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Etapas para montar o seu e-commerce

Abrir um negócio pode ser o sonho de muita gente, porém, organizar-se de modo a planejar a sua execução de maneira estratégica e prática, são outros quinhentos, é o que mais dá estresse aos que desejam possuir um empreendimento.

A partir do decreto mundial de isolamento social, muitas pessoas que já tinham um negócio físico acabaram migrando para online a fim de não declararem suas vendas e suas influências locais. Em paralelo a este acontecimento, o consumidor acabou mudando o seu comportamento, procurando economizar o seu tempo nas compras que realizava durante o ano.

Imagino que você deve estar pensando agora que se abrir um negócio físico já é difícil, o online deve ser muito mais, não?! Pois bem, pode ser muito mais fácil do que você imagina, e dar o primeiro passo é muito importante para reduzir os seus medos e inseguranças com relação a isso. Sabendo disso, vamos dar algumas dicas de como tirar o seu negócio do papel e partir para a ação!

Os primeiros passos antes de iniciar

Antes mesmo de dar o primeiro passo para a abertura dos principais canais do seu e-commerce, vamos começar pelo básico e pelo mais primordial de todos: a organização.

Apesar de parecer ser um pouco complexo, organizar as suas ideias antes mesmo de iniciar o seu negócio irá fortalecê-las para criar algo inovador e torná-lo único no mercado. Por isso, pegue um papel e uma caneta e defina esses pilares antes de começar:

Qual é o seu nicho/segmento?

Definir a sua área de atuação e o seu propósito é um pilar super importante para quem deseja começar a desbravar o mercado de e-commerce, assim, será mais fácil de encontrar bons fornecedores, influenciadores que compactuam com os produtos/serviço, facilidade de definir o seu público-alvo e se posicionar como marca.

Além disso, escolher o seu nicho também permite que você defina quais as melhores redes para compartilhamento de conteúdos, quais serão os seus concorrentes e quais as melhores campanhas de marketing que podem ser incluídas nas suas estratégias de venda.

Qual é o seu público-alvo?

A escolha do público-alvo é crucial para o seu empreendimento dar certo. Ter um perfil de cliente já definido diante do seu segmento de mercado, já ajuda você a criar outros perfis, chamados persona — um personagem fictício que representa o seu consumidor ideal.

Com este personagem, é possível ter conhecimento de comportamento, dados demográficos, faixa etária, gastos mensais e até mesmo seus principais interesses no seu segmento. Após montar a sua persona, ficará mais fácil atingir públicos que se atraiam mais pelo seu marketing.

Nomeie a sua marca

Agora que você já sabe qual o seu nicho, e qual o seu público-alvo, hora de dar um nome para a sua marca!

O nome é um fator muito importante para obter sucesso online. É importante que seja um nome de fácil memorização e escrita, facilitando assim a sua procura nos meios de busca quando necessário. Além disso, o nome também tem que ter uma personalidade que sinalize seu nicho, algo que transpareça ainda mais o que o seu nicho representa.

Qual é o seu tipo de empresa?

Mesmo sabendo que você irá abrir um comércio eletrônico, ainda existem algumas regras que devem ser levadas em consideração antes de literalmente, abrir o seu empreendimento.

Diferentemente do comércio físico, o eletrônico demanda muito tempo e esforço para que tudo saia em perfeito estado, para isso, é necessário definir como você irá atuar, se é como pessoa física ou jurídica. Claro que, não é obrigatório obter um CNPJ para atuar como empreendedor, mas para contar com a profissionalidade e credibilidade das suas vendas, é necessário que esse passo não seja esquecido.

Além disso, abrir um CNPJ faz com que a sua marca seja única, já que será registrada oficialmente. Uma vez registrada, quaisquer indícios de cópias de nomes ou conteúdos referentes a produtos terceiros, poderá ser considerada como fraude.

Como a sua empresa irá funcionar?

Agora sim, vamos começar com a parte organizacional da sua marca.

Agora que você já tem todas as informações do seu negócio e decidiu com qual tipo de pessoa irá atuar, vamos definir como será o seu fluxo logístico, ou seja, se você produzirá seus próprios materiais e os deixarão em estoque, se não irá produzir, mas terá em estoque ou se irá vender sem estoques.

Definir o tipo de funcionamento da sua empresa reflete diretamente na experiência de compra com o seu cliente, portanto, é um pilar que deve ser estudado e escolhido com cautela.

E por fim, organize uma planilha financeira

Ainda existem muitas pessoas que acreditam que iniciar um empreendimento online seja um pouco mais fácil de organizar do que o físico, a resposta é o trabalho ser bem semelhante.

Ao abrir um empreendimento, devemos ter a noção de tudo o que está acontecendo à nossa volta, desde a parte institucional até a financeira. Criar planilhas que reúnem informações importantes sobre a sua empresa pode te ajudar a definir estratégias de vendas e gerar muito mais lucro pra sua empresa em pouco tempo de abertura.

Lembre-se: uma gestão eficiente e organizada gera probabilidades altíssimas de lucro e reconhecimento de marca.

Chegou a hora de criar a loja virtual

Mãos à massa, empreendedor! É a hora de colocar a criatividade para funcionar e criar uma logo bem bonita, com cores marcantes que chamem a atenção da sua clientela. Além disso, vamos criar as nossas redes sociais para começar a compartilhar conteúdos e prospectar clientes para a nossa loja virtual, e…. Opa, loja virtual? Como criar?

Vamos criar o seu site de vendas!

Escolher a plataforma que irá hospedar a sua loja é um pilar muito importante para a construção de lojas bem adaptadas ao mercado e completamente profissional. O sistema da plataforma será responsável por manter a sua loja no ar, além de garantir integrações com sistema de pagamento seguro e formas de envio dos pedidos.

A MeLoja oferece uma infraestrutura preparada para a sua loja, independentemente do nicho! Além disso, a MeLoja fornece a melhor experiência do usuário com funcionalidades fáceis de usar! Transações integradas a gateways de pagamento com verificações de fraudes e em conformidade com a LGPD.

Crie o seu site de vendas da maneira que você quiser e gratuitamente, sem inserir dados de cartão de crédito. A MeLoja não possui processos de instalação, todo o seu funcionamento é realizado através do seu login no site.

Apesar de a plataforma ser gratuita, existem outros planos pagos que ampliam as funcionalidades da plataforma, além de também aumentar a sua vitrine online. O que está esperando para conhecer?

Monte a sua loja do jeito que preferir!

Depois de selecionar a sua plataforma para sua loja online, é importante que você se atente ao design do site, para que assim chame mais atenção dos seus compradores. Mas calma, antes mesmo de começar a colocar seus dons artísticos em ação, lembre-se que você já possui uma identidade visual criada, portanto, se atente aos detalhes dela para implantar também na sua loja online.

Separe um tempo e investimento para tirar as melhores fotos dos seus produtos, isso irá ajudar seu cliente verificar todos os detalhes e diferenciais do seu produto.

Tenha diversos tipos de pagamento

Antes mesmo de começar a vender, é necessário que você planeje como você irá receber o pagamento.

A forma como você cadastra os seus produtos e cadastra demais formas de pagamento, diz muito sobre a sua loja no quesito confortabilidade, então é necessário que você não se prenda ao que você já possui e invista no que pode ser de mais fácil acesso.

Na Meloja, há diversos tipos de pagamento integrados que podem te ajudar a compactuar no seu processo de vendas. O importante disto tudo, é que você pode ativar diversas formas de pagamento a hora que quiser.

Tenha uma entrega eficiente e organizada

Os envios de entrega também fazem parte da sua logística e precisam ser levados a sério quando o assunto é e-commerce.

Por conta da confortabilidade que o e-commerce gerou para os consumidores, as facilidades de entrega também foram aumentando, permitindo que as entregas possuam mais informações de rastreio e disponibilidade de escolha de transportadora e tipo de envio.

Após a integração com a plataforma Melhor Envio, é possível cotar simultaneamente com diversas transportadoras e gerar etiqueta de envios com rastreio automático em uma plataforma gratuita. Muito bom pra ser verdade?! Então não perca mais tempo e entre agora no nosso site.

Tenha um suporte disponível para dúvidas e reclamações

Se o cliente acessou o seu site, fez a compra e depois não voltou mais para rever novos produtos ou visualizá-los, então chegou a hora de começar a investir em pós-venda.

Além disso, hoje em dia, é muito mais fácil visualizar uma reclamação e um feedback por redes sociais, mas se você for esperar que isso aconteça, pode acabar manchando suas postagens com feedbacks negativos, o que gera dúvidas nos que ainda estão para se tornar cliente. Sabendo disso, o pós-venda é uma ótima opção para quem deseja fidelizar clientes antigos e coletar feedbacks negativos e positivos da sua loja.

Por mais que não gostemos de ler um feedback negativo, entenda que eles são muito importantes para o crescimento do seu negócio. Assim, fica mais fácil visualizar o erro por meio de terceiros, e no caso, esses terceiros serão quem estará consumindo seus conteúdos nas redes e seus produtos na loja.

E não se esqueça do Marketing Digital

O Marketing Digital para negócios é a melhor maneira de conquistar leads a curto prazo, podendo relacionar diversos conteúdos para anúncios que irão facilitar o conhecimento de leads, que compactuam com o perfil da marca para conhecer os seus produtos ou serviços. Além disso, conteúdos diferentes de somente fotos dos seus produtos também podem ajudar os seus clientes a entenderem mais sobre como funciona os seus produtos,

Crie relacionamento com a sua audiência, dê dicas, aulas, tutoriais e principalmente suporte. Fazendo isso, é possível visualizar, pelo engajamento que darão, quais clientes podem ser fidelizados.

Apesar de criar conteúdos parecer algo um tanto chato para alguns, é importante entender que a criação de conteúdos também é uma maneira de chamar a atenção dos seus seguidores e novos seguidores, e também gera confiabilidade e segurança para as suas palavras, gerando uma autoridade em cima do que você já sabe sobre aquele produto/serviço, e consequentemente, facilitando seus processos de venda, já que confiarão mais em você.

Diante de algumas estratégias de Marketing, como o tráfego pago, é interessante visualizar como os clientes que mais têm conexão com a sua loja irão curtir e irão querer saber mais sobre você e sobre seus produtos, então não deixe de manter suas redes sociais bem atualizadas e com informações necessárias, para que ele já se conecte logo de cara.

Lembre-se que, a sua loja na mídia também continua sendo uma vitrine, então se esforce para manter todas as informações em dia.