequentemente os torna avessos às mudanças necessárias.

Nesse contexto, ter mais ousadia e se expor a alguns riscos podem ser essenciais para permitir uma evolução saudável no negócio. Entretanto, essa é uma das características do intraempreendedorismo que mais depende da abertura e da confiança dos gestores.

Mentalidade de dono

Os renomados autores da Administração, Chris Zook e James Allen, chamam esta característica de “mentalidade do fundador”. O conceito, título de um dos seus livros mais famosos, descreve a importância de desenvolver o intraempreendedorismo para sustentar o desempenho dos negócios.

O fundador é, geralmente, o empreendedor que deu luz à primeira ideia sobre a qual uma empresa foi criada, por isso, seu empenho em relação à sua criação tende a ser muito grande. Assim, ter a “mentalidade do fundador” é enxergar o trabalho não apenas como um emprego, mas como uma finalidade ou missão.

Atitude colaborativa

Finalmente, é necessário que o intraempreendedorismo não seja uma qualidade individual, afinal, quase nenhum projeto de sucesso se ergue sem ajuda de um time. Saber apresentar suas ideias e trabalhar em equipe, é importante para que essa atitude se espalhe e gere os resultados desejados.

Nem sempre o intraempreendedor tem boa desenvoltura ao lidar com os colegas, especialmente com as lideranças. Assim, trabalhar habilidades comportamentais e sociais também faz parte de um projeto de estímulo ao intraempreendedorismo.

Quais são os benefícios do intraempreendedorismo?

Foi citado sobre o potencial de geração de resultados quando se investe em uma equipe intraempreendedora. Mas como esses resultados são percebidos no desempenho da empresa?

Destacamos alguns pontos importantes.

Ganho em competitividade

Diante de um mercado intenso, que exige mudanças cada vez mais rápidas, contar com o apoio dos seus colaboradores na descoberta e na implementação de novos produtos, processos e estratégias de marketing, pode fazer toda a diferença. Isso é uma forma de colocar todo o seu time para trabalhar em prol da marca e manter a sua empresa sempre à frente, aplicando e até criando novas tendências.

Impulsiona a inovação

O potencial criativo do seu colaborador é enorme, mesmo que não transpareça. A hierarquia no ambiente de trabalho muitas vezes impede que qualidades importantes sejam percebidas nos profissionais.

Grandes empresas de tecnologia já observaram a importância de transformar as suas instalações em grandes laboratórios de soluções, permitindo que todos participem e colaborem para o desenvolvimento do negócio. Esse tipo de modelo corporativo pode ser aplicado em qualquer negócio, de prestadores de serviços a e-commerces.

Retenção de talentos

O intraempreendedorismo torna o dia a dia de trabalho mais estimulante e gratificante para os colaboradores, ao permitir que eles se envolvam mais com o negócio e desenvolvam seus próprios projetos.

As empresas correm um risco real de perder colaboradores, quando não dão liberdade para que eles ampliem seu completo potencial. Se os gestores não dão abertura, os intraempreendedores tendem a buscar oportunidades fora da organização.

Como estimular o intraempreendedorismo na sua empresa?

Que o intraempreendedorismo é ótimo para o seu negócio, isso já está claro. Mas como desenvolver esse comportamento na empresa? É o que apresentaremos, a seguir.

Realize uma pesquisa de clima organizacional

O clima organizacional diz respeito à forma como seus colaboradores enxergam a empresa, assim como a sua atuação e de colegas. A finalidade desta pesquisa inicial, portanto, é descobrir se já existe algum interesse ou postura empreendedora na sua equipe, ou em alguns profissionais.

Preste atenção nos inovadores

Pessoas que já se destacam pelo comportamento intraempreendedor podem se tornar referências para os demais colaboradores; por isso, é necessário identificá-las para começar a construir uma ponte entre as lideranças e seus times.

Crie uma cultura de inovação

Embora algumas pessoas apresentem essas características de maneira espontânea, é fundamental estimular o intraempreendedorismo. Entretanto, campanhas e eventos isolados não são suficientes, é preciso criar uma cultura de inovação na empresa, a fim de enraizar o comportamento desejado.

Desenvolva as lideranças

É fundamental que as lideranças deem espaço para seus colaboradores, porém, muitas vezes, isso gera insegurança entre os gestores. Por esse e outros motivos é importante que os líderes também sejam capacitados para lidar com esse novo modo de atuação, para que a transição aconteça de forma controlada e produtiva.

Invista em capacitações

Seja em meio à liderança ou entre as equipes, treinamentos são muito importantes para que o intraempreendedorismo se expresse da melhor maneira possível. Essa é uma oportunidade para a empresa ir além dos cursos e práticas convencionais e trazer novas temáticas para o ambiente de trabalho.

Desenvolva dinâmicas integradas

Se a principal proposta do intraempreendedorismo é igualar as relações corporativas, é fundamental investir em dinâmicas e práticas integradas, como o famoso brainstorming.

A ideia é fazer com que as reuniões de portas fechadas da diretoria se transformem em uma discussão aberta, na qual pessoas de diferentes setores podem contribuir com queixas e sugestões.

Pratique a inovação aberta

Ao perceber as vantagens de abrir a gestão para seus colaboradores, você pode querer dar um passo além, trocar informações e desenvolver projetos em conjunto com outras empresas.

Esse é o princípio da inovação aberta que rompe de vez com a tradicional mentalidade de sigilo das organizações, para abraçar uma economia de compartilhamento.

Alguns exemplos de intraempreendedorismo famosos

Utilizar o intraempreendedorismo é essencial para as empresas alcançarem destaque no mercado e lançarem produtos e serviços que melhorem os resultados, além de prevalecer sua imagem corporativa.

Para provar essa afirmação, conheça alguns exemplos de empresas famosas, que utilizam essa prática e que já conseguiram excelentes resultados.

Post-its da 3M

Um caso de inovação muito interessante é o famoso post-it. Aqueles pequenos papeizinhos com bordas adesivas, um dos itens de papelaria mais utilizados do mundo, tanto por profissionais quanto por estudantes. Essas e outras criações da 3M, só foram possíveis em função desse estímulo à inovação e ao intraempreendedorismo, que a empresa ainda continua estimulando.

Facebook

O crescimento exponencial do Facebook também é resultado das iniciativas que estimulam o intraempreendedorismo de seus times.

A realização frequente de hackathons, por exemplo, já proporcionou diversas melhorias na rede social, como a criação do famoso botão “curtir”. Sim, o botão de interação que se espalhou e se tornou uma referência das redes sociais, surgiu a partir de um programa de inovação interno da empresa.

Google

Não apenas estimula o intraempreendedorismo, mas também incentiva o desenvolvimento pessoal de seus funcionários.

Para isso, utiliza diferentes políticas institucionais, como aquela que permite 20% de tempo livre para seus colaboradores.

Assim, eles podem dedicar 80% do seu tempo à empresa e os outros 20% aos seus projetos pessoais, encorajando a criatividade, o engajamento e a produtividade dos funcionários. Além disso, a medida também aumenta a retenção de talentos e reduz o turnover.

Graças às iniciativas como essa, o Google, famoso por ser a ferramenta de busca da internet, conseguiu consolidar produtos como o Gmail.

Essa plataforma de e-mail foi a primeira a oferecer 1 GB de armazenamento ao usuário e a oferecer os mecanismos de buscas do Google, para facilitar a busca por mensagens.

Em função desses e de outros recursos desenvolvidos pelo time do Google, hoje o Gmail é uma das plataformas de e-mail mais utilizadas no mundo.

Amazon Prime, da Amazon

Vale citar também o Amazon Prime, o pacote de benefícios da Amazon, que surgiu com a proposta única de garantir entregas mais rápidas aos clientes do marketplace. Foram colaboradores e parceiros da empresa que identificaram essa necessidade e propuseram as bases do programa de fidelidade que se tornou sucesso absoluto.

Resumindo

Como se vê, o intraempreendedorismo é o grande propulsor de inúmeras histórias de sucesso e essa abordagem tem muito a favorecer o seu negócio, por ser uma comprovação de que os rígidos modelos corporativos tradicionais estão perdendo espaço, em um mundo que respira inovação e conta com pessoas que desejam participar ativamente dessa transformação.

Quando o assunto é inovar, porém, é essencial ficar atento nas novidades e tendências do mercado.

Então, por que não tentar? Use nossas sugestões e aproveite os benefícios que o intraempreendedorismo pode proporcionar ao seu negócio.