As datas comemorativas são, de fato, datas bem importantes que compactuam com o nosso ano. Como consumidores, sempre tentamos manter o foco em promoções para comprarmos diversos produtos, especialmente para nossos amigos e parentes. Entretanto, como lojista / empreendedor, essa visão muda, tornando um pouco mais difícil de aplicar essas ocasiões especiais de forma atrativa para o público.
Apesar desta dificuldade ser muito normal presentemente, é possível começar a aplicar promoções e anúncios estratégicos que conseguem atrair deliberadamente o público nestas datas comemorativas, e sem precisar de nenhum social media ou agência para te ajudar.
Quer saber como? Então pegue um papel e uma caneta e continue lendo! 📋
Atalhos do conteúdo
Por que as datas comemorativas são tão importantes?
Com a criação dos calendários, tornou-se hábito comemorar algumas datas ao longo do ano, sejam aniversários, evento ou feriados nacionais focados em dados históricos e profissões.
As datas comemorativas possuem um bem cultural importante para a sociedade, que aumenta o movimento do comércio e celebrações.
Aumentando suas vendas com as datas comemorativas
Quem trabalha com comércio sabe o quanto essas datas são importantes no calendário da loja, por isso, é importante estabelecer alguns planejamentos que irão fazer todo sentido, tanto para data sazonal, quanto para a loja.
Quem trabalha com comércio sabe o quanto é importante estar por dentro das datas comemorativas durante o ano. Mas para que as estratégias de venda funcionem corretamente, o ideal é desenvolver um planejamento que considere as datas sazonais que mais fazem sentido para o negócio. A antecedência deste planejamento te ajuda a preparar mais detalhes para uma melhor estratégia, podendo ser desde divulgações até patrocínio de influenciadores.
Confira agora algumas dicas que podem te ajudar a planejar uma data sazonal perfeita!
Defina as datas que você quer realizar
É importante definir as datas que mais compactuam com o branding da sua loja, ou seja, se você tem uma loja mais despojada e mais ligada ao público jovem, Dia dos Namorados, do Amigo e do Nerd são as melhores datas para implantar uma estratégia bem legal e divertida, a fim de converter mais vendas.
Entender as necessidades do seu público-alvo também é uma forma de você determinar estratégias mais assertivas.
Tenha produtos em estoque!
Como as vendas desta época costumam aumentar, é importante ter um controle logístico do seu estoque. Essa informação da logística pode te ajudar a criar condições especiais e descontos limitados para atrair ainda mais públicos, gerando assim, um senso de urgência.
Caso você produza seus próprios produtos, não se desespere! Continue com suas logísticas, porém, sempre dependa do que já tem em mãos para aplicar estratégicas.
Você também pode criar kits temáticos com seus produtos e fica bem legal!
Conte com uma ajuda extra nestas épocas
Enquanto as vendas crescem, mais responsabilidades acabam sobrando para você, por isso, é importante ter algumas pessoas de confiança para te ajudarem na gestão de mídias, produção de conteúdos e anúncios pagos. Não precisa ser necessariamente uma agência ou alguém profissional, mas caso haja possibilidade de contratação, não hesite em correr atrás disso.
Esse aumento de vendas sazonais são diretamente ligadas aos preparativos e esforços para manter tudo nos conformes e aplicado de maneira estratégica.
Expanda a sua criatividade
Esteja sempre conforme as datas e deixe a sua imaginação fluir, assim é possível construir algo mais autêntico e dentro do seu briefing.
O calendário comercial
Agora que você já tem ideia do que fazer nas principais datas comemorativas do ano, hora de conhecê-las para começar pôr em prática tudo.
Janeiro
Para os conteúdos de Ano novo, pense em algo mais institucional, somente visando engajar nesta data e atrair muito mais clientes.
Além disso, muitas pessoas amam ser intuídas a renovar algo, sejam sentimentos ou metas, por isso, invista nisso!
7 de Janeiro (Dia do Leitor): tem uma loja focada em livros ou acessórios personalizados? Então que tal levantar este dia com um desconto esmagador e começar a lucrar um pouco mais?!
8 de Janeiro (Dia do Fotógrafo): a menos que você não seja uma loja focada em artigos para fotografia, tente investir ao menos em evidenciar este dia e lembrar os seus seguidores dos parentes que são fotógrafos.
25 de Janeiro (Aniversário de São Paulo): sendo uma capital e metrópole, pode ser uma boa maneira de agradar o público paulista. Além disso, SP é considerada as regiões mais fortes de e-commerce, então vamos começar a pensar em uma boa estratégia pra atrair os que são fiéis ao lugar que reside.
Fevereiro
Antes mesmo de começar fevereiro, sempre vemos diversas propagandas e anúncios nas redes sobre a Volta às Aulas, portanto, para quem trabalha com materiais escolares personalizados ou mochilas, essa é a hora de brilhar!
1 de Fevereiro (Dia do Publicitário): que tal lembrar daquela pessoa que tem o poder de deixar a sua campanha de marketing pegando fogo?! É sempre bom se lembrar dos detalhes, principalmente quando vamos agradar um profissional tão importante para as mídias sociais atualmente.
4 de fevereiro (Dia Mundial de Combate ao Câncer): dia de conscientizar e trazer uma certa sensibilidade para seus seguidores. Este conteúdo se mostra mais institucional, portanto, pense em algumas formas de contribuir com a causa e gerar interesse para outras pessoas também seguirem.
14 de fevereiro (Dia da Amizade e Dia de São Valentim): mesmo que não seja uma data que comemoremos por aqui, muitos famosos acabam comemorando-a, fazendo muita gente entender que esta data é especial. Nesta publicação, tente implantar estratégias diferentes para não confundir com o nosso Dia dos Namorados por aqui. Faça uma campanha diferente!
19 de fevereiro (Dia do Esportista): trabalha com moda esportiva? Então é sua hora de brilhar!
Março
Por mais que o mês de março pareça ser bem “caído”, é um dos meses mais esperados do ano, já que com ele, temos um dos maiores eventos do Brasil, o Carnaval.
Nesta época, comece a pensar em anúncios mais animados e bem chamativos, lembrando um pouco do design carnavalesco que estamos acostumados a ver. Aproveite também para despachar todos os produtos do ano passado que ainda ficaram em estoque!
08 de Março (Dia Internacional da Mulher): é uma boa oportunidade para promover itens considerados “femininos”, assim como criar alguns kits de produtos que irão chamar bastante atenção de quem estará procurando algo de valor para dar para sua mulher favorita.
15 de Março (Dia Mundial do Consumidor): apesar de ser um dia um tanto institucional, é aguardado por muitos lojistas que esperam por esta data para implantar mais condições especiais para seus produtos. Mãos à obra!
20 de Março (Início do Outono): tem lojas de roupas ou acessórios para casa?! Então chegou a hora de arregaçar as mangas e agarrar esta oportunidade! Neste dia, use e abuse das imagens!
Abril
É chegada a segunda data mais especial do e-commerce: a Páscoa!
Apesar de ser muito mais viável para quem é confeiteiro e possui um e-commerce, você pode adaptar diferentes propostas caso este não for o seu nicho, por exemplo, memes e entre outros assuntos que podem despertar o interesse de seu público.
Se manter atualizado sempre te ajuda a atrair muito mais seguidores.
28 de abril (Dia do Frete Grátis): opa, opa! Vamos fazer jus ao nome da data? Elabore condições especiais para oferecer este benefício em todo o site.
Maio
Apesar de este mês possuir o Dia das Mães, o varejo é o mais beneficiado nesta época, já que contém benefícios especiais que aumentam o seu lucro em quase 50%.
1 de Maio (Dia do Trabalho): se você possui outras pessoas trabalhando com você, hora de agradá-los com um post de agradecimento e mostrar para os seus seguidores como funciona o processo e as relações internas da empresa. Celebre a força de seu empreendimento!
25 de maio (Dia do Orgulho Nerd): se você tem uma loja um pouco mais descolada e própria para o público mais jovem, hora de trabalhar redobrado para começar a cultivar ainda mais vendas neste dia. Como muitos jovens de hoje em dia acabam gostando e alimentando muitas culturas pela internet, principalmente as nerds, acaba se tornando uma grande oportunidade de se juntar a eles dando condições especiais em itens que compactuam com o dia.
Junho
Ahh, chegou o Dia dos Namorados aqui no Brasil e é hora de colocar todo o seu afeto em jogo!
Nesta época, invista em algo mais quente, mais promissor a ser um presente para namorados(as), algo que remeta amor, paixão e que consiga demonstrar um pouco do carinho e afeto quando dado de presente.
A data é essencial para quem trabalha com itens de sex shop, cosméticos, perfumarias e joias.
28 de junho (Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+): continue celebrando o amor neste mês, e mostre para seus seguidores que você compactua com a ação de conscientização. Nesta data você pode promover uma campanha com storytellings ou até mesmo criar kits personalizados e limitados com estampas de arco-íris ou com presentinhos adicionais a cada compra.
Julho
Apesar de ser um mês aparentemente tranquilo, já que quase todos estão de férias e descansando, é importante já começar a se preparar para o mês seguinte.
13 de Julho (Dia Mundial do Rock): se você trabalha com camisetas e outros itens temáticos, então está na hora de colocar o seu gosto musical para jogo e trabalhar campanhas que podem te ajudar a lucrar muito mais!
20 de Julho (Dia Internacional da Amizade): crie kits e benefícios para incentivar seu amigo a comprar um conjunto para presentear seu colega.
26 de Julho (Dia dos Avós): as ações institucionais são uma boa pedida para sensibilizar avós e netos, bem como criar produtos personalizados para este público.
Agosto
É chegado o mês de agosto, e com ele, alguns dias muito importantes. É possível que o mês de agosto seja considerado um mês onde há um crescimento de vendas gradativo ao seu decorrer, portanto, investir em campanhas e anúncios nesse mês podem te ajudar a conseguir até mesmo vendas extras.
15 de Agosto (Dia dos Solteiros): para quem tem um empreendimento no segmento de produtos sexuais, é hora de aproveitar para celebrar a solteirice! Promova benefícios especiais e até mesmo eventos online que podem te auxiliar a conseguir ainda mais clientes e até mesmo, mais olhares de admiração para ajudar na finalização da compra.
29 de agosto (Dia do Gamer): use a mesma estratégia do Dia do Orgulho Nerd, porém, sempre com uma carta na manga e sendo diferente, único, inovador!
Setembro
Por conta do Dia do Cliente, se torna um mês onde o foco é direcionado 100% na fidelização do cliente, portanto, já comece a adaptar diferentes estratégias para este final de ano, servindo como teste e adaptando-o para, ao início do ano, começar com força total.
5 de Setembro (Dia do Irmão): celebre o dia aproveitando para dar mais opções de kits que, comprando um, você leva dois.
22 de Setembro (Início da Primavera): para quem possui loja de roupa, é hora de brilhar novamente! As datas sazonais são as melhores para estes segmentos!
Outubro
Para quem possui segmento de brinquedos, games e entre outras atrações para crianças, então arregace as mangas porque vocês terão muito trabalho a fazer neste mês.
Com o Dia das Crianças no mês de outubro, muitas mães acabam procurando facilidade no momento da compra, além de benefícios que caibam em seu bolso, portanto, não deixem de implantar estratégias que irão encher os olhos dessas mamães famintas!
15 de Outubro (Dia do Professor): nada melhor do que homenagear alguém tão importante na nossa formação, além de nossos pais, não é mesmo?!
31 de Outubro (Dia das Bruxas): aposte em decorações e campanhas temáticas que vão te ajudar a impulsionar suas vendas!
Novembro
Perdendo apenas para o Natal, o mês de novembro é o mês da Black Friday, onde todos os preços caem e você tem a facilidade de incluir diferentes estratégias para atrair muito mais consumidores. Hora de queimar o estoque! 🔥
29 de Novembro (Cyber Monday): se você trabalha com eletrônicos, games, etc., hora de queimar de vez este estoque e colocar descontos de tirar o fôlego!
Dezembro
Ah.. O Natal! Dezembro é o mês que possui mais vendas do mercado, seja e-commerce ou físico! É o mês onde começamos a pensar sobre tudo o que fizemos no ano inteiro e já começamos a nos planejar psicológica e fisicamente para voltar ao trabalho antes mesmo de tirar umas férias e curtir um pouco a família.
Dá para notar por nós mesmos, que não conseguimos passar dezembro sem presentear alguém ou ser presenteado, não é mesmo?! Mas vamos voltar ao que interessa! Confira as melhores datas nesta época que podem te ajudar a impulsionar suas vendas:
21 de Dezembro (Início do Verão): aposte no novo e faça campanhas que já promovam a sensação do Natal e a renovação do ano novo, porém, ainda dando um ar de praia, férias e descanso.
Resumo
Se você acha que as datas comemorativas são benéficas para o comércio, então você está correto!
As datas sazonais são as melhores opções para quem quer dar um up estratégico em suas vendas, além de também agradar cada vez mais o público-alvo de seu perfil. Neste artigo, você encontra algumas dicas importantes para entender como planejar uma data comemorativa, memorável para a sua loja!
Não esqueça de dar uma olhada nos outros conteúdos do nosso blog! Eles vão te ajudar a crescer ainda mais em termos de logística, marketing e organização.