Quando abrimos um empreendimento, o nosso maior medo e receio é de não conseguir conquistar os clientes da maneira que desejamos.
Conquistar clientes é uma incessante para conquistar o sucesso das suas vendas, e principalmente, trazer evidências para a sua marca.
Sabendo disso, o que podemos fazer para manter a nossa loja em evidência e ver as nossas vendas crescer ainda mais? O tráfego pago! Isso mesmo, a técnica que mais dá dinheiro atualmente até mesmo para gurus do marketing.
Além de outras dicas que demos por aqui e que podem ser aplicadas diretamente em suas redes sociais, vamos te ajudar a adicionar mais uma para começar a bombar ainda mais! Pegue um papel e uma caneta e venha com a gente!
Atalhos do conteúdo
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é um tipo de anúncio feito em mecanismos de buscas, redes sociais ou em sites que ajudam a conduzir os visitantes a páginas estratégicas para as empresas, dando mais ênfase nas vendas ou nos cliques.
Muitas empresas atualmente contam com esta ideia de tráfego, já que é algo que gera bastante cliques ao longo do tempo e consequentemente ajuda a empresa a lucrar muito mais.
Normalmente, os anúncios de tráfegos pagos são carregados com a técnica de CTA , por isso costumam chamar bastante atenção.
A diferença entre o tráfego pago e o orgânico
Quando o assunto é Marketing Digital, existem dois tipos de tráfegos que podem ser incluídos na gestão do seu negócio: o tráfego pago e o tráfego orgânico. Esses dois tráfegos, quando combinados, podem gerar diferentes leads de maneira gradativa, atingindo desde a rede social principal até as outras redes da sua marca, podendo ser um site ou outros canais pelo qual a sua marca faça parte.
Quando pensamos em algo orgânico, qual a primeira coisa que chega em sua cabeça? Se a resposta for algo que é cultivado e colhido ao longo do tempo, a resposta sobre esse conceito de tráfego está quase lá, só precisamos inserir um pouco mais de informações para te ajudar a compreender ainda mais ele se encaixa.
O tráfego orgânico nada mais é do que as visitas que chegam naturalmente à sua loja e começam a consumir os seus conteúdos nas principais redes de informação e vendas da sua loja. Ou seja, são os conteúdos que você publica no seu perfil de maneira semanal para chamar a atenção dos seus clientes e futuros clientes.
Como saber qual é o melhor tráfego para a minha loja?
Em geral, os tráfegos orgânicos costumam a ser eficazes para gerar leads qualificados para a sua loja, ou seja, chamar a atenção de clientes que se importam com a qualidade e com o atendimento que você gostaria de passar em cima do que normalmente você costuma a publicar para eles, seja esse conteúdo informativo (referindo-se a um tipo de roupa/produto e dando dicas sobre ele e como usar) ou sobre outros assuntos relevantes para aquele público.
Entretanto, isso não tira a vantagem e utilidade do tráfego pago, que neste sentido, ele tem o objetivo de levar aquela informação para muito mais público.
Mas lembrem-se! É importante saber qual conteúdo você irá aplicar ao tráfego pago. Escolha com sabedoria e com estratégia sempre!
Quais tipos de estratégia para gerar tráfego existem?
Existem diversas estratégias conhecidas que são usadas para gerar tráfego, tanto orgânico, quanto pago, e são divididas em categorias que temos certeza que vocês já conhecem e já viram por aqui.
Confira agora as que são mais usadas no mercado atual:
Marketing de Conteúdo
É a criação de conteúdo em formato de tráfego orgânico inserido nas redes sociais que têm como função impulsionar o e-commerce e conquistar mais olhares para, futuramente, se tornarem compras.
Pode ser em formato conteúdo para Instagram, blogs, vídeos e até mesmo e-books.
SEO
Tem como função otimizar mecanismos de buscas para que o seu site tenha um bom posicionamento nos resultados de pesquisas que estão diretamente ligados ao seu segmento de mercado. Ou seja, usando algumas palavras-chaves, facilita que o futuro comprador possa encontrar o que ele precisa, em seu site.
Esta técnica é muito usada pelas grandes empresas atualmente, e é inserida na categoria de tráfego pago.
Anúncios pagos
São campanhas pagas juntos ao Google ou em redes sociais para que apareçam mais na linha do tempo ou nas pesquisas do usuário que costuma procurar assuntos que entrem nas palavras-chave da empresa.
São muito usadas para compartilhar uma promoção que irá durar por muito tempo ou para conhecer algum conteúdo em específico que poderá interferir nos pensamentos entre o cliente e a empresa.
Quando começar a investir na estratégia de tráfego pago?
Todo mundo sabe que ter engajamentos é uma das maiores dificuldades do empreendedor, entretanto, é necessário que estratégias corretas sejam aplicadas a fim de ajudá-lo a chamar mais atenção do seu público-alvo, correto?
Quando aplicamos uma estratégia, temos que ter 100% de certeza que ela irá dar certo. Mas com relação ao tráfego pago, como sabemos o melhor momento para começar a aplicá-lo?
Confira alguns fatores de grande importância para definir a sua jogada:
Custo
Vamos começar com o que mais preocupa os empreendedores no momento de aplicar uma ação, o seu custo.
Neste momento, é necessário pensar quanto você poderá gastar para executar a estratégia da maneira correta e pelo tempo certo.
Duração
Depois de definir quanto você pode investir no trafego, hora de determinar o prazo pelo qual você gostaria de visualizar os resultados.
Por mais que a maior parte dos anúncios demorem um pouco para conquistar o público que você gostaria, a probabilidade de dar certo é altíssima, e por isso, é importante escolher qual a melhor maneira de executar essa ação. Às vezes vale a pena você investir em mais tempo de anúncio do que investir em uma semana e não ter o retorno que desejava.
Trabalhar com marketing digital e e-commerce demanda tempo e paciência.
ROI
Você sabe o que significa esta sigla? Não? Então vamos acender uma luz para que você não se perca no meio do caminho do marketing digital.
ROI é a sigla de Return on Investment, que significa Retorno sobre Investimento em português, consiste em uma métrica muito utilizada para saber quanto que a empresa faturou com os investimentos feitos. Esta métrica abrange em uma fórmula usada para calcular o que fora investido até o presente momento pela empresa, sendo o resultado final, quanto faturou em todo este tempo.
Esta métrica é muito usada pelas grandes empresas, porém, pode te ajudar a investir melhor e controlar os seus lucros vindo de todo este tráfego.
Qual a melhor maneira de chamar a atenção com o tráfego pago?
Existem diversas maneiras de seu tráfego pago dar certo. Além da estratégia de marketing e comunicação que já conhecemos, a CTA, existem outras maneiras que podem ajudar a persuadir o consumidor a conhecer mais o que você vende e o que a sua marca está propondo de diferente para o segmento escolhido.
Muitos empreendedores acreditam que só implantando promoções em seu feed, sem anunciar, será capaz de prospectar o suficiente para as vendas aumentarem, porém, isso nem sempre acontece e por isso, é importante saber a diferença do impacto das promoções de acordo com a implementação delas.
Além dos conteúdos relevantes que você pode preparar e aplicar anúncios, existem outras maneiras, paralelas às promoções, que podem ser aplicadas:
Cupons de desconto
Os cupons de desconto são uma ótima alternativa para quem trabalha com e-commerce, além de também serem fáceis de aplicar.
Como normalmente possuem tempo limitado, é importante que na imagem seja algo retratado com maior visibilidade. Com o CTA de agilidade aplicado, é comum que muitas pessoas que costumam procurar sobre aquele segmento, se aproximem para conhecer mais o que a sua loja oferece.
Live com convidados especiais
Levar convidados especiais sempre traz bastante interesse para aquelas pessoas que amam conteúdos de valor, não concordam?
Muitas pessoas gostam de receber conteúdos relevantes, algo que eles possam usar de alguma maneira e em algum momento da vida deles, seja em dicas ou até mesmo com ensinamentos que nunca foram passados a eles.
Aqui, esta lógica é aplicada da mesma maneira, sendo mais persuasiva quando o convidado possui alguma especialização.
Live para comentar sobre novos produtos
Por mais que pouquíssimas pessoas façam isso, é uma ótima maneira de prospectar mais clientes na sua loja.
Deixada de lado, esse tipo de live consiste em uma maneira mais humanizada e mais rápida da informação do novo chegar até o cliente. Além disso, quando a loja possui um rosto em quem confiar, e principalmente demonstrando um dos seus produtos, a confiabilidade dos clientes com relação à marca tende a aumentar drasticamente.
Na live, também é interessante que algumas dúvidas sejam sanadas, a fim de humanizar a comunicação antes de entrar no processo de vendas.
O famoso desconto do “Compre 1 e leve 2”
Para aqueles que amam o mercado, sabe o que estamos falando! Quando vamos ao mercado, o que mais visualizamos nas embalagens das principais marcas é esta frase.
Esse tipo de estratégia costuma trazer bons resultados, principalmente porque todo mundo ama pagar menos em uma mercadoria.
Quando você oferece um produto que pode ser usado recorrentemente, a estratégia se torna uma grande vantagem para você lucrar sobre o produto e para o cliente.
O famoso frete grátis
Como amamos um frete grátis, não é mesmo?!
Por mais que muitas lojas abonem esta ideia, o frete grátis está em primeiro lugar, com 78%, na lista de promoções preferidas dos consumidores que usam apps de delivery. Entretanto, é necessário que algumas regras sejam criadas a fim de aplicar esses fretes na medida certa, como:
- Frete grátis acima de x reais;
- Para determinadas regiões;
- A cada x reais em compra, ganhe x reais de desconto no frete;
- Frete grátis para todo o site;
- Desconto de frete para categoria x do site.
Os kits queridinhos
Se a sua loja consegue montar certos kits para chamar a atenção do consumidor que ama praticidade, então é uma ótima opção para prospectar ainda mais e aumentar o ticket médio.
Fazendo isto, é possível que exista uma estratégia de venda chamada de Venda Cruzada, que podem incluir produtos complementares no kit, como mercadorias paradas em estoque.
Oferecer cursos e e-books sobre assuntos do seu segmento
Você não vai ser um guru, mas poderá ajudar essas pessoas a pensar como você e futuramente, te ver como um exemplo dentro das mídias.
A ideia de compartilhar cursos e e-books gratuitos nasceu do Marketing Digital, entretanto, com a globalização da informação sobre marketing e vendas dentro das mídias por conta dos gurus do marketing, é possível reforçar as suas ideias e pensamentos com relação às estratégias mais aplicadas do mercado.
Mas lembre-se, você será um mediador da informação, não um especialista.
Resumo do que você leu
Mesmo que trabalhar com Marketing Digital não seja fácil, ainda mais no segmento de e-commerce, existem algumas maneiras que, em conjunto com o que você tem a oferecer, poderá te ajudar a prospectar mais clientes e consequentemente aumentar o seu ticket médio mensal.
Trabalhar com tráfego pago e orgânico é algo que deve ser muito bem pensado. Inclui-los em suas estratégias semanais é uma ótima maneira de fazer a sua clientela entender o que a sua loja precisa e quando ela precisa.
Neste artigo, você aprenderá as diferenças de tráfego e como trabalhar com cada um deles. Então pegue um papel e uma caneta, comece a fazer um brainstorm e realize-as de maneira correta.
Lembre-se que qualquer aplicação em suas redes sociais podem se tornar algo maravilhosamente potente quando usado da maneira correta, e estamos aqui para te ajudar nisso.