Pular para o conteúdo

Cultura digital: o que é, qual é a sua origem e função

A cultura digital é um conceito que descreve como a internet e a tecnologia ajudam a moldar a maneira como pensamos, nos comportamos, nos comunicamos, interagimos como sociedade e até mesmo como fazemos negócios.

Ela é um produto decorrente do desenvolvimento das chamadas DTICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), presentes no nosso cotidiano.

Por isso, é possível afirmar que a tecnologia digital proporcionou uma grande revolução nas relações humanas, como, por exemplo, mais agilidade, maior conexão e o rompimento de barreiras geográficas.

Para entender a cultura digital em sua totalidade, é necessário compreender o significado da transformação digital. Ela nada mais é que a integração da tecnologia digital em todas as áreas de uma organização, com a finalidade de alterar a forma como as empresas e as instituições operam.

Isso impacta diretamente nos processos internos, nas relações interpessoais, em hierarquias, nos negócios, nos produtos e serviços e, principalmente, na relação com o público e a comunidade.

O avanço da cultura digital possibilitou diversas contribuições para a sociedade, além de transformar o mundo e a maneira como interagimos nele drasticamente. Atualmente, é possível afirmar que as tecnologias digitais são tão onipresentes que o estudo da cultura digital compreende todos os aspectos da vida cotidiana, isso porque ela trata sobre a relação entre os seres humanos e a tecnologia, não só no âmbito pessoal, mas no profissional, social, econômico, político e até mesmo no educacional.

Esse conceito surgiu depois que a internet passou a ser difundida como uma forma de comunicação de massa; outra causa que contribuiu para a disseminação da cultura digital foi a utilização generalizada de computadores pessoais e outros dispositivos móveis, como os smartphones e os tablets.

Conheça os impactos da cultura digital

É preciso frisar que mesmo que a cultura digital tenha passado a ser acessível para muitas pessoas, nem todas elas estão acostumadas a utilizá-las em ambientes trabalhistas, ou seja, fora das trivialidades domésticas.

Isso resulta no fato de que muitos colaboradores possam enxergar as inovações tecnológicas apenas como ferramentas de lazer, além disso, ainda que a digitalização das ferramentas de trabalho esteja acontecendo a todo o momento, seja pelas plataformas ou pelos softwares desenvolvidos para beneficiar as atividades da empresa, nem todos os profissionais contam com habilidades para utilizá-las, na prática.

Por isso, várias empresas acabam resistindo à implementação da cultura digital, o que pode atrasar o desenvolvimento do negócio e fazer com que a empresa estacione diante da concorrência.

O mais importante é compreender que isso não precisa acontecer dessa forma, já que basta apenas que a sua loja conte com uma estrutura montada, com atenção para que o seu negócio consiga se adaptar a quaisquer alterações.

Quando chegar o momento de expandir, por exemplo, no processo de seleção e recrutamento de colaboradores, basta selecionar aqueles que apresentem qualidades e habilidades condizentes com os métodos da cultura digital. Se você conseguir oferecer um programa de treinamento e desenvolvimento, eles precisam ser direcionados para esse foco.

Mas lembre-se de que todo esse controle para integrar os colaboradores à cultura digital pode não acontecer com muita facilidade em todos os casos. Existem várias adversidades que podem acontecer e muitos obstáculos podem aparecer até que o processo seja bem-sucedido.

5 exemplos de como a cultura digital pode ser manifestada na sociedade:

Qual a origem do conceito de cultura digital?

A cultura digital surgiu com o desenvolvimento do primeiro computador, o que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, se tornou ainda mais forte com a internet, inicialmente criada por militares no período da Guerra Fria.

Esses dois eventos tecnológicos deram o início nas produções digitais, apesar do fato de que, naquela época, o acesso a esse tipo de tecnologia era exclusivo para as práticas oficiais.

No Brasil, por exemplo, no início dos anos 2000 os computadores com acesso à internet já faziam parte da rotina de muitas pessoas e empresas. Atualmente, vários outros dispositivos digitais surgiram e transformaram o dia a dia, entre eles, os smartphones, as smart TVs, os bancos digitais, as redes sociais, os tablets, as telas touchscreen, entre outros.

Qual a importância da cultura digital no mercado de trabalho?

A cultura digital causou diversas mudanças nas empresas. Porque a tecnologia possibilitou um desenvolvimento muito mais rápido e de muito sucesso, tanto para instituições públicas quanto privadas de vários setores, como o e-commerce, um dos que mais consegue se beneficiar dela.

As organizações públicas que se adaptaram a ela, por exemplo, conseguiram se aproximar da população geral e adquiriram maior inclusão para o avanço da sociedade. As empresas privadas conseguiram alcançar um nível muito mais alto de competitividade e inovação, tudo isso por meio de diversos recursos tecnológicos.

Devido à implementação de diversas estruturas inovadoras, a cultura digital gerou várias mudanças, principalmente no modo como as empresas passaram a vender os seus produtos e seus serviços. Isso significa que as estratégias de marketing mudaram e que agora precisam ser baseadas na criação de um vínculo com os consumidores por meio da tecnologia.

Assim, é possível afirmar que a cultura digital é a base de qualquer estratégia de marketing, principalmente o digital e o de conteúdo, uma vez que é essa nova cultura que permite que você desenvolva estratégias com o uso de meios tecnológicos.

O marketing digital, então, permite o desenvolvimento de um relacionamento entre a sua marca e o consumidor, que é capaz de gerar um volume muito maior de vendas e uma melhor experiência de compra ao cliente.

Além disso, a cultura digital impactou, e ainda tem um grande impacto, a economia, a política, a cultura e a própria tecnologia. Por isso, todo esse novo conjunto de valores, experiências sociais e conhecimentos é o que deve guiar a sua empresa nos momentos de desenvolvimento de estratégias de sucesso.

Quais as características da cultura digital?

Listamos abaixo algumas dessas características.

Estímulo à autogestão

O incentivo à autogestão também é uma característica da cultura digital dentro das startups e empresas modernas. Afinal, com as ferramentas disponíveis, é possível medir o grau de produtividade sem necessitar de um chefe por perto.

Porque, ao dar autonomia aos colaboradores para testar suas ideias e ser criativo, o gestor contribui para um ambiente mais estimulante e agradável. Os erros podem acontecer e fazem parte do processo.

O importante é aprender com eles e seguir em frente.

Métodos ágeis

Os métodos ágeis de gestão estão intimamente ligados à cultura digital.

Inspirados no Manifesto Ágil têm como finalidade desburocratizar e simplificar a gestão das empresas, principalmente as startups.

Com as metodologias ágeis, um plano de ação pode ser resumido em uma única página, os indicadores podem ser atualizados em tempo real, e os dados são ativos de alto valor.

Mudança de mentalidade

Não adianta investir em digitalização de processos buscando a melhoria dos resultados se não existir uma mudança de mindset.

É como ter as melhores ferramentas de trabalho, mas não saber usá-las do jeito certo.

Essa mudança de mentalidade precisa vir dos gestores, ao permitir que os colaboradores tomem iniciativa e usem a criatividade para propor soluções.

Em startups, a gestão descentralizada e horizontalizada deve dar mais importância aos resultados do que à carga horária ou às formalidades e hierarquias.

Para que serve a cultura digital?

Absorver a cultura digital significa que uma empresa como a sua passará a pensar digitalmente. Ou seja, você precisará adotar a tecnologia em um momento de mudanças muito aceleradas na qual a distinção entre o digital e analógico, entre as redes sociais e a realidade, e o mundo digital na sua totalidade, se tornou quase impossível.

Com respeito ao processo de compra, ela serve para que você consiga utilizar a tecnologia e as ferramentas digitais em toda a experiência do cliente, para possibilitar que eles tenham acesso e consigam interagir com a sua marca .

Com o uso das tecnologias digitais, a jornada de compra se tornou muito mais envolvente, especialmente quando os clientes podem ter experiências mais completas e satisfatórias. Então, abraçar a cultura digital na sua loja virtual é muito mais que apenas vender seus produtos online: é preciso reunir tecnologia e conteúdo digital para conseguir fidelizar o seu cliente.

Quais as vantagens da cultura digital

A cultura digital é um processo muito importante para garantir um crescimento saudável no mercado, especialmente neste momento de ‘novo normal’ em que vivemos.
Afinal, essa prática proporciona algumas vantagens que poderão ser fortemente percebidas nos líderes e funcionários. Entre elas, destaco:

Carreiras beneficiadas pela cultura digital

A tecnologia está proporcionando muitas mudanças no mercado de trabalho. Confira algumas carreiras que ficarão em alta nos próximos anos:

Além disso, habilidades como análise de dados, conhecimento de metodologias ágeis e noções de programação, podem ser fundamentais para o sucesso de sua carreira.

Você precisa ter em mente que não usufruir dessa oportunidade que a inovação tecnológica proporciona impedirá a evolução do seu negócio. Por isso, a implantação de recursos estratégicos precisa ser avaliada com muito cuidado para que tudo funcione de forma completamente fluida e satisfatória.

 O digital trouxe para todo o mundo de forma geral e para as empresas em particular, a agilidade da conexão e da interação. Isso fez com que muitos donos de empresas percebessem, por exemplo, que o trabalho pode ser feito de diferentes lugares.

Colaboradores de uma empresa multinacional, por exemplo, podem trabalhar em colaboração com pessoas de países diferentes e de uma maneira muito mais prática.

Com o avanço da tecnologia, é essencial que você acompanhe as mudanças para que a sua empresa não fique de fora dessa revolução e se torne obsoleta.