Pular para o conteúdo
criar-loja-roupas-infantis

Como montar uma loja online de roupas infantil

    As crianças crescem de maneira acelerada. Por causa disso, é sempre necessário que os pais reponham as peças perdidas comprando ou trocando as peças antigas por outras novas.

    O mercado de moda infantil é um mercado de alta demanda, tendo um crescimento registrado de 6% ao ano, segundo a ABIT (  Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção ).
    Você já pensou em começar a trabalhar nesse segmento?

    Se já pensou ou está buscando mais informações sobre esse mercado e sobre como montar uma loja de roupas infantil, continue lendo e confira nossos tópicos abaixo.

    Conheça bem o mercado que você pretende investir

    Antes de investir e montar a sua loja online de roupas infantil,  é importante conhecer as vantagens e os riscos desse segmento.
    Analise os tópicos a seguir:

    Qual faixa etária você pretende atender?

    Mesmo com foco no público infantil, ele ainda é muito amplo.
    É preciso ter em mente qual faixa etária dentro desse segmento você deseja abraçar. Você focará apenas em bebês? Vai trabalhar com crianças maiores?
    Ou ainda, irá se especializar desde recém-nascidos até pré-adolescentes?

    Qual a renda média do seu público-alvo almejado?

    Depois de escolher a faixa etária, é importante pensar em qual cliente irá focar. Qual será a renda-média dos público que você pretende vender?
    Isso é fundamental ser definido previamente, pois o seu produto deve estar condizente com o poder aquisitivo do seu potencial cliente.
    Além disso, também é importante conhecer o seu estilo de vida. O que essa criança faz, onde frequenta, quais são as atividades dela, entre outras informações sobre a rotina do seu público.

    Quais canais de venda são os principais entre eles?

    Pesquise também onde o seu público alvo costuma realizar suas compras.
    Ele tem o hábito de comprar em lojas on-line ou locais físicos?
    O público que fará a compra é jovem ou possui idade? Eles têm o hábito de pesquisar produtos em redes sociais? Caso positivo, em quais redes sociais eles estão presentes?

    Qual o produto que você pretende vender?

    Dentro do segmento infantil há diversos nichos. Você pode trabalhar com meninas, meninos, ambos os sexos, roupas casuais, moda festa, moda praia, acessórios, entre vários outros segmentos.
    É importante escolher o nicho que você deseja focar.

    Há mercado para o produto que você deseja vender?

    Após escolher o seu nicho, verifique se há mercado para o produto que deseja vender. O mercado está saturado ou há procura? Quem são os seus concorrentes? O que eles vendem e como estão inseridos no mercado?

    Estude a concorrência

    De forma madura, pesquise e estude a sua concorrência. É sempre possível e importante aprendermos com quem está a mais tempo no mercado.
    Crie um ritual em sua rotina e em datas específicas do mês, conheça mais a fundo o seus concorrentes, seus produtos, o que eles estão fazendo, as novidades e lançamentos, sua comunicação e principalmente, como eles estão posicionados no mercado.

    Tente entender também as estratégias utilizadas por eles.
    Uma boa forma de fazer esse estudo e pesquisa é através das redes sociais.

    Com esse estudo realizado, analise pontos em que sua loja online precisa melhorar, pontos fortes em relação aos concorrentes e como você poderá se diferenciar deles no meio do mercado.

    Defina seu mix de produtos

    Antes de tudo…você sabe o que é um mix de produtos?
    Mix são todos os produtos que uma marca possui. É o que a marca tem para oferecer aos seus clientes.

    O mix de produtos da sua loja online precisa ser estratégico, pois isso pode fazer toda a diferença na hora de fidelizar o seu possível cliente.
    É importante que você conheça o que seus clientes desejam encontrar ao visitar sua loja online de moda infantil. Além de oferecer uma experiência de compra mais assertiva, será possível lucrar mais, pois suas chances de conversão serão maiores, além de que você pode vender vários produtos de uma vez para o mesmo cliente.

    Conheça as tendências entre as crianças

    Quando você decide criar uma loja online para o público infantil, é provável que você precise buscar ou confeccionar produtos com algum personagem infantil específico, por exemplo.

    Para isso, é também importante que você busque a permissão do direito de imagem sob o personagem, ok?

    As estratégias são criadas para agradar o bolso e necessidade dos pais, porém, o cliente que precisa gostar do seu produto é a criança.
    Por isso, recomendamos que você conheça tudo sobre o universo infantil.

    Conheça os desenhos do momento

    Para saber qual o desenho ou personagem do momento e querido entre as crianças, conheça os canais infantis e fique atento aos que fazem mais sucesso. Conhece ou tem convivência com alguma criança da faixa etária da sua marca? Pergunte o que ela gosta e seus amigos gostam!

    De olho na internet

    Também é importante você conhecer os principais canais de youtube ou perfis nas redes sociais que as crianças assistem. É uma excelente e simples forma de se aprofundar no universo do seu público-mirim.

    Foco nas datas comerciais

    Natal, ano novo, festa junina, entre outras datas comemorativas.
    Se o seu produto fizer sentido nessas datas comerciais, que tal criar uma linha especial para essas datas?
    É uma excelente forma de aumentar seu faturamento nessas datas comerciais.

    Buscando os seus produtos

    Com o produto definido, é hora de pensar como eles chegarão em você.
    Você terá confecção própria ou irá revender os produtos de uma outra empresa.
    Independente da sua escolha, esses dois caminhos requerem alguns cuidados, como por exemplo:

    Confecção própria

    Essa opção pode ser um pouco mais complicada, pois você deverá contar com pessoas que trabalharão para você, seja costureiras, artesãs ou até mesmo, você poderá ser a pessoa que irá produzir as peças.

    Se você precisa de um produto com diferencial e exclusivo, essa pode ser a melhor opção.

    Busca por fornecedores

    Contar com fornecedores parceiros pode ser uma boa pedida quando o objetivo for qualidade e preços competitivos. Dessa forma, as chances de potencializar lucros poderão ser maiores.

    Você ainda consegue oferecer maior variedade, além de ter maior segurança ao diversificar seu estoque. Caso algum problema aconteça com um dos seus fornecedores, fica mais fácil resolver o problema, basta escolher outro.

    Tenha uma loja virtual

    Mesmo que sua loja de roupas infantil tenha um ponto físico próprio, criar uma loja online é importante para alcançar um número maior de pessoas.
    Assim você não se limita a atender somente ao número de pessoas que estão nas proximidades da sua loja física. Muito melhor, né?
    Criando uma estratégia para o digital, seu faturamento poderá ser bem maior do que atender somente a sua vizinhança.

    Por isso a importância de você ter um e-commerce nos dias de hoje.
    Além da possibilidade de atingir um número maior de potenciais compradores, seus clientes criam uma percepção de imagem  sob o seu negócio de profissionalismo e organização.

    Além disso, você também consegue automatizar as suas vendas. Ao invés de precisar fazer vendas manuais, enviando fotos de todos os produtos, preços, opções de pagamento, entre outras partes do processo, você só precisa passar o link do seu produto na loja on-line.

    Isso faz com que seu tempo fique destinado para outras tarefas, como cuidar do marketing da sua loja, por exemplo.

    Aqui na MeLoja é possível criar uma loja virtual completa em poucos segundos, tudo de forma simplificada e sem a necessidade de conhecimentos técnicos.

    Capriche na divulgação das mídias sociais

    As redes sociais são ótimas aliadas no lançamento de qualquer negócio, principalmente no caso de lojas online.

    É importante falarmos sobre isso para que você entenda como o Instagram e Facebook podem ser importantes ferramentas de venda pro seu negócio.

    Invista nos conteúdos

    Ter um bom planejamento de conteúdos te ajuda a criar postagens mais assertivas e que se comuniquem melhor com o seu público, fazendo com que conforme o tempo, os futuros leads comecem a aparecer como seguidores de grande engajamento.

    Além disso, ter uma consistência é muito importante. Você pode definir dias e horários para seus conteúdos serem postados.

    Use Hashtags

    As hashtags são palavras-chaves que são colocadas no post, onde é gerado um hiperlink que leva automaticamente aquele usuário para outras postagens referentes àquele mesmo assunto.

    A fim de gerar muito mais engajamentos e sendo usadas corretamente, podem ajudar a identificar a sua empresa, o que ela vende e a sua linha editorial para o seu público-alvo.

    Gere autoridade

    Quando falamos sobre o nosso conhecimento e de toda nossa experiência, é comum passarmos mais confiança, o que acaba refletindo 100% nas decisões de clientes que desejavam conhecer mais sobre a empresa antes da realização da compra.

    Isso gera uma sensação de confiança ao cliente, fazendo com que a sua loja online se torne uma influência ao longo do tempo.

    Por exemplo, você pode mostrar seu escritório, embalando as encomendas para entregar, os depoimentos de clientes. Isso tudo mostra como a sua loja virtual é séria e faz com que outras pessoas sintam vontade de comprar também.

    Saiba fotografar bem os seus produtos!

    Pense no seu site como uma vitrine. Qual o grande conceito da vitrine? Demonstrar os seus produtos para atrair os consumidores, certo?! Portanto, todo cuidado ainda é pouco para obter um julgamento positivo e ser o futuro alvo daquele comprador.

    Muitos negócios ainda utilizam os bancos de imagem para realizar as suas postagens dentro de suas redes, porém, no que diz respeito aos resultados, há muito a se considerar. Os compradores atuais se demonstram cada vez mais resistentes à fakes, ou seja, começa a ser bastante difícil enganá-los diante de uma imagem, e se portam de forma mais seletiva, fazendo com que muitos esforços sejam redobrados para chamarem a devida atenção.

    Procure um ambiente claro

    Um ambiente claro consegue promover uma melhor visibilidade nas fotos, mostrando ainda mais o produto durante o dia, que é exatamente o que seus futuros compradores precisam saber antes de comprar.

    Para conseguir uma ambientação assim, sempre tire fotos a favor da luz e mantenha o seu flash sempre desligado.

    Atenção ao cenário

    A escolha de cenário vai muito de acordo com o seu nicho, portanto, escolha o produto e decore em volta para parecer ainda mais bonito e atrativo do que já é. Mas tome muito cuidado!
    Exagerar nas decorações pode deixar a foto com muita informação, tirando o foco principal da fotografia, o seu produto.

    Enquadramento

    Lembre-se de que você não está tirando uma selfie e sim uma foto de produto de divulgação, logo, é importante sempre deixar o enquadramento perfeito!

    Além disso, manter o seu celular de maneira horizontal pode te ajudar a captar os cenários à sua volta e ajuda em um melhor enquadramento quando a imagem é vista em uma TV ou computador.

    Procure sempre deixar uma margem de respiro em volta do produto ao invés de uma fotografia muito fechada em cima do produto.

    Os ângulos e o zoom

    Quando estamos querendo descobrir mais sobre um produto, é muito comum ampliarmos a foto para conseguirmos enxergar melhor os seus detalhes. Por isso, é importante que algumas fotos possuam um zoom de qualidade que consiga demonstrar as particularidades e entre outros detalhes visuais que podem ser importantes e persuasivos no momento da compra.

    Logo, suas imagens precisam estar em alta resolução!

    O tamanho correto requisitado pelo site/plataforma

    Sendo um dos pontos mais importantes e muitas vezes ignorado, as plataformas que costumamos usar possuem requisitos mínimos de imagem para ela ficar exatamente da maneira que foi tirada, sem reduzir a sua qualidade.

    Confira agora as resoluções requisitadas para uma postagem mais profissional:

    • Feed Instagram: 1080 x 1080 (imagem quadrada) ou 1080 x 1350 (imagem retangular vertical)

    • Stories Instagram: 1080 x 1920

    • Upload em outras plataformas: 640 x 480 (imagens retangulares) ou 640 x 640 (imagens quadradas)