O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil no dia 12 de junho, foi criado com um fim comercial, para movimentar as vendas no primeiro semestre, que costumavam reduzir em junho, após o Dia das Mães.
Credita-se sua invenção ao publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo. A ideia teria nascido em 1948, como resultado de uma campanha para a loja Exposição Clipper.
A escolha do dia teria relação com a celebração de Santo Antônio, que acontece no dia seguinte, 13 de junho, devido à sua fama como santo casamenteiro. No ano seguinte, várias outras lojas já haviam adotado a data, que posteriormente tornou-se uma celebração nacional.
Sendo a última grande data comemorativa do semestre e dependendo do seu segmento, esse dia pode ser perfeito para trazer contas para o azul ou ajudar a melhorar os resultados que já estão perfeitos!
Algumas datas do ano são sempre muito esperadas pelos consumidores e, principalmente, pelos lojistas que assim como o Dia das Mães, Black Friday, Natal, movimentam muito o comércio, sendo o Dia dos Namorados uma das mais esperadas.
É evidente que as marcas do varejo virtual desempenharam um papel fundamental nesse período, representando as pessoas queridas e celebrando os apaixonados.
Você pode organizar a sua loja para o Dia dos Namorados entendendo o perfil do seu cliente, cuidando da segurança no momento das vendas, planejando suas ações com antecedência, montando a logística e tendo uma boa estratégia de precificação.
Para te ajudar na organização dessa data tão especial, elaboramos esse artigo com diversas sugestões para você preparar a sua loja online para fazer ações incríveis, e é claro, vender muito neste Dia dos Namorados! Vamos lá?
Atalhos do conteúdo
Entenda o perfil do seu cliente no Dia dos Namorados
Sempre falamos aqui da importância de conhecer bem a sua persona, pois quem conhece seu cliente tem uma grande vantagem competitiva. Isso porque, embora existam categorias campeãs de procura no Dia dos Namorados, como eletrônicos, livros e perfumes, praticamente quase todos os nichos podem se beneficiar da celebração, sendo tudo questão de compreender o perfil do seu cliente.
Entretanto, existe um ponto muito importante a ser considerado no Dia dos Namorados: na grande maioria dos casos, quem realizará a compra não é a mesma pessoa que consumirá o produto. Por isso, muito mais do que entender a persona tradicional do negócio, é preciso compreender como o real comprador raciocina. Parece difícil, mas não é.
Um exemplo são as lojas de itens esportivos. Em vez de concentrar a publicidade exclusivamente nos apaixonados por esportes, também é necessário pensar que a pessoa que presenteará esse item pode não entender tanto desse tema assim.
Por isso, investir em descrições detalhadas dos produtos, explicando de maneira clara os valores agregados deles, é fundamental.
Imagine um consumidor que não compreende nada de tecnologia, mas que namora alguém especialista no assunto. Não adianta só dizer que o processador do celular é A ou que ele tem a função B. É essencial demonstrar claramente que aquele é o presente ideal para quem ama smartphones.
Como vender com segurança
Os períodos de aumento das vendas são excelentes oportunidades de atrair novos clientes para o seu negócio.
Mas para que isso seja possível, é necessário que você ofereça uma ótima experiência de compra para os seus clientes. Sendo assim, é fundamental que você tenha um site que ofereça segurança para os clientes na hora da finalização da compra.
Como sabemos, problemas como fraudes de cartão de crédito e roubo de informações podem não só causar enormes prejuízos, como comprometer definitivamente a confiança que os consumidores têm com a sua marca.
Além de adotar as precauções, como certificados de segurança e gateways de pagamento confiáveis, escolher uma plataforma de e-commerce capacitada para esse tipo de situação e que ofereça suporte técnico, nesses casos é fundamental.
Planeje suas ações de Dia dos Namorados com antecedência!
As pessoas já começam a pesquisar, buscar informações e pensar nos presentes com alguns dias de antecedência, outras, com semanas, até, por isso, programe suas ações e suas campanhas para bem antes do dia 12 de junho.
E como estamos falando de ações e planejamento, recomendamos, principalmente em datas comemorativas, redobrar a atenção às suas estratégias de marketing!
Entenda o que funcionou e o que não funcionou até o momento, seja criativo, elabore, crie, pense em algumas promoções e, principalmente, saia do óbvio, em relação ao que os concorrentes estão fazendo.
Não esqueça que até o Dia dos Namorados, você dividirá a atenção com inúmeros concorrentes, por isso, seja preciso responder à seguinte pergunta: “por que motivo o cliente deve comprar comigo?”
Avise seus clientes sobre as promoções especiais
De que adianta preparar várias promoções especiais para o Dia dos Namorados se você não avisar às pessoas, tanto os clientes antigos ou o público que deseja atingir, para conhecer a sua loja?
Conquiste o coração das pessoas, usando a empatia com seu bolso. Ofereça descontos ou, se não puder baixar muito seus preços, tente outros métodos de promoção.
Por isso, invista em publicidade, utilize suas redes sociais para promover suas ofertas e interagir com seu público, seja pelo site, Facebook, WhatsApp e Instagram, por exemplo. Trace uma estratégia tendo como foco o cliente que deseja trazer até você. Entretanto, não esqueça: é essencial certificar-se de que as mensagens estão chegando aos clientes da maneira adequada.
Personalize sua loja para a ocasião
Elabore, crie e invista em uma atmosfera romântica na sua loja virtual, utilizando elementos visuais relacionados ao Dia dos Namorados, como imagens românticas, cores temáticas e banners personalizados. Esses cuidados ajudarão os visitantes a se envolverem, despertando o interesse por seus serviços ou produtos.
Tenha uma boa estratégia de precificação para essa data especial
Esse é um momento em que muitos lojistas cometem vários erros. As datas comemorativas resultam verdadeiras guerras de preços e é importante ter muita cautela para não cair na tentação de oferecer mais do que se pode.
É bem comum que as grandes empresas apostem em procedimentos bem agressivos de vendas nesse período, tentando conquistar novos consumidores de qualquer maneira. Porém, é necessário avaliar se o mesmo pode ser feito no seu e-commerce.
Uma dica é oferecer o frete grátis, para algumas regiões ou por algum valor mínimo de compra, ajudando a estimular o cliente a comprar na sua loja, sem você necessariamente ter que entrar em uma verdadeira batalha de preços com os concorrentes.
Foco na experiência do consumidor!
Se você está buscando dicas e sugestões sobre como preparar sua loja para o Dia dos Namorados, aqui vai um insight poderoso: aproveite a data e fidelize seus clientes!
SIM! Um trabalho realizado com atenção e cuidado servirá para fazer com que muitas pessoas tenham um primeiro contato com o seu e-commerce e se a experiência de compra for excelente, por que não voltariam?
Forneça um atendimento personalizado, seja gentil e rápido na hora de tirar dúvidas, passe as informações simples e claras, não atrase as entregas, trabalhe com embalagens personalizadas e se possível, distribua brindes aos seus compradores (quem não gosta de receber um mimo?).
Tudo isso ajudará a encantar os clientes que, daqui a um mês ou um ano, voltarão a precisar e comprarão os seus produtos.
Planeje a logística para a sua loja
Lembre-se que em datas comemorativas, não é somente a sua loja que terá um aumento significativo nas vendas. Por isso, é muito comum que nesses períodos ocorram atrasos na entrega e outros problemas de logística, devido ao grande volume de pedidos.
O maior segredo para evitar esses transtornos, é o planejamento. Assim, estabeleça previamente parcerias com transportadoras e, se necessário, contrate alternativas extras para essa época, como motoboys, por exemplo.
Lembre-se que esse investimento se converterá no aumento da satisfação do seu cliente, que receberá o seu produto no prazo estipulado. E nas datas especiais, esse fator é ainda mais essencial, porque um atraso inesperado pode fazer com que a pessoa passe a celebração sem presente, frustrada, causando grande insatisfação e afetando a reputação da sua marca.
O controle de estoque é essencial
Quando o assunto é controle de estoque existem uns pontos que podem ser extremamente prejudiciais para a sua loja: a ausência de produtos e a sobra deles após o fim do pico de vendas.
Por isso, é necessário utilizar os dados históricos das suas vendas sobre os produtos que costumam ter mais saída nessa data, para não faltarem, frustrando o comprador e fazendo com que ele escolha o concorrente.
Além disso, tenha atenção aos fatores externos como a situação econômica do país. Esse aspecto prejudica o poder de compra das pessoas, alterando o ticket médio, fazendo com que um ano seja bastante diferente do outro. Assim, é preciso analisar os fatores internos e externos, evitando, com isso, prejuízos para o seu negócio.
Lembrete: planeje bem o seu estoque com antecedência e, se for o caso, faça novos pedidos de produtos que, por experiência, deverão ter mais saída.
Como lidar com as trocas e devoluções no Dia dos Namorados?
As trocas e devoluções dos produtos costumam ser uma grande preocupação para clientes e lojistas nas lojas online. Mas essa situação não precisa ser uma experiência traumática para nenhuma das partes e sim uma ótima oportunidade de fidelizar esse cliente.
Por isso, é necessário que a sua loja tenha uma boa política de trocas e devoluções. E além de ter uma boa política, é essencial que ela seja bem clara para os seus clientes, sendo uma ótima estratégia, estender o prazo de troca para o seu cliente. Esse procedimento deixará o comprador mais confiante e satisfeito, em comprar na sua loja.
Invista em anúncios pagos no Dia dos Namorados
Atualmente, investir nos anúncios nas redes sociais, passou a ser um item básico, para quem possui uma loja online, sendo possível estar onde o seu público-alvo verá você. Os anúncios pagos são uma maneira eficaz de direcionar o tráfego para o seu empreendimento online durante o Dia dos Namorados.
Utilize plataformas como o Google Ads, por exemplo, e as redes sociais para segmentar seu público-alvo com precisão, criando anúncios com imagens visualmente interessantes e atraentes, além de chamadas eloquentes. Sempre monitorando o desempenho, fazendo ajustes, quando necessários e otimizando os resultados obtidos.
Faça parcerias com outros segmentos
Considere criar parcerias com outros negócios relacionados ao Dia dos Namorados, como floristas, hotéis, restaurantes ou spas.
Isso permitirá que você ofereça pacotes promocionais ou descontos exclusivos, atraindo um público maior, aumentando suas vendas.
Organize cuidadosamente, o seu pós-venda
O pós-venda é tão importante quanto a pré. Isso porque se você não cuidar dos seus clientes depois da negociação, eles talvez não voltem ou não falem do seu negócio para as outras pessoas.
Esses cuidados incluem desde os e-mails parabenizando pelo aniversário, ao suporte no momento da dúvida ou troca dos produtos. Se você deseja que os clientes fiquem disponíveis para você, esteja disposto a qualquer suporte para ele depois da compra.
Você consegue uma pós-venda eficiente se mantiver o cadastro dos seus clientes, produtos, serviços e vendas sempre atualizados.
Dessa maneira, você consegue identificar o cliente e suas compras, podendo manter uma boa relação posterior, analisando quais novas ofertas podem ser interessantes para ele ou conferir se a solicitação de troca está ocorrendo no período planejado.
Empresas novas surgem todos os dias, ter sucesso e vitórias não depende apenas de realizar seu trabalho corretamente. É imprescindível buscar o diferente, criar, inovar, mostrar o seu objetivo aos clientes, não tendo receio de arriscar.
Não perca mais tempo e comece a trabalhar as estratégias, estando preparado para colher os frutos de vendas com muito êxito!
O amor e o romantismo estão aí, envolvendo os casais apaixonados. Planeje muito para que seu negócio seja perfeito para que eles encontrem seus presentes e lembranças inesquecíveis.
Boas vendas e sucesso!