Você já pensou na possibilidade de manter os preços de seus produtos inalterados, em vez de ficar oferecendo inúmeras promoções irresistíveis, que podem prejudicar os lucros de sua empresa? Porque investir em brindes para fidelizar seus clientes pode ser uma alternativa mais viável; eles conseguem contribuir para o aumento de suas vendas, atraindo novos consumidores e elevando a visibilidade do seu negócio.
Além disso, são uma excelente maneira de neutralizar a concorrência. Agora, por que é tão importante distribuir brindes aos clientes? Essa estratégia de marketing é eficaz para construir relacionamentos duradouros e fidelizar os consumidores, porque, ao receber um presente, as pessoas geralmente se sentem agradecidas e bem satisfeitas.
Adotando essa abordagem, sua marca fornece uma experiência de compra positiva, resultando em recomendações para outras pessoas e ampliando suas chances de concretizar vendas.
Os brindes são oferecidos como um gesto de agradecimento pela preferência, seja após uma compra de determinado valor, em datas comemorativas ou até mesmo em eventos especiais.
Essa prática pode servir como um diferencial competitivo valiosíssimo, em um mercado repleto de ótimas opções e a vantagem de receber uma lembrancinha pode fazer toda a diferença na decisão de compra do cliente.
Oferecer esses brindes aos clientes gera engajamento e publicações nas redes sociais; quando as pessoas ficam felizes com o presente que receberam, é comum compartilharem essa experiência em suas redes, marcando sua loja e possibilitando uma divulgação repleta de vantagens.
Muito importante, também, é a personalização dos seus brindes, sendo essencial que esses objetos carreguem um pouco da identidade de sua marca; isso pode ser realizado através de um logotipo ou imagem, uma vez que a comunicação visual desempenha um papel fundamental no marketing.
Sem uma característica que claramente associe o brinde à sua marca, o propósito da campanha será dificilmente atingido; oferecer algo ao cliente não é o bastante, é necessário criar um vínculo genuíno.
Por isso, é essencial garantir que a sua empresa seja facilmente lembrada: utilize imagens, nomes ou logotipos que identificam a marca e o estilo do negócio. E não subestime o potencial da tecnologia, na personalização dos brindes, porque grandes fornecedores conseguem incorporar as características de sua marca, numa variedade de produtos.
Fidelizar clientes é essencial para expandir e atingir o público, de maneira eficaz. Os brindes de qualidade podem fortalecer a identidade da sua empresa e torná-la ainda mais reconhecível.
Atalhos do conteúdo
As razões para fidelizar seus clientes
Clientes fiéis permanecem por mais tempo, preferindo os fornecedores confiáveis, só trocando se houver um motivo bem convincente. A confiança é a base da fidelidade, por isso, é essencial entender as expectativas dos clientes para se manterem à frente no mercado.
Os clientes fiéis realizam as compras com mais frequência e concentram seus gastos em fornecedores selecionados, por isso, influenciam na seleção de novos produtos, tornando-os parte ativa do direcionamento de seu negócio.
Outro fator importante é que esses clientes solicitam menos suporte, por estarem familiarizados com o seu serviço e são capazes de resolver problemas por conta própria, economizando recursos e tempo de sua equipe de suporte.
Seus clientes também não costumam comparar seus preços tão minuciosamente com a concorrência, eles já confiam plenamente em sua marca; além de atuarem como embaixadores de seu negócio, compartilhando experiências positivas e indicando aos amigos e familiares. Esse tipo de marketing boca a boca é extremamente eficaz.
Por fim, estão sempre dispostos a colaborar e fornecer insights valiosos, ajudando na melhoria dos serviços de sua empresa. Sendo assim, são uma ótima ideia os presentes para eles, não esquecendo de que, para garantir a visibilidade do seu negócio, personalize-os com o nome da sua empresa e o logotipo.
Como encontrar opções econômicas de brindes para fidelizar seus clientes
Atualmente, com os avanços tecnológicos e as tendências em constante evolução, as empresas que oferecem brindes estão ampliando sua gama de produtos para atender às demandas do mercado, pois, cada campanha possui um propósito específico. Assim, há espaço, tanto para os presentes mais sofisticados, quanto para os mais acessíveis.
Antes de determinar quais itens serão incluídos em sua estratégia de marketing e distribuição ao público-alvo, é importante destacar que os produtos também devem ser práticos. Geralmente, as empresas optam por adquirir em grande quantidade para personalizar posteriormente.
Esse investimento se mostra vantajoso, visto que, o brinde encanta o consumidor e serve como um meio de atraí-lo, conquistá-lo e difundir a marca. Por isso, não é difícil encontrar presentes de baixo custo para fidelizar os clientes; basta valorizar a utilidade do presente e considerar como o cliente poderá utilizá-lo. As opções mais eficazes são aquelas que passarão a fazer parte do cotidiano da pessoa, de maneira positiva.
Ideias de brindes para encantar seus clientes
Chegou o momento de explorar uma lista repleta de sugestões de brindes para seus clientes. Lembramos que nem todas as opções são universais para todos os tipos de negócios; portanto, utilize as ideias como fonte de inspiração para selecionar o mimo perfeito para sua empresa, considerando a realidade e o nicho de mercado em que está inserido.
1) Caneca personalizada: quem não adora uma caneca nova para desfrutar um cafezinho ou um chá? Ao oferecer uma caneca personalizadacomo brinde em sua empresa, você garante a presença de sua marca em diversos momentos; canecas podem ser facilmente personalizadas com o logotipo da sua empresa e a paleta de cores. Outra grande vantagem das canecas, é a redução de copos adicionais, tornando-se uma excelente escolha para as marcas preocupadas com a sustentabilidade;
2) Pop socket: um acessório para celular que serve como suporte para os dedos, fixado na parte traseira do aparelho; além de agradar a todos, é um produto extremamente útil;
3) Caneta personalizada: as canetas como brindes, são utilizadas por diversos tipos de empresas, pela sua praticidade e usadas em diversas ocasiões, porque mesmo com a facilidade do celular nas anotações, ter uma caneta ainda é um item indispensável para muitas pessoas; por isso, é uma boa oportunidade para elevar a visibilidade de sua empresa;
4) Cadernos e blocos de anotações personalizados: opções práticas, criativas e acessíveis de mimos para os clientes, podendo ser usados em viagens, reuniões de trabalho e em casa. Aproveite a capa e adicione o logotipo de sua empresa e alguma mensagem motivacional, intensificando o impacto positivo do brinde na vida dos clientes;
5) Power bank: com os avanços tecnológicos, os smartphones e tablets, onde as pessoas estão sempre conectadas, são verdadeiros assistentes pessoais, utilizados para controle financeiro, comunicação, organização, etc. Assim, o power bank ou carregador portátil, é um presente muito barato e extremamente útil no dia a dia para seu público-alvo;
6) Chaveiro personalizado: um item bem útil que pode ser acoplado nas mochilas, chaves ou bolsas; não exige grandes investimentos para serem produzidos; portanto, é uma ótima sugestão de brinde, além de garantir a visibilidade do seu negócio;
7) Aromatizadores: para empresas ou eventos, a última tendência para brindes, são os aromatizantes, por ser um presente que emana sofisticação; claro que é impossível contentar a todos os gostos, por um aroma que pode agradar a um cliente, desagradar a outro. Neste caso, a sugestão é escolher fragrâncias mais suaves, como as cítricas;
8) Ecobag: para as empresas que possuem uma imagem consciente e sustentável, a ecobag é uma excelente opção de brinde para os clientes, uma vez que são confeccionadas com materiais ecológicos, ajudando a reduzir a utilização de sacos plásticos. São úteis e práticas, para transportar compras, livros, etc., podendo ser personalizadas para promover a visibilidade de sua marca. Entretanto, é importante ter muito cuidado para não sobrecarregar o design da ecobag, a ideia é inserir uma frase ou desenho em destaque, colocando o nome de sua empresa em segundo plano;
9) Agenda: ao optar por oferecer este item como brinde, você garante presença nos mais variados momentos da vida dos seus clientes. As agendas podem ser totalmente personalizadas, sendo válido explorar a criatividade e incluir frases que remetam à sua marca na capa, e até mesmo inserir o logotipo nas páginas;
10) Pingente personalizado: receber um pingente é um presente extraordinário! O usuário pode incorporar este adorno em seus acessórios pessoais, como colares, pulseiras ou tornozelos, por exemplo. Uma variedade de formatos e desenhos atendem aos gostos de homens e mulheres, de todas as idades. Existem corações, flores, bailarinas, bichinhos, bem como blocos neutros para personalização, entre outros. Ou seja, a escolha do modelo ideal será conforme o seu nicho de mercado;
11) Squeeze: para as empresas que desejam associar sua marca a um estilo de vida saudável, oferecer garrafas squeeze personalizadas como presentes para seus clientes, é uma excelente escolha. Se você possui uma loja de suplementos, por exemplo, oferecer esse brinde nas compras acima de determinado valor, pode ser uma estratégia perfeita! Ao inserir o logotipo de sua empresa, você possibilita que sua marca esteja presente enquanto o cliente a utiliza, seja em casa, na academia ou no trabalho;
12) Bonés: os bonés são mimos oferecidos aos seus clientes, personalizados com slogan e logotipo de sua marca; no entanto, ao presentear com bonés, é fundamental verificar se o seu público-alvo utiliza o acessório, sendo necessário considerar que o custo de produção tende a ser um pouco elevado, portanto, é importante avaliar se o investimento é justificado;
13) Marcadores de páginas: se você comercializa livros, oferecer marcadores de página como brindes é praticamente obrigatório. Aproveite a oportunidade para criar marcadores de página personalizados para sua empresa, dessa forma, as pessoas terão fácil acesso às informações sobre o seu negócio, na palma da mão;
14) Acessórios para pets: com a variedade de pet shops online e para ter um grande destaque em meio aos concorrentes, a melhor estratégia de mimos, são itens bem simples para animais de estimação. Invista em bandanas, petiscos, coleiras, etc. Assim, sua empresa mostra aos tutores dos animais, sua verdadeira preocupação em agradar os pets;
15) Miniaturas: você pode presentear sua clientela com as miniaturas de seus produtos. Independentemente da sua empresa, uma excelente alternativa é produzir miniaturas dos itens para distribuir como brindes aos seus clientes. Dessa maneira, eles terão a oportunidade de experimentar mais produtos de sua loja e, caso gostem, podem optar por adquirir o produto em tamanho regular;
16) Balas: os kits de balas são acessíveis e geralmente agradam bastante aos clientes, além de agradar ao paladar, são lembranças que podem ser totalmente personalizadas. Uma dica é apresentá-las em uma embalagem encantadora ou numa caixinha com o logotipo da empresa;
17) Toalhas: de banho, mesa ou rosto,é um presente versátil e útil, o importante é personalizá-la com as características de sua marca; esta sugestão é muito apreciada entre os praticantes de atividades físicas, onde nas suas bolsas ou mochilas, tem sempre um conjunto de toalhas;
18) Suporte para bebidas: principalmente ao visar o público do ambiente corporativo, um mimo econômico e sem dúvida, bastante prático, é um suporte para bebidas. Eles podem ser personalizados e estão disponíveis em uma variedade de cores e modelos;
19) Balde de pipoca: existem pessoas que não apreciam, mas a maioria adora pipoca. O pote de pipoca é um presente que agrada clientes de todas as idades e sua produção tem um custo muito baixo, se comparado aos outros tipos de brindes;
20) Carteiras: as carteiras são objetos que podem ser usados por homens e mulheres, embora sejam muito úteis, poucas marcas presenteiam seus clientes com esse item. Se você pretende se destacar da concorrência e criar um brinde inovador, inicie por ela, caprichando no design simples e elegante;
21) Almofadas para pescoço: as empresas distribuem esse item tão necessário como brinde, entretanto, o que o público verdadeiramente mais aprecia é a almofada para ser colocada no pescoço, porque essa mudança no formato do objeto, já o deixa muito mais atraente para o cliente, por ser perfeita para as viagens.
Esperamos que este conteúdo tenha inspirado você a escolher o brinde perfeito.
Lembre-se de considerar o perfil do seu público, a utilidade do brinde e o retorno que o investimento pode possibilitar para a sua marca.
Então, pronto para presentear seus clientes?