Pular para o conteúdo

Como vender mais e ganhar dinheiro no Carnaval?

vender no carnaval

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Mas para quem empreende, é preciso vender desde o primeiro dia do ano. Sendo assim, aproveite o maior feriado do país para lucrar mais, planejando com antecedência.

Outro equívoco comum é acreditar que a festa tem espaço somente para o comércio de fantasias e adereços. Mesmo que o seu ramo seja diferente dos produtos mais consumidos nesse período, existem outras formas de alavancar as vendas e se beneficiar.

Depois de exatamente dois anos sem folia, desde quando a pandemia de Covid-19 surpreendeu o mundo em 2020, o Carnaval 2023 promete animar até os foliões menos animados e certamente vai alavancar as vendas de produtos relacionados ao evento.

Em 2022, o surto da variante Ômicron resultou no cancelamento dos desfiles e blocos, afetando bastante o comércio. Entretanto, o Carnaval fora de época em abril mostrou que uma onda mais positiva estava por vir. O carnaval do Rio de Janeiro, o maior do Brasil, conseguiu recuperar 60% dos turistas estrangeiros, o que foi fundamental para movimentar o comércio e o turismo depois de um período tão duro.

Em 2023, com a vacinação avançada, a queda de casos graves e as políticas de flexibilização, o calendário volta ao normal. Assim, tudo indica que as expectativas de vendas para esse negócio sazonal sejam as melhores possíveis, agora que as pessoas podem curtir o feriado sem restrições.

Pensando nisso, preparamos este texto com dicas e ideias para sua loja aumentar as vendas no período. Então boa leitura e ótimas vendas!

Por que vender no Carnaval?

O Carnaval é um marco na cultura brasileira, uma data de extrema importância para os brasileiros, sendo a maior festa popular do nosso país. O período é conhecido pelos bloquinhos de rua, desfiles de escolas de samba, trios elétricos, glitter, fantasias e muito mais!

Com isso, milhares de pessoas vão às ruas todos os anos para comemorar. Sendo assim, a data movimenta a economia brasileira, principalmente nas cidades onde acontecem as maiores festas de rua, como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Com a importância dessa festa para o Brasil, ganhar dinheiro no Carnaval pode ser uma forma de aumentar os lucros do seu negócio ou até de ganhar uma renda extra nas ruas.

O que vender no Carnaval 2023?

Agora que você já sabe que é possível ganhar dinheiro durante a folia, selecionamos algumas ideias do que vender no Carnaval, porque, com a retomada das festas de rua e desfiles, agora sem restrições, o que não vai faltar são oportunidades de negócio do Carnaval, até mesmo para quem ficará em casa. Listamos a seguir as categorias e produtos mais buscados no período. Vamos lá?

Fantasias e acessórios

Sem dúvida, esta é uma categoria com alta demanda durante a festa, as fantasias cheias de cores são marcas registradas; muitas vezes são utilizados acessórios para completar o look, como arquinhos, pochetes e mais. Afinal, quem não quer curtir o bloquinho com uma fantasia de tirar o fôlego, não é mesmo?

Sendo assim, investir na categoria é uma boa estratégia para ganhar dinheiro na data. Para alcançar o máximo de clientes, aposte nas tendências. Fique de olho nas redes sociais para saber o que está bombando no mercado e considere também.

Atenção aos temas do momento

A nossa dica aqui é para prestar atenção no que está em alta, veja quais personagens fizeram sucesso no ano anterior e quais memes bombaram. A partir disso, procure bons fornecedores para adquirir os itens e revender em sua loja virtual. Ou, se preferir, pode apostar no do it yourself e fazer itens como pulseiras de miçangas coloridas e laços de cabelo, por exemplo.

Outras ideias que podem ser aproveitadas para caprichar no visual:
Fantasias de super-heróis; personagens de filmes e séries do momento; fantasias clássicas, como de policial e pirata; fantasias engraçadas e inspiradas em memes; personagens mágicos, como sereias e fadas, entre outras.

Maquiagem e cosméticos

Muitas cores e muito glitter: até quem não frequenta as festas de Carnaval sabe que uma boa maquiagem faz parte do look dos foliões. Itens de maquiagem fazem muito sucesso durante o Carnaval, então se você tem uma loja física ou virtual, pode lucrar com a venda desses produtos.

Dentre os itens mais procurados estão:

Pedrarias diversas; lantejoula; glitter de todas as cores (ofereça a versão biodegradável); paletas de sombras coloridas; purpurina; invista também nos cosméticos como protetor solar, hidratante labial e pós-sol também, bem procurados durante a festa.

Comidas e bebidas

Não é segredo para ninguém que os foliões também precisam comer e beber, principalmente beber durante a festança; isso porque, na época de Carnaval, o calor é intenso e ao estar pulando e dançando nas ruas, é necessário se hidratar e se alimentar.

Assim, apostar na venda desses itens em regiões com bloquinhos e trios elétricos pode ser uma ótima opção para ganhar dinheiro no Carnaval. As bebidas mais vendidas durante a folia são: Cerveja; refrigerante; água mineral e sucos; destilados e energético.

 A alimentação também é um ponto importante no carnaval. Afinal, todo folião precisa repor suas energias. Vender lanches leves e rápidos é uma boa ideia para agradar esse público, e se quiser se destacar ainda mais, não deixe de oferecer opções veganas, vegetarianas e sem glúten, por exemplo.

Transporte

Como a Lei Seca penaliza os motoristas que bebem e dirigem, você que não curte os bloquinhos e não bebe, pode usar essa época do ano ao seu favor e conseguir uma renda extra.

Já pensou em fechar corridas pagas com amigos e parentes? Para o folião que não é adepto ao transporte público e não confia nos aplicativos de carona, essa é uma ótima solução. Dessa forma todo mundo curte despreocupado e você ainda lucra com as viagens carnavalescas.

Dica: esteja com a documentação do seu veículo em dia e tenha muita paciência. As cidades que têm atrações carnavalescas costumam ter ainda mais trânsito nessa época do ano.

Aluguel

Durante o Carnaval, a procura por locação de residências costuma aumentar absurdamente. Se na sua cidade existe aglomeração e festas de Carnaval, certamente atrai visitantes todos os anos. Uma excelente opção é alugar imóveis ou cômodos da sua casa.

Essa prática é tão lucrativa que, em alguns casos, as pessoas deixam suas residências e ficam com parentes ou amigos, para atender o número de turistas e lucrar com o aluguel.

Produtos personalizados

Se você busca o que vender no Carnaval, apostar nos produtos personalizados pode ser o caminho certo. Em algumas festas, como nos desfiles de escolas de samba e nos trios elétricos, os abadás têm presença garantida.

Entretanto, os abadás são muito básicos e iguais para todos. Por isso, os foliões buscam pela personalização deles, que ganham cada vez mais força com o passar dos anos. Em vez de apostar em uma fantasia comum, muita gente prefere customizar suas roupas com pedrarias, paetês, glitters e outros materiais para desfilar num look único. Por isso, quem trabalha com materiais e serviços nesse segmento, pode aproveitar para oferecer itens customizados e vender mais.

Gelo

O gelo também é campeão de vendas durante o Carnaval. Imagine só vender para os foliões reunidos nos blocos, churrascos em turma e até mesmo outros ambulantes e estabelecimentos comerciais. É uma ótima oportunidade para lucrar de forma simples.
Você pode comprar ou produzir o gelo que será comercializado. Para o transporte, utilize caixas térmicas ou monte uma barraca específica para a venda. Como a procura é sempre muito grande, certamente não faltarão clientes.

Pense nas pessoas que aproveitarão de casa

 Considere que, com ou sem pandemia, o Carnaval é um feriado, uma pausa para que muitas pessoas tenham a chance de descansar. Existe um grande público que prefere não sair nesse período, mas, mesmo assim, gosta de comemorar em casa e planeja reunir amigos e familiares.

Venda produtos focados nesse contexto, como itens para decoração e kit de bebidas. Mais uma dica é compartilhar conteúdos divertidos nas redes sociais, de modo a se aproximar do público. Você pode dar dicas de brincadeiras ou sugerir músicas carnavalescas, por exemplo.

Dicas para sua loja lucrar mais no Carnaval

Agora que você tem uma ideia melhor do que vender no Carnaval, vamos compartilhar algumas dicas que ajudará sua loja a lucrar mais nesta data.

Personalizá-la para o Carnaval

Independente de a sua loja ser física ou virtual, é essencial personalizá-la para o Carnaval. Isso porque essa data é extremamente visual e cheia de cores, então abuse dos recursos visuais para atrair clientes.

Se você tem um estabelecimento físico, pode caprichar na vitrine, enfeitando-a com máscaras, confetes, serpentinas e outros elementos associados à data; peça para que os vendedores também utilizem os arquinhos carnavalescos. A trilha sonora pode ficar por conta das famosas marchinhas de Carnaval.

Para os sites de vendas, aposte em escolher uma paleta de cores vistosas para a data, altere os banners da página e coloque pop-ups chamativos. Lembre-se de utilizar todos os recursos visuais na temática.

Abuse da criatividade e faça boas promoções

Se tem uma característica dos brasileiros que fica evidente no carnaval é a criatividade: as fantasias e as maquiagens inovadoras são provas disso. Portanto, se você quer destacar sua loja no carnaval, deixe a imaginação e o bom humor correrem soltos!

Planeje uma campanha baseada na celebração e faça a divulgação pelos principais canais de comunicação da empresa. Se possível, também inclua na identidade da marca elementos visuais que façam referência à data. Assim, a loja vai entrar, de fato, em ritmo de carnaval.

Capriche nas promoções!

Criar uma promoção em sua loja é uma boa maneira de atrair clientes e gerar vendas. Entretanto, é necessário tomar cuidado para não cair no prejuízo. Por isso, estruture bem a sua campanha e faça os cálculos com muito cuidado para que consiga gerar lucro.

Dito isso, você pode enviar e-mail marketing para os clientes oferecendo um cupom de desconto de 10% para compras realizadas no período de Carnaval, por exemplo. Além disso, realize sorteios, oferecendo brindes, montando  kits de produtos, para aumentar o ticket médio das compras; além de vender combos de fantasias, maquiagens e até drinks.

Diversifique os canais de vendas

Aposte em diferentes canais de vendas para ampliar a divulgação dos seus produtos. Ao ter “vitrines” distintas, sejam elas online ou offline , você deixa de depender de uma única fonte de vendas. Os resultados são mais clientes, maior faturamento e uma marca fortalecida no mercado.

Nesse sentido, os seguintes canais podem contribuir bastante para o sucesso da sua loja:

Então, se atualmente você só vende offline, aproveite para criar seu negócio online agora mesmo. Esteja presente nas redes sociais, como Instagram e TikTok, que costumam bombar, ainda mais em época de festas.

Preste atenção nas tendências e na concorrência

 Quem trabalha com varejo e e-commerce necessita acompanhar constantemente a concorrência. Essa é uma forma de identificar oportunidades de negócio, mapear tendências, evitar erros comuns e encontrar maneiras de se destacar no mercado.

Dê uma olhada em sites como Google Trends, para descobrir quais são os temas que estão sendo mais buscados na internet no momento. Outra dica é observar sempre as redes sociais, para saber o que está acontecendo e qual o assunto da moda. Isso pode render boas dicas e ideias de fantasias e produtos, por exemplo.

E aí, pronto para ganhar dinheiro no Carnaval?

Esperamos que este artigo tenha mostrado que é possível ganhar dinheiro na folia com diversos tipos de produtos. Que após anos difíceis para quem lucra com a data, a volta triunfal do carnaval pós-pandemia promete levantar o ânimo do público, e as empresas têm tudo para conseguir vender mais nesse feriado. Siga as nossas dicas e escolha a melhor maneira para lucrar durante a festa.

Mãos à obra e muito sucesso! 🎉🎊🎭🧨