Para que sua loja virtual de moda tenha sucesso, é importante que você entenda muito bem o processo de como tirar fotos de roupas para poder vender mais e melhor.
É através das boas fotos que você chama atenção para suas peças e concretiza as vendas, porque o mundo da moda é visual; você pode escolher por fotografias com modelos ou manequins, para dar uma noção do caimento das peças ou escolher por aquelas que mostram somente o produto, por exemplo.
No final, a melhor estratégia para a sua loja virtual vai depender de inúmeros fatores, como o seu público-alvo e o orçamento disponível, do quanto você está disposto a investir e das suas necessidades.
Pensando nisso, para te ajudar a garantir a receptividade da sua marca e do seu produto, separamos algumas sugestões sobre como tirar essas fotos para vendas, na sua loja virtual ou em redes sociais, como o Instagram, por exemplo.
Algumas dicas para que você tenha planejamento na hora de tirar fotos de roupas para o seu empreendimento fazer o maior sucesso.
Atalhos do conteúdo
Entender quem é o seu público-alvo
O tipo de fotografia que você quer tirar das suas roupas vai depender de suas necessidades e quem dita quais serão as suas necessidades é o seu público-alvo.
Se você quer vender roupas para um público mais conservador, por exemplo, fotos mais profissionais, bem editadas e com um bom investimento podem chamar bastante atenção.
Já se o seu público-alvo é jovem e conectado, talvez fotos mais simples, de baixo orçamento, feitas com o celular, possam cumprir o trabalho de fechar suas vendas.
Entender quem é o seu público, especialmente antes de ter um, pode ser complicado, portanto, invista seu tempo fazendo uma pesquisa de mercado.
Observe quais lojas virtuais já existem hoje que podem ser concorrentes e como elas divulgam as fotos das suas roupas, isso pode te dar vários insights que vão muito além da maneira com que você deve fotografar suas peças.
Realmente preciso de um fotógrafo profissional?
Não necessariamente, porque se você não tem experiência com fotografia, mas não se importa de mostrar seus produtos através de fotos mais simples, talvez o celular já seja o suficiente para atingir seus objetivos.
Agora, se quer uma produção mais profissional, você tem duas opções: contratar um fotógrafo ou se equipar para fotografar por conta própria.
As duas opções vão precisar de algum investimento, mas sua escolha deve ser feita com base nas suas necessidades e na sua disponibilidade de aprender uma nova habilidade.
Faça um planejamento antecipado
A organização deve ser um dos pilares de qualquer negócio, isso não seria diferente para uma marca de roupas, portanto, ao planejar a fotografia dos vestuários, monte um cronograma, considerando: quando as peças serão entregues pelo fornecedor (ou quantos dias serão necessários para fabricá-las); quando você pretende anunciá-las (caso seja uma nova coleção, por exemplo); quanto tempo leva para fotografar peças e editar as fotos para a sua loja virtual.
Assim, você tem a chance de otimizar sua rotina e programar cada passo com mais assertividade e tranquilidade.
Tenha a câmera e os acessórios necessários
Para tirar fotos de roupas com qualidade, não é preciso investir tanto dinheiro em uma câmera profissional, um smartphone com resolução a partir de 13MP já é suficiente para começar.
Caso deseje comprar uma máquina fotográfica, é indicado que ela seja DSLR (câmera com um sistema mecânico de espelhos), tenha uma abertura (entrada para luz) acima de f/11 e um ISO (sensor de luz) entre 600 e 640.
E com relação aos acessórios, é recomendado ter um tripé para dar mais estabilidade aos disparos;
um rolo de papel contínuo ou tecido branco para compor o plano de fundo básico; uma ou duas softboxes, um tipo de dispositivo fotográfico de iluminação, utilizado para melhor difundir a luz.
Pense sobre o suporte para exposição das peças e sobre o fundo para as fotos de roupas
Agora que você já tem um público-alvo bem definido, deve estabelecer como serão as fotos do seu produto: as roupas estarão vestidas em um manequim ou modelo, ou estarão soltas, penduradas em um cabide ou estendidas em alguma superfície?
Confira a seguir os principais estilos de fotos para escolher a que você acha mais apropriada para sua loja virtual:
Manequim
Utilizar o manequim vai te proporcionar autonomia, já que você não vai precisar marcar com um modelo, além de mostrar o caimento da roupa no corpo.
Um manequim (ou até mesmo um busto) pode ser ideal para você que não quer depender de outras pessoas para fotografar os looks da sua loja virtual, afinal, esse tipo de suporte está sempre disponível e tem apenas o custo inicial.
Cabide
Neste caso, bem como no manequim, você não depende de modelos para expor as peças do seu e-commerce, porque, para tirar fotos de roupas no cabide, você precisa apenas desse apoio, que pode ser personalizado com o logo da sua marca, por exemplo.
Entretanto, vale ressaltar que imagens em cabides tendem a serem menos pessoais aos olhos do público-alvo, pois não reproduzem o formato de um corpo humano.
Tapete
Para fotografar peças no tapete, é necessário investir em pelegos e/ou tapeçarias de cores neutras e em acessórios (como flores e vasos, por exemplo) para compor a fotografia; assim como o cabide, o tapete tem a característica de ser impessoal.
Modelo
Contratar um modelo para fotografar com suas roupas é uma forma de trazer dinamismo e naturalidade às suas fotos. Além disso, o uso do modelo é uma forma de gerar identificação com o seu público-alvo, especialmente se você já o tem muito bem definido.
As desvantagens estão no fato de ser um tipo de fotografia que envolve mais técnica e esforço. E você estará sempre dependente de outras pessoas para fotografar seus produtos; por fim, ter um(a) modelo para tirar fotos de roupas é a escolha que gera maior identificação entre uma marca e o público-alvo, por ver o caimento das peças em um corpo humano transmite mais segurança na hora de fechar uma compra.
Se você não quiser investir na contratação de um (a) modelo profissional, busque por familiares, amigos ou conhecidos que tenham perfis e idades similares às suas personas e convide-os para uma sessão de fotos.
Para agradecê-los pela disposição, você pode acertar um cachê que caiba no seu bolso ou presenteá-los com peças da sua marca.
Padronize o ambiente das fotos
O ambiente das fotografias de roupas pode ter um formato neutro ou um cenário personalizado, como em uma fazenda, se você vender roupas country, por exemplo.
Além disso, é importante considerar a padronização dos ambientes das fotos, para que, ao publicar as imagens no seu site de vendas, não se crie uma poluição visual.
Garanta uma boa iluminação
Ao tirar fotos de roupas, é fundamental ter uma iluminação que não interfira nas cores das peças. Para isso, as opções são: luz natural (de uma janela ou em um ambiente externo) e softboxes. O flash da câmera ou do smartphone deve ser evitado ao máximo, pois deixam a imagem com um aspecto artificial.
Para não criar sombras, você deve posicionar o suporte para roupas ou o modelo a 50 cm do fundo (caso você esteja usando um estande); e estes, em um ângulo de 45 graus em relação às softboxes ou à fonte de luz.
Contudo, se você fotografar em um tapete, o indicado é instalar duas softboxes (uma de cada lado da peça).
Com esses cuidados, a iluminação se torna muito mais uniforme e as fotos bem mais naturais.
É essencial que, ao fotografar as roupas da sua loja virtual, você também dê atenção aos ângulos e detalhes das peças, como botões, cós, estampas, etc.
Neste caso, você deve manter a câmera sempre em frente ao produto e mudar apenas a posição do manequim ou modelo, isso ajudará a conservar o padrão de posicionamento das imagens.
Não utilize o zoom com frequência, ele pode interferir na qualidade da foto. E não se esqueça de, antes de realizar a sessão de fotos, passar as peças se estiverem amarrotadas e conferir se todas as costuras e acabamentos estão bem feitos; a atenção aos pequenos detalhes é muito importante.
Capriche na edição das fotos
Após tirar fotos das roupas da sua marca, é importante verificá-las em relação à fidelidade das cores e texturas. Se necessário, utilize um editor para que as fotos fiquem o mais próximo do real, evitando frustrações por parte do cliente e, por consequência, uma logística reversa.
Lembre-se de recortá-las no mesmo formato, para, mais uma vez, manter um parâmetro estético e documentar os passos da edição de imagens, porque, assim, você ou qualquer pessoa da sua equipe poderá aplicá-los bem, respeitando as diretrizes.
Ferramentas gratuitas de edição de fotos para loja virtual
Após conferir as principais dicas de como tirar fotos de roupas para vender, separamos três editores de imagens gratuitos para você dar um ajuste final no seu material:
Como vimos durante o texto, muitas vezes pode ser necessário fazer um ou outro ajuste de pós-produção nas fotos para que elas sejam realistas e retratem a peça de roupa que você quer vender com fidelidade.
Existem diversos aplicativos e softwares pagos e gratuitos que podem te ajudar nesse processo.
Confira:
Adobe Photoshop Express
O Adobe Photoshop Express fornece diversas ferramentas que estão disponíveis na versão para computador, só que de maneira mais prática, fácil e rápida.
O lado ruim é que muitos dos filtros disponíveis são bloqueados somente para assinantes.
Com o Adobe Photoshop Express você pode retocar as imagens com um toque profissional, nivelando brilho, contraste, etc. A ferramenta está disponível para download em sistemas Android e iOS.
Pixlr
Assim como o Adobe Photoshop Express, o Pixlr é uma ótima ferramenta de edição de fotos no celular. É especialmente útil para pessoas que não têm experiência com edição de imagens e querem um sistema intuitivo e fácil de usar.
O Pixlr é ideal para usuários que precisam de um serviço avançado, mas que não têm acesso aos recursos pagos.
Com a ferramenta você pode criar máscaras, que são formas de aplicar efeitos só na imagem em primeiro plano na foto, deixando o fundo com um aspecto (cor, outra imagem) diferente. O app está disponível para download em sistemas Android e iOS.
Canva
O Canva é um editor que permite criar peças gráficas para diversas mídias. Com o recurso, você pode produzir imagens personalizadas para sites, banners para divulgar promoções em sua loja virtual, entre várias opções.
Gimp
O GIMP é a opção grátis para computadores mais profissional que você pode encontrar. Ele não fica muito atrás do photoshop no quesito ferramentas e é uma ótima opção para aqueles que têm um orçamento menor.
Como tirar fotos de roupas para vender no Instagram
No que diz respeito às fotos nas suas redes sociais, a etapa de planejamento é essencial, considerando os melhores horários para publicar seus produtos.
Para isso, verifique a aba Insights do seu Instagram comercial. Nela, você encontrará informações sobre os dias e períodos com maior tráfego, além de dados sobre o seu público-alvo.
Por fim, algumas outras dicas para fotos de roupas específicas para essa rede social são:
– Atente-se ao enquadramento das fotos para que elas fiquem boas no feed;
– Mantenha um padrão estético e uma identidade visual organizada entre as fotos;
– Explore os diferentes ângulos de cada peça para postar em formato carrossel;
– Mostre de perto os detalhes das peças que podem chamar a atenção do cliente;
– Use a abuse da sua criatividade, uma vez que o Instagram permite essa comunicação mais próxima do usuário.
Conclusão
Hoje aprendemos como tirar fotos de roupas para vender em sua loja virtual, sendo que você não necessariamente precisa contratar um profissional para realizar as fotos.
Por isso, recapitulando, você deve preparar bem o ambiente, tomar cuidado com a iluminação e, se necessário, adquirir equipamentos e investir na pós-produção.
Mas lembre-se: antes de tudo isso você deve pensar em qual tipo de fotografia vai ser mais atrativo para o seu público-alvo. Pode ser que modelos e manequins se traduzam em mais vendas, ou pode ser que fotos mais simples façam a mesma coisa.
Tudo vai depender da marca que você está construindo, público que está querendo atingir e aonde quer chegar com seu empreendimento.
Esperamos que estas dicas tenham te ajudado nas suas principais dúvidas sobre como tirar fotos de roupas. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, por isso, não tenha medo de testar diferentes formatos, certo?
Boas vendas e sucesso!!