O objetivo de todo lojista é converter o máximo de visitantes possíveis para conhecer a sua loja virtual e entender que precisa de algum dos produtos daquela loja sem ao menos precisar de muito esforço, certo?
Sabendo disso, é possível converter estes clientes para este intuito? É claro! Mas ainda assim, vale lembrar que qualquer movimento que você fora realizar em seu e-commerce demanda uma boa estratégia de Marketing Digital, portanto, sabendo mais ou menos o que você quer e precisa, só é necessário pensar em alguma forma de chamar a atenção daqueles clientes que já te seguem, e os que possuem o mesmo perfil de cliente e ainda não te seguiram.
Para isso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a converter ainda mais clientes e definir uma boa conversão de leads.
Vamos conhecer? 🤩
Atalhos do conteúdo
O que é CTA?
O CTA, sigla de Call To Action em inglês e em português traduzido para Chamadas para Ação, é uma ferramenta que indica ao cliente o que ele deve fazer. Essas indicações podem aparecer em botões, links, textos para legenda ou até mesmo para as suas artes!
Alguns dos exemplos mais comuns do CTA nas postagens no segmento de vendas, são aquelas que possuem algo que irá demonstrar a necessidade de uma ação imediata, como por exemplo:
• “Edição limitada”
• “Faltam só duas unidades”
• “Corra e adquira agora”
• “Promoção por tempo limitado”
Mas por que as CTA ajudam tanto a converter leads para a loja?
Assim como visto acima, as chamadas para ação determinam o que o comprador precisa fazer para conseguir adquirir aquele produto, mesmo que ele não o necessite com tanta urgência. É uma aplicação da psicologia do marketing em cima daqueles consumidores pré-selecionados como possíveis compradores de um produto ou serviço, ou seja, ele atinge o público-alvo.
Além disso, é possível visualizar que em cada chamada, as etapas da conversão até o momento da compra são ditadas para eles, que interessados, seguem o passo a passo até a finalização da compra e aquisição do produto, ou seja, passa pelas etapas de conhecimento do produto, reconhecimento de benefícios e atribuição de ideias positivas e consideráveis, para a finalização do ato da compra.
No todo, o CTA fornece informações valiosas para a sua loja, facilitando a visualização de impedimentos para os clientes não consumirem a sua loja virtual. Estes problemas podem ser enumerados em:
A falta de demonstração do produto e de seus benefícios
O que dificulta o cliente saber porquê ele precisa adquirir e o que aquilo pode beneficiá-lo de alguma maneira;
Fretes muito altos
Fretes com valor muito alto desanima o cliente para dar procedimento à finalização da compra. Por mais que muitas pessoas saibam que alguns dos produtos enviados possam ter um peso ou tamanho razoável para pedir um frete um pouco maior, nem todos irão aceitar o valor proposto, fazendo com que você perca um cliente promissor.
Às vezes, vale mais a pena investir em algumas transportadoras para te ajudar com os envios do produto sem danificar o material e que possua entrega mais rápida e qualificada;
A falta de confiança na loja
A maior parte das pessoas que costumam comprar pela internet já levaram golpes de lojas falsas, portanto, é meramente importante que você mostre ao seu cliente que você é real e que está querendo vender o seu produto de forma honesta. As redes sociais estão aí para isso! Invista nelas!
Quais são os primeiros passos para começar a aplicar essa ferramenta?
Previamente, você precisa conhecer o que é a taxa de conversão e no que ela pode te ajudar para começar a adequar o melhor CTA para a sua loja.
Taxa de conversão é uma métrica que, após realizado alguns cálculos, é possível saber qual a porcentagem de visitante que está sendo consumido em seu e-commerce, ou seja, ele calcula quantos por centos de cada tipo de produto está sendo procurado. Para realizar este cálculo, é necessário dividir o número de clientes pelo número de visitas mensais em seu site. Com o resultado desta conta, multiplique por cem e tenha a porcentagem em mãos.
De acordo com a pesquisa da Experian Hitwise, site especializado em dados e insights de marcas, a taxa média de visitantes em compras de e-commerces brasileiros é de 1,65%, e para isso, é necessário que as estratégias corretas sejam aplicadas para te ajudar alavancar ainda mais seus negócios, certo?
Mas vamos começar pelo início e vamos aprender como faz um CTA:
Como criar um CTA?
Agora que você já sabe o que é taxa de conversão, como calculá-la e o que estas ferramentas são capazes de fazer por você e pelo seu negócio, vamos colocar em prática!
Inicialmente, é necessário ter o bom senso para definir quais as publicações e quais os pontos mais importantes que você deve aplicar esta técnica. Mesmo que ela seja uma ferramenta que te ajude a melhorar a sua receita, você não pode sair aplicando de qualquer maneira e para qualquer coisa, portanto, vamos conferir o que você precisa fazer para que esses erros não sejam cometidos, tudo bem?
Conheça as personas que serão atingidas
Para que esta ferramenta tenha bons frutos, você precisa saber para quem estará enviando esta mensagem e em qual ponto você estará atingindo o cliente ao ponto de converter ele à compra, por isso, a criação de uma persona especializada para cada estilo de produto consegue te ajudar a definir a melhor estratégia para aplicar nesses momentos.
Tendo em vista algumas informações importantes como hábitos, localidade, idade e interesses daquelas personas baseadas em alguns clientes já existentes, é possível se adequar ao estágio perfeito do funil de vendas que eles se encontram.
Defina a mensagem! O que você quer que o seu futuro comprador faça?
Nos textos de CTA, somos capazes de persuadir aquele cliente a realizar a ação que você quer que ele faça, portanto, é necessário que esteja descrito de forma clara, para proporcionar um bom entendimento para que ele reproduza.
Comprar, registrar, cadastrar… Independentemente do que seja! Só tenha em mente as palavras certas para que influencie ele a reproduzir esta ação.
A escolha do formato, os elementos gráficos e como será destacado
Vai me dizer que quando a sua marca favorita posta algo sobre qualquer produto e você bate o olho e percebe que aquele design e aquela organização foi tão bem feita que te deu gosto de comprar, não consegue te manipular a pelo menos dar uma olhadinha no site para visualizar o produto?
Com o intuito de atrair cliques, você precisa ser visto, e para isso, você precisa escolher cores e posições que possuem grande importância no momento da elaboração de peças gráficas. A qualidade da peça gráfica com as demais informações, influencia muito no resultado desta conversão.
Não se esqueça que, assim como a fotografia, o design é o primeiro contato do lead (cliente) com o produto nos modelos e-commerce.
Onde posso aplicar o CTA?
No início, é muito comum você ter o pensamento de, que se o CTA funciona de verdade, então você poderá aplicá-lo em todas as redes onde o seu negócio está presente, porém, este pensamento é completamente errado e deve ser evitado independentemente do segmento do seu negócio.
Tenha em mente que cada plataforma possui fins específicos, portanto, é essencial saber qual delas você poderá aplicar as técnicas para persuadir o público certo. Porque, novamente, a intenção é sempre atingir o público-alvo e não o conjunto de seguidores ou compradores inteiro.
Agora vamos ver algumas possíveis plataformas que podem ser aplicadas à sua rede de CTA.
A página principal do seu site
Quando alguém entra no seu site, normalmente esta mesma pessoa já sabe o que está procurando. Mesmo vindo pelo Google ou por outras redes, como as mídias sociais, aquele futuro lead já está consciente de tudo que verá por ali, então, por que não atingi-lo logo no primeiro acesso?
A primeira página do seu site define muito sobre a sua loja e em como você trabalha, portanto, gerar uma ação para manipular os leads a conhecer site adentro, é uma boa maneira de conhecer ainda mais sobre a cultura da empresa e entre outros produtos que, pode ser que naquele momento, nem seja o seu foco principal.
Mídias Sociais
Ah, essa com certeza todos já sabiam que apareceria, certo?!
Sem dúvida, a mídia é uma boa maneira de aplicar CTA, até porque a quantidade de visualização pode bater um número muito maior do que qualquer outra plataforma escolhida — escolhendo as estratégias corretas e utilizando as hashtags corretamente, o alcance tende a aumentar sempre —.
Dentre as mídias, destacam-se as principais, como o Twitter, Google+, LinkedIn, Instagram, e agora, até mesmo plataformas como TikTok e Shorts do Youtube.
Além disso, anúncios no Instagram e Facebook são super viáveis para te ajudar a alcançar ainda mais públicos!
Ex: Curta e compartilhe com seus amigos!
E-mail Marketing
Uma boa mensagem no e-mail pode vir acompanhada com um bom e pensado CTA.
Para quem trabalha aplicando o método de funil de vendas, é uma boa maneira de te ajudar a nivelar o interesse do seu lead para o seu produto ou serviço, determinando se ele é qualificado ou não para se tornar alguém frequente nas suas compras.
Além disso, a proposta da “sacolinha”, que é quando o cliente monta uma sacola mas não volta para finalizá-la, é uma ótima alternativa de aplicar CTA e chamar ainda mais a atenção do seu comprador, demonstrando interesse em conhecer seus gostos e se tornar sua opção de compra sempre que possível.
Como saberei que está dando resultado?
Previamente, é importante ressaltar que assim como qualquer coisa que você postará em suas redes escolhidas para aplicação desta técnica, as palavras precisam ter uma certa relevância para poder combinar com o conteúdo que fora postado.
Uma dica para nunca se perder nos conteúdos é fazer um tipo de CTA para cada perfil de cliente, ou seja, o cliente que está interessado em saber mais sobre o seu pensamento de mercado dentro daquele segmento, fazer um CTA focado em encaminhar o seu cliente para uma plataforma blog ou qualquer outra plataforma que possa oferecer uma boa desenvoltura na leitura. No caso de um produto em específico, tente combinar com um storytelling ou até mesmo com frases populares e que super combinam com o que está sendo ofertado!
Se para todos os tipos de visitantes e futuros leads tiver um CTA específico, os seus materiais e produtos com CTA, tendem a ficar ainda mais relevantes, gerando mais clique e mais curtidas ao longo do tempo.
Como montar cada vez mais CTA’s relevantes?
Somente usando as dicas de storytelling e de frases populares, você consegue ter um parâmetro para montar frases de impacto e que fazem combinação com o conteúdo que foi ofertado, porém, existem outras formas de te ajudar ainda mais a montar o CTA perfeito para a segmentação que você criou. Dessa forma, as chances de uma boa taxa de conversão aumentam consideravelmente.
Sabendo disso, alguns programas e sites podem te ajudar a encontrar mais soluções que irão te auxiliar a montar e formular ainda mais as próximas estratégias que serão aplicadas em seu negócio.
Resumo
Se você acha que o seu negócio vai conseguir ir pra frente só publicando conteúdos e fotos dos seus produtos, você está muito enganado!
Após a crescente do Marketing Digital, diversas técnicas acabaram migrando para as mídias, fazendo com que anúncios e entre outros conteúdos postados, sejam considerados relevantes o suficiente para finalizar uma compra ou fechamento de contrato.
A maior parte destas técnicas é oriunda da publicidade que já encontramos nas mídias off, como TV, rádio, revistas e jornais.
Sabendo disso, por que não podemos aplicar também nas mídias e converter da mesma maneira que as publicidades originais convertem?
Neste artigo você aprenderá sobre “Call To Action”, uma das principais técnicas usadas nas publicidades e em como aplicá-las em seu negócio, da forma correta e que te gere ainda mais clientes.