Pular para o conteúdo

Como escolher bons fornecedores para minha loja online?

Você sabe o que significa a palavra fornecedor?

Fornecedor é uma palavra derivada do francês fournisseur, verbo fournir, em português: fornecer, abastecer, prover. Basicamente, o fornecedor é a pessoa ou empresa que fornece mercadorias/serviços ao consumidor, que também pode ser uma pessoa ou empresa.

Os fornecedores desempenham um papel primordial na cadeia de suprimentos de uma empresa, fornecendo produtos, materiais ou serviços, necessários para que uma empresa possa operar e atender às necessidades dos clientes.

Estabelecendo uma relação com os fornecedores, as empresas devem considerar vários critérios muito importantes, entre eles a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, confiabilidade, prazo de entrega, preços competitivos, suporte pós-venda, entre outros.

Uma gestão eficiente dos fornecedores é importante para garantir o funcionamento das operações de uma empresa, incluindo a seleção dos fornecedores, negociação de contratos adequados, monitoramento contínuo do desempenho deles e a solução dos problemas que ocorrem ao longo de uma parceria comercial.

As empresas devem estar cientes dos seus deveres e direitos em relação aos fornecedores, conforme o Código de Defesa do Consumidor; isso inclui também a proteção contra práticas abusivas, o direito à informação clara e completa dos produtos ou serviços, o direito à proteção por danos causados pelos produtos/serviços defeituosos.

A relação com os fornecedores deve ser gerenciada de maneira estratégica, considerando os critérios de qualidade, prazo, confiabilidade e preços, possibilitando a satisfação dos clientes e o êxito do negócio.

Saber escolher os fornecedores é muito importante para o sucesso de sua empresa.
Produtos ou serviços de qualidade dos seus fornecedores impactam diretamente na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos seus clientes.

Afinal, como escolher bons fornecedores?

Listamos aqui algumas dicas para você considerar e fechar parcerias de sucesso.

Alinhamento de princípios

Um fator importante antes de buscar seus fornecedores, é não perder de vista o diferencial estabelecido para o seu negócio, seus ideais sempre serão considerados, até mesmo nessa escolha. Portanto, trabalhe apenas com empresas cujos princípios estejam de acordo com os seus como negócio. Assim, você enriquece o seu produto final e não cai em contradição entre o que se anuncia e o que entrega.

Identifique quais são suas necessidades

É essencial compreender antes de procurar fornecedores, quais suas necessidades específicas; por isso, liste os serviços ou produtos que necessita, padrões de qualidade, prazos de entrega e outros fatores que beneficiarão o seu negócio.

Não adianta o seu fornecedor oferecer um excelente produto e um valor razoável, mas não entregar no tempo estipulado, resultando no atraso de suas vendas e fazer o seu negócio ficar desacreditado perante seu público-alvo.

Antes de optar pelo fornecedor, responda a alguns questionamentos básicos a respeito de suas necessidades de fornecimento:

Com esses dados respondidos, é possível ter um panorama completo das necessidades que precisam ser atendidas, quais os parâmetros devem ser seguidos e que estrutura física e financeira dará suporte para a cadeia de suprimentos.

Procure os fornecedores locais

A logística dos fornecedores tem muita influência na escolha de qual o melhor para atender suas expectativas e necessidades de suprimentos para sua empresa, porque o fornecedor precisa estar apto para entregar as quantidades desejadas, no tempo adequado e com a qualidade certa, pelo menor preço, configurando o custo/benefício perfeito.

Procurar e encontrar os fornecedores locais é uma excelente maneira de estimular o desenvolvimento econômico da região onde seu empreendimento está situado, garantindo que vários fatores sejam atendidos, com a excelência desejada.

Quando essa busca local resulta em marcas que têm a capacidade de atender sua demanda de quantidade, valor e padrão de qualidade, a proximidade física provoca uma agilidade especial em todo o processo de entrega, permitindo ainda mais liberdade para o setor de compras, programar e organizar suas aquisições.

Frequente feiras do seu nicho de mercado

Negócios que estão nesses ambientes já possuem pontos positivos, por mostrarem responsabilidade e vontade de crescer, buscando interagir com outras pessoas do seu mercado.

Geralmente esses lugares são pagos, por isso, quem gasta dinheiro para estar nessas feiras são pessoas que se importam e muito, com o que fazem. As possibilidades de conhecer bons fornecedores são altíssimas.

Faça com que sua marca seja presente nesses eventos do ramo, porque além de conhecer possíveis parceiros comerciais, essas atividades projetam a imagem de sua empresa no mercado, atraindo a atenção dos fornecedores e investidores.

Verifique a confiança dos fornecedores potenciais

Pesquisando na internet, avaliando os comentários de outros clientes, verificando se possuem uma base sólida de fornecimento de qualidade e confiança. Também considere a capacidade de produção, de cumprir os prazos de entrega e localização geográfica.

Um bom relacionamento com fornecedores é essencial para que a parceria dê certo e gere bons resultados. Por isso, invista em uma relação com base na confiança e transparência. Essa atitude será importante para reduzir os riscos e perdas no seu negócio, a exemplo de entregas atrasadas ou erradas.

Dicas e sugestões são sempre bem-vindas, portanto, peça recomendações, busque referências, converse com pessoas que já trabalharam com as empresas que você pensa em contratar, pesquise e avalie o histórico das opções para conhecer se são negócios estáveis. Consulte colegas de trabalho, redes de contato e associações comerciais para obter informações a respeito dos fornecedores confiáveis. As experiências de outras pessoas são extremamente valiosas para a sua escolha.

Agindo assim, você terá mais calma e tranquilidade no momento de tomar decisões.

Para que seja possível construir essa relação saudável, é necessária uma boa avaliação e homologação de fornecedores. Conheça melhor as empresas e o estado da saúde financeira de cada uma delas, além do histórico e da reputação que possuem no mercado.

Para uma boa análise da qualidade dos serviços oferecidos

Você deve avaliar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, solicitando amostras dos produtos ou realize testes para avaliação da qualidade dos serviços. Verifique também se a empresa cumpre os requisitos das regulamentações técnicas e se está em conformidade com as questões legais.

Este é um fator indiscutível e inegociável, porque escolher os fornecedores de boa qualidade é necessário não apenas para as vendas, mas para a fidelização dos seus clientes. Consumidores insatisfeitos não compram de novo, certo?

Um produto ou serviço de qualidade duvidosa é prejudicial para a reputação da sua empresa. Antes de qualquer outra coisa, tenha certeza de que o fornecedor escolhido se encaixa neste quesito. Avalie se eles seguem padrões de qualidade, ética e sustentabilidade. Indague de seu fornecedor a respeito de todas as dúvidas que tiver, solicite verificações que os comprovem. Isso trará mais segurança e você poderá se organizar melhor.

Preços

Compare valores oferecidos pelos fornecedores, assim como os termos de pagamento, as condições e os prazos. Lembrete: encontre um equilíbrio entre qualidade e preço, nem sempre o preço é um quesito importante.

Já com relação ao preço, é importante voltar ao planejamento financeiro da sua marca e avaliá-lo. Seus fornecedores precisam oferecer um serviço viável, por valores que estejam no seu orçamento e não comprometam o preço final do seu produto.

Lembre-se de que para suas vendas, será preciso cobrir o custo de produção e acrescentar uma margem de lucro.

Flexibilidade

A flexibilidade do fornecedor é necessária quando se busca um parceiro de negócios, podendo se adaptar às alterações nas demandas do mercado, fornecendo soluções personalizadas para o sucesso de ambas as partes.

Ele precisa estar preparado e saber lidar com a demanda, quando as vendas aumentam significativamente, fornecendo serviços e produtos adicionais no prazo estipulado, aumentando a capacidade de produção e ajustando prazos de entrega.

Assim como nos momentos de crise econômica ou redução das vendas, que seja capaz de diminuir a quantidade de serviços ou produtos oferecidos, conforme a demanda reduzida, incluindo uma reavaliação dos contratos existentes ou buscando soluções para reduzir os custos.

Um fornecedor flexível é a peça-chave para assegurar a continuidade dos negócios e a capacidade de respostas às demandas do mercado, evoluindo constantemente.

Verifique a estabilidade financeira de seus fornecedores

Termos e condições de negociação: selecionados os fornecedores, entre em contato para conversar e negociar os termos e condições do fornecimento, certificando que todas as cláusulas essenciais estejam por escrito e claras, antes de firmar qualquer negócio. Tenha a garantia de que eles são capazes de manter uma relação a longo prazo e respeitar seus compromissos.

Solicite propostas e cotações

Entre em contato com os fornecedores selecionados, solicitando propostas e cotações detalhadas, certificando-se de especificar suas necessidades com clareza, para obter as informações precisas e comparáveis.

Suporte ao cliente

Considere a disponibilidade de atendimento do seu fornecedor, se apresenta um bom suporte, se as perguntas são respondidas e problemas solucionados, inclusive se dispõem de assistência técnica.

Os ótimos fornecedores são parceiros de sua marca, então busque aqueles com um processo qualificado de pós-venda, que mesmo após as entregas dos produtos ou serviços, ofereçam suporte e estejam dispostos a fazer ajustes, se necessário, como repor ou trocar produtos que estejam com a segurança comprometida, por exemplo.

Faça um acompanhamento contínuo de seu fornecedor

Uma vez escolhidos, determine um método de acompanhamento contínuo, para avaliação de seu desempenho. Verifique a qualidade dos serviços ou produtos, prazos de entrega, confiabilidade, etc. Esteja prevenido para ajustar ou procurar novos fornecedores se o processo não for o esperado.

Sugestões adicionais

Evite firmar contratos exclusivos com os fornecedores, pois, isso não proporciona a liberdade suficiente de negociação com novos parceiros.

Dependendo somente de um fornecedor, fica à disposição da qualidade e disponibilidade dos produtos oferecidos, sem nenhuma opção, mesmo que você encontre um que preencha perfeitamente tudo o que o seu negócio precisa; existem certas situações que podem acontecer inesperadamente.

Então, tenha pelo menos 2 bons fornecedores e seja sincero com os dois a respeito disso.

A base dessa parceria deve ser a confiança, clareza e honestidade, porque quanto mais sincero você for com o seu fornecedor e ele for com você, melhor para a parceria.

Separe suas demandas de pedidos e divida-as entre vários fornecedores, garantindo que o estoque e principalmente seus clientes não fiquem prejudicados, no caso de um dos parceiros deixar de cumprir seus compromissos.

Um planejamento interno é importante, antes de repassar ao fornecedor, certifique-se de que tudo esteja organizado, evitando transtornos e imprevistos, mantendo a boa reputação de sua empresa.

Fique ligado às novas tendências do mercado

Se um novo produto pode entrar em seu catálogo ou uma empresa que facilita e oferece melhores meios de pagamento, certifique-se de ter sempre as informações atualizadas para não perder parcerias, enfim, esteja sempre atento às novidades.

Pesquise os parceiros da concorrência

Uma boa sugestão para conhecer os melhores fornecedores para e-commerce ou loja física é pesquisar quem são os parceiros dos seus concorrentes. Criar uma lista de quem são esses fornecedores pode te facilitar e ajudar sobre a sua escolha.

Caso os clientes de seus concorrentes reclamem de atraso nas entregas e também de má qualidade do produto, você já estará ciente que esses fornecedores não são os melhores para ter uma parceria de negócio.

É importante manter um relacionamento transparente, buscar negociações amigáveis e estar sempre em dia com seus pagamentos. Em uma boa parceria de negócio com fornecedores, devemos cobrar muita clareza, qualidade e confiança, mas também oferecer o mesmo.

Encontrar fornecedores para a sua loja física ou virtual pode ser um processo desafiador, mas, seguindo as nossas sugestões, é possível encontrar os parceiros certos para o seu negócio, garantindo a qualidade dos seus produtos e oferecendo uma experiência positiva para os seus clientes.