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criar loja online

O Guia Definitivo Para Ter Uma Loja Online De Sucesso

    Se você está pensando em ter uma loja online, mas ainda não sabe como começar, é importante ter em mente que algumas etapas são essenciais para que finalmente possa acontecer sua primeira venda.

    No mercado atual, é possível encontrar diversas maneiras de planejar uma boa estrutura de negócios online por meio das funcionalidades das mídias sociais. Com elas, podemos divulgar melhor nossos serviços e produtos com uma melhor definição, além de facilitar a comunicação com o seu público alvo.
    Além disso, existem mais uma série de etapas e pesquisas que devem ser feitas antes mesmo da abertura da sua nova loja.

    Continue lendo as próximas linhas e seja bem-vindo ao mundo do empreendedorismo digital!

    Por que ter uma loja online?

    Este é o momento certo para você abrir a sua loja online. Devido à pandemia, as compras online dispararam e as estatísticas de ecommerce continuam crescendo até o momento. Com isso, novas formas de ganhar dinheiro foram se concretizando na internet e ganhando forças para a criação de novas estratégias de mercado.

    Por mais que na teoria pareça fácil fazer sua primeira venda online, na prática, não é tão simples assim. É muito importante saber exatamente o que fazer para não chegar disponibilizando seu produto nas vitrines virtuais sem obter o conhecimento correto para chegar na conclusão da primeira venda.

    O alcance dos meios digitais auxiliam na visibilidade

    Mesmo que você já possua uma empresa estabelecida no mercado físico, o universo online é algo compensador quando o assunto é captação de clientes. As redes sociais nos ajudam a ampliar o alcance do que vendemos e oferecemos, podendo ser usadas conforme os recursos oferecidos pelas próprias plataformas ou através de estratégias corretas de marketing.

    Além disso, o crescimento gradual da sua loja nas mídias online pode te auxiliar a engrandecer o seu networking, ajudando a conciliar suas informações sobre serviços e produtos com seu conhecimento técnico sobre a área e as experiências já aprendidas durante o tempo. Isso coloca você em uma posição de autoridade, facilitando a persuasão de vendas e influência entre público e empreendedor.

    O sucesso vem com a sua consistência

    Antes mesmo de querer ser uma marca conhecida e respeitada no mercado, devemos entender que será preciso uma boa dose de dedicação e comprometimento para isso poder acontecer de forma gradual.

    O que preciso saber antes de iniciar minha loja online

    A facilidade de vender pela internet atrai muitos empreendedores. Mas antes de se deixar levar pela empolgação, precisamos lembrar que, assim como em uma loja física, uma loja online também exige planejamento, estratégia e investimento de tempo e esforço.

    Mapeie seu público-alvo

    Antes de iniciar sua loja online é preciso ter a clareza do que e para quem você vai vender. Ao definir seu público-alvo, você consegue escolher com mais assertividade quais produtos irá oferecer, aumentando as suas chances de vender todos os produtos em estoque.

    Conhecer o comportamento e hábitos do seu potencial cliente é importante para trabalhar melhor as promoções, ofertas e desenvolvimento de novos produtos.

    Invista em fotos profissionais

    Atualmente, quando estamos prestes a comprar um produto, é comum pesquisarmos sobre ele na internet. Pesquisamos desde seus benefícios até os principais preços no mercado. Contudo, além do preço ser um fator persuasivo no momento da compra, existe outro detalhe que atribuído ao conjunto produto + preço, resultam em grandes lucros: a fotografia!

    Uma foto bem tirada, consegue facilitar a demonstração do produto, tanto de seus ângulos e proporções até os seus principais detalhes. O objetivo é passar a máxima realidade do produto, para que seu possível cliente tenha noção exata daquilo que está comprando. Isso melhora muito a experiência do consumidor!

    Confira o nosso guia de como tirar boas fotos para a sua loja online.

    Invista em SEO

    Vamos falar sobre os sites de busca, como o Google? As descrições de produtos que você coloca em sua loja online ajudam no seu ranqueamento a médio-longo prazo. Isso pode fazer com que seu ecommerce apareça nas primeiras páginas de pesquisa, o que com certeza vai ajudar na hora do seu cliente achar você e ainda fazer com que sua loja ganhe mais relevância com os sites de busca.
    Para isso é preciso levar em consideração estratégias de SEO, principalmente as palavras-chave dos textos.

    Para descobrir quais são as melhores palavras e usá-las tanto nas definições, quanto nos títulos dos produtos, você pode acessar ferramentas, como Ahrefs, SEMrush, Ubersuggest, Keyword Planner e Search Console.
    Em seguida, busque por palavras-chave que tenham relação com os itens e o segmento da sua loja virtual.

    Tenha uma boa plataforma de vendas online

    Ter uma plataforma de vendas online que comporte os seus produtos é importante para conseguir criar um ambiente seguro e perfeito para uma melhor demonstração do que sua empresa oferece.

    Mantenha em mente que a sua loja online será o cartão de apresentação da sua empresa e um dos primeiros contatos que você irá receber com alguns clientes que ainda não o conhecem pelas mídias.

    Além disso, lembre-se de que as compras serão feitas pela plataforma. Portanto, é importante que o site tenha uma identidade visual compatível com a proposta da sua empresa e que tenha a organização necessária para oferecer os itens para a venda, com as melhores imagens, descrições detalhadas e formas de pagamento e envio.

    Faça uma pesquisa de mercado

    Antes de abrir sua loja online, faça a seguinte pergunta: o que as pessoas precisam e pagariam para ter esse problema resolvido?

    Ao iniciar um negócio, você precisa encontrar uma necessidade urgente de um grupo de pessoas, resolver essa necessidade com seu produto e ainda ganhar dinheiro com isso. O que você precisa procurar é uma brecha no mercado que não está sendo atendida ou está sendo mal atendida. Ficou confuso? Dá uma olhada nas próximas linhas que vamos ajudar você a fazer uma pesquisa aprofundada sobre seu mercado e produto.

    Pesquise sobre tendências do mercado

    Uma maneira de alinhar se seu produto está compatível com a necessidade do mercado é verificar a tendência. Isso fará com que você analise se o mercado que deseja entrar está em evidência e ainda continua em crescimento e com popularidade. Cuidado para não escolher um produto que está saindo de tendência, fora de uso ou saturado.

    Antes de acessar as ferramentas abaixo, uma boa ideia é pontuar suas paixões e interesses atuais.
    Por isso, responda às seguintes perguntas:

    • Quais problemas eu tenho no meu dia a dia?
    • Quais produtos eu uso e recomendaria?
    • Por quais empresas eu sou apaixonada?
    • Existe um grupo de pessoas com quem me relaciono com facilidade?

    Com as respostas acima, podemos começar a buscar quais tendências do momento para criação de um novo produto que será vendido de forma online.

    Trendhunter

    Este site mostra novas e futuras tendências em diferentes segmentos. Sugerimos que você navegue por alguns minutos na página inicial e já terá algumas ideias.
    Ainda é possível filtrar por segmentos como tecnologia, cultura, produtos ecológicos, moda, entre outros.

    Essa é outra ferramenta muito útil que ajudará você a analisar as tendências futuras. Para dar uma olhada geral nas tendências mundiais, confira os Top Charts. Você também poderá ver o que é tendência em segmentos específicos.

    Caso já tenha em mente um produto ou nicho que deseja trabalhar, essa ferramenta pode compilar dados desde 2004. Assim, você pode ter uma ideia se um determinado mercado está crescendo ou caindo.

    Ecomhunt

    Aqui você encontra produtos de lojas virtuais que estão em alta.
    Diariamente é gerada uma lista de produtos com tendências atuais. Você receberá dados importantes, como o quão popular é o segmento, quanto você pode esperar, como segmentar o mercado, entre outras informações.

    Como divulgar meu produto para o meu público ideal?

    Depois que a sua loja online estiver montada e estruturada, é hora de começar a pensar em estratégias para apresentá-la ao seu público ideal.
    Veja e analise qual dessas opções é a que melhor se encaixa na hora de divulgar a sua marca.

    Invista em marketing digital

    As mídias sociais não estão em nosso mundo somente para facilitar a nossa comunicação pessoal com nossos amigos e familiares. Para empreendedores, as mídias sociais são uma forma muito interessante de compartilhar o que se oferece e ampliar ainda mais o alcance da sua loja.

    No Instagram, é possível utilizar alguns recursos como, o uso das hashtags, Reels, a sacolinha, live e IGTV e compartilhamento que podem ser eficazes para chamar a atenção de possíveis clientes.

    Antes de começar a utilizar as redes sociais para adaptar à sua loja, é importante fazer algumas perguntas que irão te ajudar a captar ainda mais seguidores e compradores:

    • Quem eu quero atingir com as minhas postagens?
    • Quais conteúdos sobre meus produtos posso criar para chamar a atenção do meu público?
    • Qual a personalidade midiática que eu quero passar para meus clientes?
    • Quantas vezes na semana eu estarei disposto a postar?

    Caso marketing digital ou design não seja o seu forte e você queira lidar com outras questões da sua loja, existem diversas agências que podem realizar este serviço para você e que irão te ajudar a definir estratégias corretas que vão facilitar o seu trabalho de captação de clientes.

    Trabalhe com e-mail marketing

    Você sabe o que é um e-mail marketing?

    O e-mail marketing consiste em uma maneira de comunicação direta com os seus consumidores e compradores por meio de um e-mail empresarial definido por você.
    Nesta forma de e-mail, é possível criar uma formatação personalizada da sua loja que indicará lançamentos, descontos, produtos reabastecidos ou qualquer novidade que você queira comunicar.

    Tenha um pós-venda

    O pós-venda atua diretamente na fidelização de seu cliente à marca, portanto, se você quer que ele sempre conte e compre com você, tenha uma cultura de pós-venda.

    Além disso, esse tipo de trabalho garante que os custos de marketing sejam menores, já que ao realizar este ato, você consegue fidelizá-los sem a necessidade de maiores investimentos. Assim, fica mais fácil de apostar mais recursos para atrair novos consumidores nas redes.

    Influenciadores do instagram

    O Instagram é uma ótima ferramenta para ajudar na divulgação da sua loja online. Uma outra maneira de ajudar na divulgação do seu negócio é com o auxílio dos influenciadores digitais do Instagram.
    Escolha blogueiros que tenham uma audiência com possíveis consumidores para o seu produto e mapeie no mercado quais influenciadores poderiam ajudar na divulgação do seu produto e entre em contato com eles para uma possível parceria.

    O remarketing pode ser uma boa ideia no futuro

    Podemos te dar certeza que mesmo sem conhecer essa palavra, você já se deparou com esse tipo de estratégia.

    O remarketing é uma técnica que faz com que os seus anúncios apareçam para as pessoas que queiram interagir com a sua loja. Ou seja, quando você entra em um site uma vez, o seu computador e o sistema do site reconhece que você verificou aquele conteúdo pelo menos uma vez, portanto, é comum que mesmo que você entre em outros sites, continue vendo anúncios dos produtos da loja que você visualizou anteriormente.

    Esses anúncios geralmente aparecem em diferentes sites de e-commerce, canais do Youtube e anúncios do Instagram.

    Promoções são sempre bem-vindas!

    Quem é que não gosta de promoções?

    Por alguns instantes, pense como consumidor de uma loja que admira e consome bastante. Eu tenho certeza que você gostaria que algum produto, aquele que você sonha em ter, estivesse em promoção.

    Pois é! A ideia da promoção é benéfica para a sua loja, pois atrai um público interessado na sua marca e que só estava esperando uma oportunidade para comprar com você.

    Resumo

    Realizar passos e montar estratégias são de extrema importância para o bom funcionamento do seu negócio.

    Além disso, é importante saber que, para ser reconhecido no mercado, antes precisa ser visto pelos seus possíveis clientes. Então quando for a hora certa, não meça esforços para fazer o seu negócio acontecer. A sua loja online precisa de você.

    Se você deseja abrir uma loja online, é a hora de começar a pensar em uma boa plataforma para tirar esse projeto apenas do papel. Por isso, convidamos você a conhecer a MeLoja e todos os recursos para criação da sua loja online!

    O acesso é rápido, didático e te ajuda a entender melhor como a plataforma funciona.
    Acesse o link abaixo e confira agora mesmo:
    https://www.meloja.com.br/