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Como tirar boas fotos para a sua loja online?

A fotografia, desde as suas primeiras aparições, é considerada algo de extrema importância em nossa sociedade. Ela representa a realidade contrastada em um pedaço de papel fotográfico.
Qualquer imagem que vemos, é capaz de nos transmitir diversos sentimentos e emoções que colabora com a construção de pensamento e ações que definirão um ato.

Devido à ligação da fotografia com os meios digitais, essas teorias psicológicas se tornam ainda mais evidentes quando o assunto é fotografia para vendas.

É tudo uma questão de cultura visual

A frase “Uma imagem vale mais do que mil palavras” nunca esteve tão certa!
Por mais que possa soar clichê, se torna algo muito verdadeiro quando o assunto é empreendimento online.
Uma boa fotografia é capaz de chamar a atenção do seu público e garantir que veja os mesmos benefícios que você vê em seu produto.

O nosso cérebro está programado para captar e guardar memórias e informações que podem ser transmitidas pela comunicação não-verbal, agindo assim de maneira mais rápida do que a comunicação verbal. Quando visualizamos uma imagem, o nosso processamento é muito mais rápido de digerir, tornando as respostas mais velozes.

Portanto, brigar com a ciência nesse sentido pode parecer uma grande perda de tempo, mas o que podemos afirmar que não é perda de tempo e que trará grandes resultados, é a fotografia de boa qualidade em sua loja.

A experiência da fotografia antes do toque

Assim como você escuta o som de uma latinha abrindo em conjunto com o som efervescente de um refrigerante e lembra da Coca-Cola, ou faz aquele “Aaaah..” e lembra da propaganda da Sorriso… as marcas manifestam diversas publicidades musicadas e imagens que fazem referências às suas marcas que acabam fixando no nosso cérebro de maneira inconsciente.
Responda: Se você ver um urso polar no meio de um local com diversas luzes de Natal e segurando algo, qual a primeira referência de marca que você lembra? Pois é, a Coca-Cola.

Esta técnica comunicativa chamada Agulha Hipodérmica, faz toda diferença nos meios midiáticos e nos ajudam ainda mais a entender toda essa ideia.

A fotografia auxilia o consumidor a “experimentar” o produto antes mesmo do primeiro toque, o que pode influenciá-lo no momento da compra e evitar as taxas de devolução.
No entanto, quando uma fotografia de baixa qualidade é postada nas principais redes de venda, faz com que, além de o anúncio se tornar um tanto falso, ele frustre seus consumidores.

Mas por que as fotografias acabam aumentando as taxas de vendas das lojas?

Pense no seu site como uma vitrine. Qual o grande conceito da vitrine? Demonstrar os seus produtos para atrair os consumidores, certo?! Portanto, todo cuidado ainda é pouco para obter um julgamento positivo e ser o futuro alvo daquele comprador.

Muitos negócios ainda utilizam os bancos de imagem para realizar as suas postagens dentro de suas redes, porém, no que diz respeito aos resultados, há muito a se considerar. Os compradores atuais se demonstram cada vez mais resistentes à fakes, ou seja, começa a ser bastante difícil enganá-los diante de uma imagem, e se portam de forma mais seletiva, fazendo com que muitos esforços sejam redobrados para chamarem a devida atenção.

Nas empresas de maior porte, lembramos o quanto investem em marketing e publicidade para que os seus produtos alcancem o maior público possível e gerem bastante influência no mercado, e sempre nestes projetos de marketing e publicidade, a fotografia está presente.

Quando uma imagem de um produto é lançada nas redes ou em um local apropriado para a venda, como um site, a intenção dela é transmitir sensações de segurança, desejo e mobilidade, já que os produtos e serviços atuais acabam requisitando muito mais tecnologia.

O que fazer na hora de contratar um fotógrafo para sua loja online?

É a primeira vez que você contrata esse tipo de serviço? Parabéns!
Você a partir de agora começará a divulgar os seus produtos com mais profissionalismo e cuidado. Antes de partir para a escolha do profissional, vamos conversar sobre alguns pontos que você precisa saber?

Qual é a média do preço de serviço com esses profissionais?

Com certeza, até este ponto você já entendeu a importância da utilização de fotos profissionais em seu site.

Não existe um preço em específico para as fotografias. Todo fotógrafo possui seus próprios preços, portanto, é impossível mensurar os valores para ajudá-los nesta busca, mas é importante ter alguns requisitos em mente no momento da procura:

O fotógrafo possui um portfólio?

Com o portfólio em mãos, é possível entender quais os seus principais nichos e qual a qualidade do serviço do fotógrafo.

Ele está familiarizado com fotografia de produtos?

Na profissão existem vários nichos onde demandam bastante conhecimento, portanto, não espere  que todos os fotógrafos tenham a mesma ideia de combinação de cores, arrumação da peça, etc.

Achar um fotógrafo que já esteja familiarizado com este tipo de trabalho, já é meio caminho andado.

Ele possui um pacote fotográfico?

Todo fotógrafo cobra pelo tempo da sessão e quantidade de fotografia, então se ele tiver um pacote com um número exato de fotos, pode te ajudar a organizar melhor os produtos que serão fotografados e os que você quer que tenha mais ênfase na loja.

Não está pronto para investir em um fotógrafo no momento? Então, mãos à massa!

Está tudo bem em não conseguir contratar um fotógrafo para a sua loja neste momento, porém, existem algumas regras de fotografia que você precisa saber para que não fiquem feias e sem qualidade no momento de subir no site e redes.

Mesmo que você já seja familiarizado com as fotografias pelo celular, é importante ter em mente que além das qualidades, a luz, o ambiente e a posição pode te ajudar a transformar a sua foto em uma semi-profissional!

Para te auxiliar, confira essas dicas importantes e que farão toda diferença no momento de partir para os flashs!

As fotografias do seu produto  representam o seu negócio

Fotos que possuem baixa qualidade e que não têm os cuidados necessários podem acabar influenciando os seus compradores a pensarem que a sua marca não tem o devido cuidado e comprometimento com o seu negócio, comunicando um descaso perante a sua reputação.

Quando temos o cuidado de demonstrar melhor o nosso produto ou serviço, isso se torna um convite para ingressar em todas as redes que você esteja e conhecer ainda mais o que você oferece.

Se assimilarmos com a mentalidade visual das pessoas, veremos ser praticamente a mesma coisa, quer ver?

Quando você está na rua e vê uma pessoa muito mal vestida, mal cuidada e sem higiene, qual o seu primeiro pensamento com relação a isso?

Mesmo que isso acabe sendo tóxico, já que existe tanto julgamento, devemos entender que no mundo do empreendimento, ainda mais de forma online, isso acontece bastante e faz com que os compradores fiquem ainda mais seletivos no momento de escolher seus produtos.

Eu preciso ser um profissional de fotografia?

Atualmente, com as evoluções de câmera dos celulares, é possível tirar boas fotos e deixar a sua loja muito mais bonita e atraente para o público.

Esse avanço tecnológico nos possibilitou ser muito mais móveis, nos desprendendo de câmeras e computadores pesados.

Mesmo que a câmera ainda tenha uma resolução infinitamente melhor do que um aparelho telefônico, é importante perceber o momento certo de pedir a ajuda a profissionais de fotografia. Até porque, não é pelo fato de você ter um negócio que você tem que ter dinheiro para investir em tudo, certo?! Tudo precisa ser realizado com calma e bem pensado para que não haja problemas futuros.

De início, se não for possível investir na fotografia profissional, você pode utilizar o seu celular sem problemas!

Tome cuidado no momento transferir  a imagem

Quando passamos a imagem do nosso celular para o nosso computador da forma incorreta, a qualidade é reduzida drasticamente, fazendo com que a imagem fique um pouco granulada.

Para que essa transferência seja feita de forma correta, é importante que você possua um cabo USB e transfira-as para uma pasta do Drive ou do seu computador.

Antes de colocar as fotos em qualquer plataforma, cheque o tamanho correto requisitado pelo site/rede

Sendo um dos pontos mais importantes e muitas vezes ignorado, as plataformas que costumamos usar possuem requisitos mínimos de imagem para ela ficar exatamente da maneira que foi tirada, sem reduzir a sua qualidade.

Confira agora as resoluções requisitadas para uma postagem mais profissional:

• Feed Instagram: 1080 x 1080 (imagem quadrada) ou 1080 x 1350 (imagem retangular vertical)

• Stories Instagram: 1080 x 1920

• Upload em outras plataformas: 640 x 480 (imagens retangulares) ou 640 x 640 (imagens quadradas)

Verifique a resolução na configuração da câmera

Quando compramos um smartphone novo, eles tendem a vir com algumas configurações desativadas, como no caso das opções de resolução de câmera. Como a maior parte dos smartphones atuais possuem uma resolução em HD ou 4K nas configurações da câmera, ativá-las será um diferencial enorme, portanto, não esqueça de verificar as configurações da sua câmera antes de começar a tirar as suas fotos!

Os ângulos e o zoom

Quando estamos querendo descobrir mais sobre um produto, é muito comum darmos uma olhada na foto para conseguir enxergar melhor os seus detalhes. Por isso, é importante que algumas fotos possuam um zoom de qualidade que consiga demonstrar as minúcias e particularidades e entre outros detalhes visuais que podem ser importantes e persuasivos no momento da compra.

Então, deixe a sua criatividade fluir e encontre ângulos interessantes para demonstrar todo o potencial do seu produto para os seus futuros compradores.

Saiba quando utilizar o flash

Em ambientes um pouco mais escuros, o flash consegue se sobressair melhor, porém, quando está em um local devidamente iluminado, a utilização do flash é desnecessária, podendo deixar sua imagem com aspectos amadores.

Procure um ambiente claro

Um ambiente claro consegue promover uma melhor visibilidade nas fotos, demonstrando ainda mais a naturalidade do produto durante o dia, que é exatamente o que seus futuros compradores precisam saber antes de comprar.

Para conseguir uma ambientação assim, sempre tire fotos a favor da luz e mantenha o seu flash sempre desligado.

Quando o ambiente não for claro o suficiente, as famosas ring lights podem te ajudar! Com elas, é possível fazer diversas alterações de fundo, o que dá ainda mais vivacidade para o produto fotografado.

O cenário perfeito

A escolha de cenário vai muito de acordo com o seu nicho, portanto, escolha o produto e decore em volta para parecer ainda mais bonito e atrativo do que já é. Mas tome muito cuidado!

Exagerar nas decorações pode deixar a foto com muita informação, tirando o foco principal da fotografia, o seu produto.

Preste atenção no enquadramento

Lembre-se de que você não está tirando uma selfie e sim uma foto de produto, portanto, é importante sempre deixar o enquadramento perfeito!

Além disso, manter o seu celular de maneira horizontal pode te ajudar a captar os cenários à sua volta e ajuda em um melhor enquadramento quando a imagem é vista em uma TV ou computador.

Acessórios especiais podem te ajudar

Atualmente os acessórios para celular são encontrados facilmente em diversas lojas e barracas especializadas em capas e entre outros acessórios. Tripés, suportes, mini ring light e lentes podem te ajudar a deixar a sua fotografia ainda mais profissional.

As lentes, em especial, dão um efeito completamente diferente nas suas fotos, seja no momento do zoom ou com pequenas distorções, como a olho de peixe.

A foto profissional ajuda nas atividades de SEO

Você sabe o que é SEO?

Se você possui um site, então pode ter certeza que você já tem ele em suas mãos e precisa começar a utilizá-lo a favor do seu negócio!

SEO é um mecanismo de busca que auxilia na otimização estratégica de elementos do seu site a fim de procurar melhores desempenhos e resultados pesquisados pelos usuários, ou seja, com as estratégias corretas, ele te coloca em evidência em comparação com os outros sites do mesmo nicho.

Isso é interessante, não?!

Cada imagem que você sobe em seu site gera uma tag que pode ser facilmente atribuída a um assunto desejado, assim como fazemos no Instagram com as hashtags. Esse sistema de busca de palavras-chave, ajuda a deixar o seu produto ainda mais famoso e com grandes taxas de venda.

As imagens fazem parte do seu conteúdo midiático

Assim como providenciamos alguns conteúdos específicos para o nosso nicho dentro do nosso Instagram, é importante lembrar que essas mesmas imagens também podem ser assimiladas a esses conteúdos, tornando a sua campanha com ele muito mais eficaz do que colocando somente  na sua loja online.

As imagens tiradas do produto, podem ser facilmente assimiladas com fotos de feedback de cliente usando o mesmo, o que gera bastante curiosidade para quem ainda não o adquiriu.

Sair um pouco das clássicas fotos de produtos, ou seja, dos fundos em branco, é importante para mostrar o seu uso no dia a dia.

Não dispense ajuda dos aplicativos

Existem vários aplicativos que podem te ajudar a alterar diversas configurações da sua foto, como o aplicativo móvel do Photoshop e Lightroom, que são programas normalmente usados para edição de fotos no computador.

Nestes programas, é possível deixar a sua foto com mais contraste, dando destaque às partes mais importantes, alterar brilho, etc.

Além disso, é possível adicionar filtros às suas fotos, porém, não deve ser um passo obrigatório, já que a intenção da fotografia é mostrar o produto como ele é.

VSCO (Android / iOS)

O app VSCO traz um número considerável de filtros e as configurações necessárias para edição, como contraste, brilho, temperatura e correções de imagem.

Garante uma ótima qualidade da fotografia após o tratamento e é gratuito para Android ou IOS.

Snapseed (Android / iOS)

Para quem gosta de edições avançadas, nele existe a possibilidade de criar um filtro único e personalizado. O app também contém o básico de edição, como corte, aplicação de molduras e efeitos. Ele foi desenvolvido pelo  Google e é famoso pela sua qualidade profissional. Também gratuito.

Adobe Photoshop Express (Android / iOS)

O app promete trazer todos os recursos do Photoshop para a tela do seu celular, a fim de que o processo de edição seja mais rápido e intuitivo.

Possui um diferencial na seção de filtros automáticos que identificam o que melhor se aplica à sua imagem.

Adobe Photoshop Lightroom CC (Android / iOS)

É recomendado para os profissionais da fotografia ou para quem deseja se tornar profissional.

Possui uma simplicidade de navegação, mesmo com suas incontáveis ferramentas.

Ele também é  um dos únicos que é compatível com arquivos RAW, formato utilizado por profissionais da área.