Inteligência emocional não costuma ser reconhecida como o item-chave que fizeram os empreendedores de sucesso terem “chegado lá”.
Mas é impossível não concordar que, sem ela, é impossível prosperar no mundo dos negócios.
O fato é que desenvolver a inteligência emocional nunca foi tão importante, seja para administrar conflitos e questões pessoais, alcançar metas profissionais ou impulsionar um negócio.
Principalmente hoje em dia, onde acontecem mudanças rápidas a todo momento no mercado, onde exigem capacidade de inovação e aprendizado constante para que as equipes e empresas se mantenham competitivas.
Esse é um dos principais motivos que o empreendedor precisa estudar e se aperfeiçoar diariamente, buscando ampliar seu leque de competências comportamentais,o que inclui a inteligência emocional.
Ter inteligência emocional é um passo importante para quem deseja empreender com qualidade de vida.
Atalhos do conteúdo
O que é inteligência emocional?
Antes de mais nada: você sabe o que é inteligência emocional?
Segundo os psicólogos, eles a descrevem como a capacidade de reconhecer, controlar e avaliar diferentes emoções em si mesmo e nos outros. Existem pessoas que dizem que é uma característica com a qual você já nasceu, enquanto para outros, a inteligência emocional é algo que você pode aprender e aprimorar com o tempo.
Podemos dizer que a inteligência emocional é uma habilidade que garante a identificação e a gestão das emoções e também na percepção do que o outro está sentindo.
Ela combina habilidades intrapessoais e interpessoais, através da união entre o autoconhecimento e empatia para compreender o que se sente e o que o outro sente.
Esse tema ganhou importância depois de alguns estudos sobre a motivação das pessoas, a exemplo da obra do psicólogo e escritor Daniel Goleman.
Chamado “Inteligência Emocional”, seu livro publicado em 1995 explica a teoria sobre esse conceito, avaliando a contribuição das emoções para a tomada de decisão.
Segundo Daniel Goleman, a Inteligência Emocional é a combinação de 2 pilares:
- Competências emocionais sociais: A capacidade de se conectar com o próximo e com a sociedade;
- Competências emocionais pessoais: A capacidade de se conectar de forma harmônica e amorosa consigo mesmo.
Podemos resumir em 5 habilidades que embasam o tema:
- Autoconhecimento
- Autocontrole
- Empatia
- Automotivação
- Sociabilidade.
É importante falar que para ser um empreendedor de sucesso, além de conhecer as variadas formas de análise e gestão do negócio e do mercado, é importante que goste muito do que faz e seja um conhecedor de si mesmo, além de investir em aprendizagem constante e em autoconhecimento, pois desta forma se tem a clareza dos valores, dos pontos fortes e dos a serem aprimorados, das crenças fortalecedoras e limitantes, o que certamente contribui para que tudo fique muito mais leve e torne mais fácil de se aplicar a inteligência emocional.
As estatísticas demonstram que apenas 13% das pessoas fracassam por falta de QI e 87% por falta de QE (abreviação de Inteligência Emocional).
Qual a importância da inteligência emocional no empreendedorismo?
Ser dono de um negócio exige a união entre competências técnicas e comportamentais, assim como qualquer profissional que deseje ascender na carreira precisa dessas habilidades, porém, para o empreendedor, isso se torna mais relevante, pois ele é a pessoa que está à frente do negócio.
Para gerir uma empresa, é necessário mais do que os conhecimentos técnicos do segmento ou área de atuação.
A inteligência emocional será primordial para adquirir motivação nos momentos difíceis, liderar sua equipe com firmeza e conquistar a confiança de clientes e parceiros.
Vamos pensar juntos: Um empreendimento nasce na mente de pessoas (idealizadores), é feito por pessoas (colaboradores) e para pessoas (clientes).
Então, nada mais natural do que o controle das emoções, afinal, as pessoas são movidas por seus sentimentos, necessidades e desejos.
Para termos uma ideia da importância em desenvolver a inteligência emocional, altos níveis dela estão presentes em 90% dos profissionais com melhor desempenho, segundo uma pesquisa divulgada em 2020 pela Talent Smart.
Outro dado de uma pesquisa, realizada pela empresa de recrutamento PageGroup, constatou que a inteligência emocional é considerada importante para 42,9% dos líderes atualmente.
Como a inteligência emocional nos ajuda a ser um bom empreendedor?
Existem vários testes que podem ser realizados para avaliar sua inteligência emocional. Em linhas gerais eles analisam como você identifica, processa, racionaliza e lida com as suas emoções e as das outras pessoas.
Conhecer essas informações sobre nós mesmos nos ajuda a se entender melhor, além de melhorar o relacionamento com colaboradores, sócios e clientes. A seguir, confira como a inteligência emocional te ajuda a ser um bom empreendedor:
Autoconsciência
O autoconhecimento é primordial para tudo o que você faz como empreendedor. Ele ajusta como você administra seu tempo e seus recursos. Também é importante para ajudar a esclarecer onde estão suas maiores fraquezas, assim, você pode contratar pessoas que complementam você e o seu conjunto específico de habilidades.
Construção de relacionamentos
Pessoas com níveis de inteligência emocional elevados acham fácil construir relacionamentos e criar conexões duradouras em seus segmentos. Eles sabem e entendem que o networking é tão importante quanto dinheiro, isso garante uma vantagem para eles.
O ponto-chave é saber gastar seu tempo e energia com sabedoria. Lembre-se de que, quando se trata de rede de contatos, a qualidade das conexões é muito mais importante do que a quantidade.
Comunicação
A comunicação, muitas das vezes, vai muito além do que aquilo que você fala. Em muitos casos, a forma como você passa uma mensagem é tão importante quanto. Quando você possui alta inteligência emocional, aprende a dizer as coisas da melhor maneira para fazer as pessoas agirem de acordo com o que o negócio necessita.
Sucesso
Quando se tem alta inteligência emocional também é comum mostrar gratidão e empatia. Essas características unidas também ajudam a chegar ao sucesso.
Entenda: você pode até ter uma ótima ideia, mas ela não vai ser colocada em prática sozinha. Assim como uma ideia mediana pode ser transformada em um negócio de muitos dígitos quando aliada a inteligência emocional.
Exemplos de situações que exigem sua inteligência emocional
Agora que já conversamos bastante sobre o conceito, vamos falar das aplicações práticas para deixar claro o papel da inteligência emocional no empreendedorismo e quando ela é necessária.
Perceba que todo esse conjunto de ferramentas e técnicas fazem a diferença em uma série de situações, como por exemplo:
Para contornar os próprios gatilhos emocionais
Quem empreende conhece uma verdadeira montanha-russa emocional, cheia de altos e baixos.
Durante o dia a dia é normal se sentir muito capaz e realizado em um momento e depois, acordar sem a mínima disposição, questionando suas escolhas e o rumo do próprio negócio.
Isso acontece quando você depara com gatilhos que despertam estados emocionais negativos, como por exemplo, receber uma crítica de forma dura de um cliente, fazendo vir à tona lembranças ruins do seu passado.
Ou ainda, da sua própria capacidade em manter uma sucesso, acabando com a sua motivação.
Por isso, é muito importante ter autoconhecimento para identificar qual gatilho foi acionado e quais emoções trouxeram, assim como também elas podem ser contornadas.
Na mediação de conflitos
Autoconhecimento e empatia ajudam na hora de gerenciar todo tipo de conflito.
Conhecendo nossas próprias forças e fraquezas, você pode usar suas habilidades.
Aliadas à capacidade de se colocar no lugar do outro, elas promovem ambientes mais harmônicos, em que há espaço para dar e receber feedback de modo assertivo.
Para desenvolver talentos
Saber enxergar o mundo se colocando do lado do outro também auxilia no desenvolvimento de pessoas, pois permite que a gente identifique e valorize talentos.
Por exemplo, estar atento e perceber que um colaborador é bom em vendas, ele pode ser estimulado e desenvolvido para atuar onde ele tenha mais habilidade.
Durante as negociações
Outro momento frequente na rotina do empreendedor é a negociação, seja de preços dos contratos, horários, investimentos, etc…
Dessa forma, aposte na socialização para conquistar confiança do cliente, parceiro ou investidor e fazer a proposta mais alinhada às expectativas de todos.
Ao enfrentar adversidades
Resiliência é uma palavra-chave que faz parte da inteligência emocional.
Empreender implica em romper barreiras, rejeições,entre outras adversidades que virão, por isso, é importante manter seu propósito bem firme, tomar fôlego e continuar depois de cada queda.
Como evitar que as emoções prejudiquem seu negócio?
Como já sabemos, as emoções interferem na motivação e energia, por isso, é importante apostar em boas práticas para impedir que elas gerem impactos negativos.
Separamos quatro dicas para ajudar você nessa tarefa.
Atenção aos padrões comportamentais
Você e todos os membros da sua equipe agem de acordo com padrões emocionais que já estão configurados e que podem ser percebidos a partir de observação e autoconsciência.
Se alguém costuma ficar irritado perto da hora do almoço, logo, esse não é o melhor momento para cobrar algo ou até fazer uma reunião, concorda?
Programar as tarefas de acordo com as forças e fraquezas da equipe fazem uma grande diferença para o bem-estar de toda a empresa.
Respire fundo
Apesar de clichê, para evitar explosões emocionais e possíveis brigas, é importante parar por alguns minutos e fazer exercícios de respiração.
Essa atividade exige um tempo de reflexão, evitando respostas impulsivas e muita dor de cabeça que poderia ser evitada.
Aprenda com os feedbacks
Ao invés de reagir a críticas no mesmo tom, procure encontrar o motivo e tirar algum aprendizado delas.
Quando as coisas ficarem mais calmas, pergunte o motivo das reclamações e não as leve para o lado pessoal.
Construa um ambiente de trabalho saudável
Alguns fatores como a cultura da empresa e o clima da equipe são a base para o modo como os colaboradores se sentem no trabalho.
Algumas questões relacionadas ao ambiente físico e ergonomia são importantes para saúde física, porém não podemos esquecer a saúde emocional.
Colaboradores sobrecarregados, estressados e ambiente agressivo tendem a ser menos produtivos e mais propensos para o adoecimento da equipe e aumento do número de faltas no trabalho. Além das questões envolvendo burnout, crises de ansiedade e depressão.
Portanto, é inteligente e importante adotar iniciativas de bem-estar, como a alimentação saudável, prática de exercício físico, boas noites de sono e uma rotina preventiva, com consultas e exames periódicos.
Como desenvolver a inteligência emocional?
Você sabia que existem muitos caminhos para desenvolver e aprimorar a inteligência emocional?
O importante é trabalhar todos os pilares citados durante o nosso texto. E ainda, conseguimos melhorar cada aspecto citado, como:
- Autoconhecimento: psicoterapia, conversas, cursos, feedbacks de colegas e autoavaliações.
- Autocontrole: conhecendo seus impulsos, você terá como fazer a gestão deles. As emoções nascem dos pensamentos, então, mudar a forma como pensa altera sua percepção das situações.
- Empatia: ouvir mais do que falar e se conectar com os colegas
- Automotivação: trabalhar com mecanismos de recompensa é uma boa pedida
- Sociabilidade: quando precisar negociar, dê preferência ao cenário mais harmônico, em que há vantagens para todos.