Pular para o conteúdo

Como preparar a sua loja para a Black Friday

black-friday

A Black Friday é o termo americano usado para identificar as vendas realizadas na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças. Nesse dia, grandes varejistas e lojas online oferecem descontos que podem chegar a 80%. Aqui no Brasil usamos essa data também, apesar de não termos esse feriado em nossa cultura, porém, algumas lojas estendem a promoção por todo mês de novembro. A ideia principal da ação é oferecer produtos com preços bem abaixo da média, com descontos em quase todos os setores nas lojas físicas ou virtuais.

A primeira edição no Brasil ocorreu em 2010, quando o site Busca Descontos reuniu várias lojas com a finalidade de oferecer promoções imperdíveis; desde então, cada vez mais brasileiros consideram a data uma oportunidade para fazer ótimos negócios.

A expectativa da Black Friday para 2022

A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2022, mesmo com a atual crise e inflação, a data, confirmada para 25 de novembro de 2022, será uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.

As vendas no e-commerce batem recorde a cada nova edição da Black Friday, impulsionadas pela confiança dos consumidores que segue aumentando. Um levantamento indica que o percentual de pessoas que não acreditam na veracidade dos descontos reduziu de 38% em 2017 para 35% em 2018.

De acordo com um estudo realizado pelo Google em 2017, confirmou que o brasileiro já enxerga a data de maneira positiva e a pesquisa mostrou que 55% dos participantes usaram termos positivos, como #descontodeverdade, enquanto apenas 8% citaram o termo #blackfraude.

Isso já demonstra que aproveitar a Black Friday deixou de ser questão de escolha. Trata-se de uma obrigação para as lojas virtuais que desejam aumentar seu faturamento no fim de ano. A data da Black Friday 2022 deve permanecer marcada no seu calendário anual e na sua mente.

Por isso, queremos que você sempre mantenha sua loja bem configurada e atraente, para ter sucesso nessa e em todas as outras datas importantes para seu negócio. E se você ainda não começou, ou não sabe como preparar a loja virtual para a Black Friday, não se preocupe, porque preparamos dicas valiosas para te ajudar.

1) Crie conteúdos de divulgação e comunicação para as promoções

Se você está iniciando sua loja virtual, competir por melhores preços não deve ser seu objetivo, porque não vale a pena lutar por preços e acabar com sua margem de lucro logo no começo. Sendo assim, prefira usar outras estratégias que você já tem, como a criatividade, por exemplo.

Sugerimos que planeje sua estratégia de marketing e comunicação para a Black-Friday com pelo menos algumas semanas de antecedência. Você pode criar conteúdos como banners, tanto para a loja quanto para as redes sociais.

Invista em divulgação, seja por meio das redes sociais e propagandas locais; o e-mail marketing é um procedimento com maior retorno do investimento, visto que os custos destas campanhas são baixos e pode segmentar a sua lista de contatos e avisá-los sobre as promoções para a Black Friday.

O importante é seu cliente saber que você está participando e que sua loja espera por ele com várias promoções incríveis e imperdíveis.

2) Pense em uma pré-campanha

Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado.

Sim! Essa ação pode render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday.

Ter esse “esquenta”, apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes e imperdíveis, torna seu negócio mais reconhecido e com boas chances de aumentar a base de clientes.

Um aspecto importante é a forma como a pré-campanha será realizada, já que um impacto negativo resulta na visão que o público tem sobre o e-commerce, sendo assim, para reduzir

esse risco, opte por uma ação próxima da Black Friday 2022 para que o consumidor associe esses dois eventos e a campanha alcance o resultado planejado.

3) Prepare seu estoque para atender as demandas

Se você está procurando dicas sobre como preparar sua loja virtual para a Black Friday, importante não esquecer do estoque. Nada pior do que o cliente comprar um produto que não esteja disponível na loja, isso o deixará decepcionado e poderá impactar negativamente sua imagem no mercado.

Faça um levantamento com antecedência e realize uma previsão das vendas. Analise e separe os produtos que estarão em promoção e se a loja tem demanda suficiente no estoque, se possível entre em contato com os fornecedores antes da Black Friday e veja se eles possuem capacidade de entrega para a data.

4) Reforce a infraestrutura e verifique a plataforma

Lembre-se que a Black Friday é sinônimo de muitos acessos na web, por isso, reforce sua infraestrutura digital para que a loja permaneça no ar durante os picos de vendas.

Além disso, a escolha da plataforma também é fundamental. Verifique se a sua será capaz de atender todas as necessidades no grande dia e esteja preparado.

Na loja física, é sempre importante estar organizado para receber muitas pessoas, seja com uma equipe preparada e bem treinada, como também a quantidade de caixas para atender todos os clientes e fazer que não desistam das compras, por não conseguir atender todo mundo.

5) Prepare sua vitrine

Prepare uma vitrine chamativa e sinalize com banner para mostrar aos seus clientes que você está participando da Black Friday, claro que expondo isso de uma maneira criativa e bonita para que não fique sem sentido e fuja da proposta.

É interessante também sinalizar no interior da loja quais produtos são da Black Friday, melhor ainda se tiver um setor sinalizado com uma cor diferenciada só para essas promoções.

6) Treine sua equipe de atendimento

Uma das dicas mais importantes sobre como preparar sua loja virtual para a Black Friday é a respeito do atendimento. Lembre-se que, com as vendas, também surgirão clientes com dúvidas e contar com uma equipe competente e preparada para atendê-los é peça-chave para o sucesso.

Além disso, depois da venda o lojista deverá entregar o produto adequadamente, por isso, planeje sua logística e execute seus processos de pós-venda da melhor forma possível.

7) Muito cuidado com as más práticas

Muitos varejistas acabam utilizando a Black Friday negativamente e em vários casos, em vez de ser uma data onde o empreendedor oferece descontos e consegue um alto volume de vendas, ela se torna uma fraude.

Em alguns e-commerces e lojas físicas, os comerciantes aumentam os preços alguns dias antes para dar “descontos” na Black Friday, portanto, cuidado com as más práticas.

8) Coloque preços com descontos reais

É importante ser justo e transparente com seus clientes, por esse motivo sempre ofereça descontos reais em sua loja, isso porque geralmente, os consumidores esperam essas datas especiais para comprarem um produto que já viram antes e estão atentos às alterações de preços que você fez.
Além dos descontos em seus produtos, você também pode oferecer promoções por quantidade de compra, 3×2 e 2×1, cupons de descontos e muitos outros.

9) Fique atento ao frete, prazo de entrega e meios de pagamentos

Esses três assuntos aqui tratados são muito importantes durante a Black Friday: o frete, o prazo de entrega e os meios de pagamentos. No que tange ao frete, ele deve ser estratégico. Faça parceria com distribuidoras e tente combinar valores menos rígidos para a Black Friday, pois, quando eles estão altos afastam o consumidor. Oferecer frete grátis para as regiões que mais compram com sua loja também é um ótimo gatilho para conversão. Apenas faça as contas para não ter prejuízo ao cobrir este valor.

Em relação ao prazo de entrega, o cuidado é respeitá-lo. Atrasos geram grandes desconfortos nos clientes, portanto, não podem acontecer; por precaução, também recomendamos que adicione alguns dias extras ao prazo de entrega dos produtos, isso porque pode acontecer da sua demanda durante a Black Friday ser alta e não conseguir enviar todos os pedidos no mesmo dia; pode ocorrer do prazo de entrega se estender por causa da data comemorativa.

Quanto às condições de pagamentos, a realidade financeira das pessoas é muito diferente no Brasil atualmente. Por isso, oferecer diferentes meios de pagamentos aumenta a possibilidade de que o consumidor compre com você.

Os mais tradicionais são com cartão de crédito, boleto e pagamento à vista. Caso queira inovar, pode pensar em aplicativos de pagamento, que fornecem cashback e estão sendo muito utilizados, e até no recebimento via PIX.

10) Atraia clientes que já estão pesquisando produtos

Prepare-se o quanto antes para as vendas da BF e avise aos clientes e visitantes sobre as promoções que vão rolar na loja. Muitas pessoas se antecipam e já estão planejando suas compras para as festas de fim de ano, portanto, divulgue seus produtos de modo a atrair a atenção de clientes que estão em busca de ideias para presentes de Natal.

Atenção durante a Black Friday

Depois da Black Friday

Agora que a Black Friday terminou, o que fazer?

Fidelize clientes sazonais: a Black Friday terminou, mas seu relacionamento com os clientes não precisa acabar. Depois de conquistar novos clientes durante uma temporada aquecida de vendas, que tal cultivar sua relação com eles?

Utilize sua marca para interagir com os clientes ao longo do ano, seja pelas redes sociais ou via mensagens de pós-venda.

Avalie seus pontos fortes e fracos: a temporada de vendas também é ideal para aprender com as próprias falhas e êxitos. Essas lições e aprendizados valem mais do que qualquer rendimento obtido durante esse período, por isso é tão importante monitorar e manter um registro de cada ação para você entender o que funcionou e o que poderia ter sido melhor.

Registre suas estratégias na Black Friday para uma análise posterior, porque além de servir como referência para o próximo ano, esse material sinalizará o que deu certo e ajudará você a continuar no caminho do sucesso.

Aproveite a Black Friday!

Preparar, planejar e arregaçar as mangas quanto antes, são as sugestões para arrasar na Black Friday 2022! Esses principais pontos que mencionamos merecem sua atenção, mas certamente você conhecerá muitos outros que te ajudarão a enfrentar a próxima temporada de vendas com muita disposição e otimismo.

Encare como um grande aprendizado se esta for sua primeira Black Friday, mantenha o foco e pense grandioso, mas sem criar expectativas irreais para o seu e-commerce. Finalmente, esperamos que nossas informações auxiliem sua loja a percorrer um caminho de vitória e sucesso neste novembro e nos próximos.